• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Turismo

30.01.2013 | 02:18

 Compartilhe:

Secretário de Turismo de Paulo Afonso reúne-se com o trade. Turismo de Aventura na pauta.

Secretário de Turismo de Paulo Afonso reúne-se com o trade. Turismo de Aventura na pauta.

Da Redação

PMPA
PMPA

Jacques Fernandes, Secretário de Turismo de Paulo Afonso

 

Dia 24 de janeiro, o Secretário de Turismo, Jacques Fernandes reuniu grande parte dos representantes do Trade Paulo Afonso para lançar a proposta do novo Núcleo de Atendimento ao Turista (NAT).

Foi explicado sobre a busca regulamentação da ação dos Guias no atendimento ao Turista. “Recebemos denúncias dos participantes do Trade que os Guias estavam agenciando dentro do ambiente do NAT, e isso não é permitido, pois caracteriza concorrência ilegal com as agências de Turismo. Cada um tem que cumprir seu papel corretamente. A circular foi uma medida sanativa para estancar o eixo de irregularidades nesta prática. Com isso, lançaremos o Plano de Normatização do Trade que irá contemplar o papel de cada um: agências, guias, aparelhos, empresários e poder público. Estamos aqui para organizar e atuar, e não para permitir que continue a bagunça” afirmou Jacques, que obteve o apoio de todos do Trade.

Agora, o novo Núcleo de Atendimento, passa a ser gerenciado pela Secretaria de Turismo, que encaminhará os Turistas para roteirização junto aos guias. O secretário ressalta: “sabemos que toda mudança gera impacto, por isso tanta repercussão, porém, mudança para legalizar e normatizar, não é mudança ruim e Paulo Afonso anseia a tempos por isso”.

 

Com a nova proposta, todos os empresários do Trade poderão participar do Núcleo de Atendimento, mostrando seus serviços e obedecendo a caracterização de cada um.

Um dos pontos destacado pelo secretário Jaques Fernandes foi o apoio e a interação da Secretaria de Turismo com os Conselhos e instituições que atuam com o turismo em Paulo Afonso.

Desde o final do ano de 2010 que Paulo Afonso recebeu um diagnóstico feito pela Fundação Getúlio Vargas, a serviço do Ministério do Turismo, que pontuou a situação do turismo no município. Por conta desse diagnóstico o Conselho Municipal de Turismo foi fortalecido, a nível de Ministério do Turismo com a criação de programa de treinamento para o Grupo Gestor de Turismo, grupo formado por profissionais do trade e técnicos do turismo da Prefeitura e que funciona como uma câmara técnica de apoio ao Conselho Municipal de Turismo. Vários módulos desse treinamento já foram realizados em Paulo Afonso por técnico pagos pelo MTur.

Também por conta desse diagnóstico, o Ministério do Turismo colocou o município de Paulo Afonso entre os 115 destinos turísticos do Brasil.

 

O município de Paulo Afonso é um dos poucos do interior do Brasil que sedia um Conselho Regional de Turismo, um Conselho Municipal de Turismo e um Grupo Gestor de Turismo.

Nos últimos anos, especialmente em 2011 e 2012, foram treinadas mais de 1.100 pessoas através de convênios firmados entre a Prefeitura e o Senac, na área da gastronomia e cursos voltados para a rede hoteleira, como recepcionista de meios de hospedagem e camareira. Outros cursos, consolidados em parcerias com a Uneb e Sebrae, treinaram muitos nas áreas de turismo de aventura e turismo náutico.

Muito oportuna assim a iniciativa do novo secretário de turismo de apoiar a retomada imediata dos projetos para turismo de aventura em Paulo Afonso. “Antes, vendia-se o a imagem do turismo de aventura em Paulo Afonso, porém o turista chegava aqui e não tinha o serviço. Para poder oferecer o produto, vamos primeiro organizar as empresas locais que possam ofertar, dentro dos padrões, o turismo de aventura, e já temos em Paulo Afonso a Equipe Rota Vertical, que será base para o alinhamento da retomada da venda do produto Turismo de Aventura.”

A equipe da Rota Vertical apresentou sua estrutura e projetos para aplicação do turismo de aventura em escala comercial, ao turista.

Ao encontro compareceram os guias da Agturb, agentes de viagem da Trilha Turismo, Cabraltur, Paulo Afonso Turismo, hotéis San Marino, Porthal da Ilha, Executive, Restaurante da Carioca e Spartacus, Conselho Regional e Conselho Municipal de Turismo, Sebrae, equipe da Rota Vertical, dentre outros segmentos do turismo em Paulo Afonso.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.