• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Evangélico

21.05.2017 | 15:04

 Compartilhe:

Inaugurada a reforma e ampliação do templo da 1ª Igreja Batista, iniciada há cinco anos

Dia 20 de Maio, na Rua Pastor Onésimo Nascimento

Antonio Galdino - texto e fotos

1ª Igreja Batista inaugura reforma e ampliação do templo, iniciada há cinco anos

Foto: Antonio Galdino
Novo templo da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso

Novo templo da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso

Culto em Ação de Graças foi realizado na noite do sábado, dia 20 de Maio, pela reforma e ampliação das instalações da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso, uma das pioneiras do município, cujos trabalhos iniciais foram iniciados ainda no ano de 1949 e a instalação da Igreja em 1952, há 65 anos.

Foto: Antonio Galdino
Coral Emanuel

Coral Emanuel

 

Os trabalhos da noite festiva foram dirigidos pelo Pastor Fernando César Agra que assumiu os trabalhos desta igreja há seis anos
Ele veio de Salvador-BA e logo que chegou já começou a pensar num projeto de ampliação da igreja. Pensou, saiu em busca de apoios e meses depois já começava o trabalho. Foram longos cinco anos até que fosse concluído.

E a pequena igreja dos idos de 1950 ganhou uma nova forma, cresceu para o alto e para os lados, viu nascer dentro de suas paredes, grandes galerias para acomodar bem todos os seus membros e visitantes, novas salas para estudo, um novo batistério e a nave principal, agora no formato horizontal, aproxima mais as pessoas.

Foto: Antonio Galdino
Galerias da nova 1ª Batista de Paulo Afonso

Galerias da nova 1ª Batista de Paulo Afonso

Foto: Antonio Galdino
Plataforma, púlpito, nave e galerias da nova 1ª IBPA

Plataforma, púlpito, nave e galerias da nova 1ª IBPA

 Depoimentos do pastor e de vários membros, mostrados em um vídeo, deram a dimensão do trabalho realizado e a incansável luta, por cinco longos anos, para realizá-lo. Agora um novo templo se ergueu na transversal da Rua Riachuelo e Rua Pastor Onésimo Nascimento como vai se chamar a Travessa Imperial por proposta do Projeto de Lei Nº30, de autoria do vereador Jean Roubert à Câmara Municipal de Paulo Afonso.

A entrega das novas instalações à comunidade de Paulo Afonso foi um momento ímpar em um culto onde a emoção esteve presente em todos os momentos, nos hinos congregacionais, do Grupo de Louvor, do Coral, nas orações, nas mensagens dos pastores e em todos os momentos se ressaltava “a presença de Deus neste lugar”.

Foto: Arq. Folha Sertaneja
Embaixadores do Rei, no começo da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso

Embaixadores do Rei, no começo da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso

Foto: Antonio Galdino
Bancada de pioneiros - Da esq: Ângela, Nery, Jair, Odete e Iracy.

Bancada de pioneiros - Da esq: Ângela, Nery, Jair, Odete e Iracy.

 Vários pastores da região estiveram nesse Culto em Ação de Graças onde também estavam pioneiros desta Igreja como Odete Nunes e o esposo Jair. (Odete é filha João Nunes de Oliveira, e em sua casa começou o trabalho batista em Paulo Afonso, em 1949) Zilda, Iracy, Prof. Nery que era criança na Igreja Batista Sião em Salvador quando a 1ª IBPA foi criada pelo Pastor Valdívio (VEJA texto do Prof. Nery neste site). Eu, que fui Embaixador do Rei naquela igreja, ao lado de Egídio, o hoje Pastor Valter Sales, Paurílio Barbosa, o saudoso Euclides Batista também me alegrei com esse novo templo da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso.(Antônio Galdino da Silva)

1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – um pouco de sua história que começou em 1949

Foto: Arq. Folha Sertaneja
1ª Igreja Batista de Paulo Afonso em 1952, data da sua criação

1ª Igreja Batista de Paulo Afonso em 1952, data da sua criação

 “O trabalho batista em Paulo Afonso começou em 13/12/1949, iniciado pela Igreja Batista Sião, de Salvador, na humilde casa da irmão João Nunes de Oliveira, a primeira Congregação Batista de Paulo Afonso. A Igreja Sião era pastoreada pelo Pastor Valdívio de Oliveira Coelho que era também oficial da Polícia Militar da Bahia”, registram os anais da Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso.

Também a história desta igreja pioneira registra: “A passagem de Congregação a Igreja, quando passou a se chamar 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso, aconteceu no dia 27 de Janeiro de 1952, com a presença dos pastores Valdívio Coelho, Antônio Abílio de Carvalho, Alberto Sales Nascimento, Antônio Rodrigues Lopes, diáconos e representantes de outras igrejas já instaladas em Paulo Afonso”.

A ata de fundação da PIB/PA registra o nome dos seus 33 fundadores que foram: João Nunes de Oliveira, Maria de Lourdes Nunes, Orestes Nunes, Odete Nunes, Heleno Silva, Maria Helena, Jssé Nogueira, Gabriel Ferreira, Isabel Ferreira, Olívia Varela, Joana Rodrigues, Socorro Varela, José Rodrigues, Manoel Rodrigues, Antônio Carlos, Tertuliano Lisboa, Ivanildo Guedes, Amaro Mendes, Antônio Rozendo, Maria Mendes, Antônio Ferreira, Dorotéia Silva, Antônia Remígio, Doralice Remígio, Luiza Pereira, Edite Heleno, Áurea Lima, Olegário Lira, Vantuir Nogueira, Júlio Mendes, Odon Bezerra e João Cartonilho.
O Pastor Epaminondas Borges da Silva dirigiu a segunda reunião do grupo.

Foto: Arq. Folha Sertaneja
Pastor Onésimo Nascimento

Pastor Onésimo Nascimento

Foto: Antonio Galdino
Pastor Fernando César O`Agra

Pastor Fernando César O`Agra

 Desde a sua fundação o seu tempo era o mesmo, localizado na Rua Riachuelo, Centro, Paulo Afonso-BA. (cf. De Forquilha a Paulo Afonso- Histórias e Memórias de Pioneiros, Ed. Fonte Viva/2014).

Um dos pastores mais marcantes na história desta igreja foi Onésimo Nascimento que atuou ativa e incansavelmente tanto na organização da PIB em seus primeiros anos de vida como nas ações sociais da comunidade carente da época, ajudando, dentre outras coisas, na criação e vida do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso, criado em 13 de Abril de 1958 para dar sustentação à Escola Evangélica Antônio Balbino, criada pelo professor Gilberto Gomes de Oliveira e João Cartonilho, em 1955, para atender às crianças carentes do então Distrito de Paulo Afonso, na Vila Poty.
O Pastor Onésimo dirigiu a 1ª Igreja Batista entre os anos de 1956 e 1961.
O Pastor Fernando César O`Ágra pastoreia esta igreja há seis anos.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.