• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Turismo

26.03.2014 | 23:37

 Compartilhe:

Famtour em Paulo Afonso tem início nesta quinta-feira (27)

Agências e Operadoras de Turismo da Bahia participam do FAMTOUR em Paulo Afonso

ASCOM/PMPA - ASCOM/BAHIATURSA

Arq. jornal Folha Sertaneja
Catamarã no Cânion de Paulo Afonso

Catamarã no Cânion de Paulo Afonso

 Nesta quinta-feira (27) tem início o Famtour em Paulo Afonso. O evento, que tem como objetivo estimular o fluxo turístico no próprio estado, reúne operadores e agentes de viagens de várias zonas turísticas e se estende até o dia 30. Esta é a segunda edição do projeto Viaje Por Um Mundo Chamado Bahia, que este ano contempla os Cânions do São Francisco e está sendo realizado pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa, com o apoio do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia - Sindetur e prefeituras do interior.

O projeto possibilita o intercâmbio entre profissionais das mais diferentes zonas turísticas, que vão conhecer a cultura, a gastronomia e os atrativos e vender seus destinos. Região rica em recursos hídricos, paredões de rocha e cachoeiras, os Cânions do São Francisco oferecem um roteiro inesquecível para os mais diferentes perfis de visitantes, do ecoturista ao turista de aventura, a partir de Paulo Afonso.

A programação inclui um Encontro para Negócios, promovendo a reunião entre empresas compradoras e fornecedoras, incentivando a comercialização de roteiros e produtos entre operadoras e agências de viagem local e em seguida uma visitação dos principais roteiros e atrativos comercializados. A ação promoverá identificação e captação de novos fornecedores, compradores e parceiros; oportunidades de realização rápida de negócios; conhecimento de mercados potenciais; abertura de novos mercados e busca de novas parcerias.

"Sediar este evento é uma grande satisfação, porque teremos a oportunidade de mostrar nossos atrativos turísticos a operadoras e agências de todo o Estado, gerando visibilidade ao nosso município e assim, o aumento do número de turistas", frisou o secretário Municipal de Turismo, Luiz Carlos Carvalho. O evento conta com o apoio do Sindetur-Ba, Sebrae, Câmara Técnica Regional, Prefeitura de Paulo Afonso e o trade local.

foto: Antônio Galdino
cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso

cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso

 As agências e operadoras que estarão participando até o momento são: Bioma Ecotur (Caminhos do Oeste); Venturas & Aventuras (Chapada Diamantina); Órbita Turismo e Expedições Ltda (Costa do Cacau); Vale Turismo/Opção Turismo (Vale do São Francisco); Shalom Viagens e Turismo Ltda (Baía de Todos os Santos); Aquarela Tour (Baía de Todos os Santos); Vitofaptur Turismo Ltda -(Baía de Todos os Santos); Erê Viagens e Turismo (Caminhos do Sertão); Nas Alturas Viagens e Turismo Ltda (Chapada Diamantina), além de jornalistas convidados dos jornais O Tempo e Pampulha (Minas Gerais) e a Assessoria de Comunicação da Bahiatursa.

O PROJETO - "O projeto Viaje por um Mundo Chamado Bahia teve uma primeira edição no ano passado, na Costa do Cacau, que foi muito bem avaliada", afirma o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero. Ele destaca que é importante promover o turismo do Estado, nacional e internacionalmente, mas lembra que "existe um público consumidor na Bahia que pode garantir o fluxo pelas diversas zonas do estado o ano inteiro; nada mais natural, portanto, que os destinos sejam vendidos no próprio estado, no sentido de superar o que todo mundo chama de baixa estação", completa.

"Diante do crescimento do padrão de consumo da classe C, é importante que a gente coloque no horizonte dessas pessoas a perspectiva de viajar pelo estado", afirma Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa: "Nós queremos que esse público passe a conhecer a Bahia como um todo. Não apenas os destinos já consolidados, como Praia do Forte, Porto Seguro, Morro de São Paulo. É importante que a gente apresente os outros olhares sobre esses outros produtos".

