• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Turismo

22.03.2015 | 13:29

 Compartilhe:

Grupos de trabalho discutem tombamento da Serra do Umbuzeiro, em Paulo Afonso

Membros do Comitê Estadual da reserva da Biosfera da Caatinga esteve na Serra do Umbuzeiro

Do site ozildoalves.com.br

Divulgação
Serra do Umbuzeiro

Serra do Umbuzeiro

 Uma reunião realizada na Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso deu início à discussão sobre o tombamento da Serra do Umbuzeiro, no Povoado Riacho, como Área de Proteção Ambiental, Monumento Nacional, Parque Nacional, Estadual ou Federal, ou ainda Estação Ecológica. A reunião contou com as presenças da promotora do Ministério Público Ambiental, Luciana Khoury, do Secretário de Turismo, Marlos Guerra e representantes do Departamento Municipal de Meio Ambiente, da Sala Verde e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Marlos Guerra, a provocação se deu em razão do atrativo turístico da Serra do Umbuzeiro, que segundo ele, possui potencial para exploração do ecoturismo, turismo religioso, técnico cientifico e contemplação com pinturas rupestres, refúgio de aves em extinção, historia do cangaço e uma nascente chamada de pingador.

divulgação
Ambientalistas visitam a Serra do Umbuzeiro

Ambientalistas visitam a Serra do Umbuzeiro

 Após a reunião ficou acordada a formação de um grupo de trabalho com os órgãos competentes, para a realização de estudos necessários sobre a viabilização da exploração sustentável do local. Com a conclusão dos trabalhos junto à Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso, será definida a categoria do tombamento. Em seguida será realizada uma audiência publica com a comunidade.

Nesta quinta-feira (19) membros do Comitê Estadual da reserva da Biosfera da Caatinga, recepcionados pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Paulo Afonso, Hermes Benzota de Carvalho Júnior realizaram uma visita técnica ao local. O propósito da visita foi iniciar os estudos de viabilização à proteção da Serra. Fizeram parte do grupo representantes do Instituto Chico Mendes, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Conselho de Meio Ambiente, INEMA, Associação Serra do Umbuzeiro e Secretaria de Meio Ambiente de Macururé.

Divulgação
Ambientalistas na Serra do Umbuzeiro

Ambientalistas na Serra do Umbuzeiro

De acordo com o Ministério do Turismo, a procura pelo turismo de natureza é uma tendência mundial. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento está entre 15% e 25% ao ano. A fim de preparar o país para atender a essa demanda, o Ministério do Turismo considera a estruturação dos parques e o aumento das visitações como prioridades estratégicas do Plano Nacional do Turismo (PNT).

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.