• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Cultura & Arte

25.09.2016 | 20:05

 Compartilhe:

Paulo Afonso participa da Campanha Mundial pela leitura - DIA DE LER, É TODO DIA!

Quantos livros, jornais, revistas você já leu esta semana, este mês?

Antônio Galdino, com informações de Maria do Carmo

#DIADELERTODO DIA!

divulgação

 Em vários países é realizada a campanha Dia de Ler é Todo Dia, envolvendo escolas, ONGs, associações comunitárias, órgãos públicos e empresas privadas com o objetivo de incentivar, promover ações que estimulem o hábito da leitura em todas as idades.

Paulo Afonso participou ativamente desta campanha, junto cidades do mundo inteiro como Miami, nos Estados Unidos e outras do Canadá, Austrália, Paquistão, Coréia do Sul. Entre as cidades brasileiras estava Paulo Afonso, na Bahia, cujas atividades foram realizadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino, sob a coordenação da professora Maria do Carmo (conhecida como Carmem) da Secretaria Municipal de Educação,

divulgação
Alunos da Escola Municipal João Bosco Ribeiro

Alunos da Escola Municipal João Bosco Ribeiro

No dia 20 de setembro, aconteceu a Campanha Mundial pela leitura “Dia de Ler. Todo Dia!”, com o desafio de um dia inteiro celebrar a leitura e chamar a atenção para a sua importância. Nestas escolas foram desenvolvidas atividades de leitura em vários dias mas intensificadas na data da Campanha Mundial.

Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, além das atividades internas de leitura, professores e alunos foram levar a leitura aos postos de saúde e a Casa de Repouso dos Vicentinos, onde moram dezenas de idosos.

divulgação

 Escola Municipal Rivadalva de Carvalho desenvolveu atividades de leitura nos dois turnos desse Dia Mundial pela leitura, sendo o primeiro em oficinas e o segundo nas quadra de esportes, envolvendo professores, coordenadores e centenas de alunos que ali estudam.

Escola Municipal Manoel Nascimento Neto – Ali, o abertura das atividades do dia começou com leitura do hino de Paulo Afonso. Depois, foram realizadas oficinas no pátio da escola no primeiro e no segundo horário, foi feita uma visita a uma reunião de pais e mestres da escola CEMPA BTN, onde os alunos fizeram leitura de textos para eles.

Escola Georgina Alves da Silva – Mobilizou toda a escola com oficinas diversas com a temática da campanha Dia de Ler é Todo Dia.
Escola Casa da Criança 5 todas as turmas da escola realizaram momento de leitura em visitas à biblioteca.

divulgação

Escola Municipal São Vicente de Paulo – Os alunos realizaram oficinas de leitura na escola e levaram a leitura para as crianças da Creche Casulo Irmão Luís.
Escola Municipal Antônio Bispo Cavalcante - Mobilizou a comunidade do bairro da escola e os alunos leram textos e falaram da importância da leitura para os moradores.
Escola Castro Alves – realizou oficinas de leitura dentro da própria escola.

Escola Municipal Rita Gomes de Sá, do povoado Malhada Grande, na zona rural do município de Paulo Afonso mobilizou toda a escola com oficinas diversas dentro da temática da importância de ler.
Escola Municipal Raimundo Medérico da Silva Toledo - Mobilizou toda a escola com oficinas diversas sobre o tema do Dia Mundial da leitura.
Creche Lar da Criança Feliz - Realizou oficinas de leitura mobilizando professores e alunos.

Além das programações realizadas pelas escolas da rede municipal de ensino, da Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso, informa a professora Maria do Carmo, conhecida como Carmem, que “estão sendo mobilizados munícipes, empresas, ONGs, instituições para um verdadeiro mutirão pela leitura. As atividades de incentivo à leitura vão acontecer. Doações de livros, leitura nos ônibus, intervenções em ambientes de circulação pública e nas maternais integram a programação. Voluntários e colaboradores estão se organizando para participar desse mutirão, com proposta de realizarem leitura para seus clientes nas empresas, no comércio, nas academias, em escolas particulares, entre outros.

O objetivo do “Dia de Ler. Todo Dia!” é que as pessoas parem alguns minutos ou segundos para ler. Pode ser livro, gibi, jornal, folheto. O que vale é participar e, se puder, registrar a ação de leitura e enviar em foto ou vídeo para o Whatsapp (11) 9 4833-3693."

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.