O ROTEIRO - Logo após a rodada de negócios, que acontece no auditório do Hotel Belvedere, os participantes do famtour visitam a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), um dos maiores parques energéticos da América Latina, onde passa o famoso Rio São Francisco, mais conhecido como "Velho Chico" ; conhecem o processo de geração de energia, subestações elevadas e uma das maiores cavernas do mundo.

Promissor destino turístico para os pesquisadores e amantes do cangaço, o famtour pelos cânions reserva também uma visita ao Museu Casa de Maria Bonita e à casa de Dona Generosa, onde aconteciam os famosos bailes perfumados atraindo os cangaceiros, inclusive Lampião.
Entre os pontos turísticos, está incluído um passeio de catamarã pelo Parque Ecoturístico Rio do Sal, onde se descortinam as mais belas paisagens do cânion de Paulo Afonso. Será feita também a trilha ecológica da Serra do Umbuzeiro, o ponto mais alto de Paulo Afonso, onde se encontram fenomenais formações rochosas, a caatinga e mais de cem sítios arqueológicos.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27.03 Chegada em Paulo Afonso

08h Café da manhã hotel (onde estiver hospedado)
09h ÀS 12h Rodada de Negócios SEBRAE
Local: Auditório do Hotel Belvedere
Almoço Hotel Belvedere
14h às 18h Memorial Chesf (vídeo, museu), Complexo Hidrelétrico - CHESF/Parque Belvedere/Usina PA IV/Ponte Dom Pedro II/Igreja São Francisco.

Visita ao maior Complexo de Usinas Hidroelétricas da América Latina, da CHESF agraciada com belíssimas paisagens, jardins, cachoeira, pontes estreitas. O turista ainda conhece o processo de geração de energia, subestações elevadas e uma das maiores cavernas do mundo. No retorno, passeio a pé no Parque Belvedere com um espetáculo das águas no chafariz e muito verde e flores.

Noite Jantar Restaurante Tambaú.

Dia 28.03 (SEXTA-FEIRA) Cânion do São Francisco

08h30 Canoagem no cânion do São Francisco - Saída da PA 4 e chegada até o Rio do Sal - percurso de 9km.
Almoço Restaurante do Capuxu.
14h -17h Museu casa de Maria Bonita / Serra do Umbuzeiro / Casa de Dona Generosa.

Visita à casa de Dona Generosa, coiteira dos cangaceiros onde em sua casa aconteciam os famosos bailes perfumados atraindo todos os cangaceiros e principalmente o rei do cangaço, "Lampião".

Trilha ecológica da Serra do Umbuzeiro, o ponto mais alto de Paulo Afonso, nela encontra-se vegetação típica da caatinga e fenomenais formações rochosas, e mais de 100 sítios arqueológicos com pinturas rupestres em rochas, e paredes de cavernas que estão gravadas em rochedos graníticos do sertão baiano.

Em seguida visita ao museu Casa de Maria Bonita, onde a rainha do cangaço viveu a sua infância, muitas recordações e histórias rodeiam esse local.

Noite jantar Boteco Spartacus

Dia 29.03 (SÁBADO)

07h Reserva Ecológica do Raso da Catarina
Almoço Restaurante Rancho Carioca - Balneário de Paulo Afonso
13h Catamarã de Paulo Afonso
Saída para o Parque Ecoturístico Rio do Sal para passear a bordo de um Catamarã com as mais belas paisagens do Cânion de Paulo Afonso no Rio São Francisco a bordo do Catamarã Raso da Catarina. O passeio tem aproximadamente 3 horas de duração, sendo 1 hora para banho nas águas verde-azuladas do velho Chico.

Noite Jantar Restaurante Gato Risonho.

30.03 (DOMINGO) RETORNO SALVADOR.

SAÍDA as 08h30.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.