• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Cultura & Arte

06.11.2016 | 17:34

 Compartilhe:

Memorial Chesf vai sediar a II Bienal do Livro de Paulo Afonso, que começa na quarta-feira, 09

Dia 09 a 11 de Novembro de 2016

Redação: jornal Folha Sertaneja

Memorial Chesf vai receber a II Bienal do Livro de Paulo Afonso, nos dias 09, 10 e 11 de Novembro

Foto: Antônio Galdino
Memorial Chesf Paulo Afonso

Memorial Chesf Paulo Afonso

 Começa nesta quarta-feira, 09 de Novembro, às 19 horas, no Memorial Chesf de Paulo Afonso, a II Bienal do Livro e o 2º Encontro de Escritores de Paulo Afonso e região do São Francisco.
O evento é organizado pelo jornal Folha Sertaneja, em parceria com a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA e com o Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião Sertão de Paulo Afonso – IGH-MSPA, com o apoio cultural da Chesf e da Prefeitura de Paulo Afonso.

Foto: Francisco Araújo
Da esq. Antônio Galdino, João de Sousa Lima, Marta Tavares, Edson Barreto e Socorro Araújo

Da esq. Antônio Galdino, João de Sousa Lima, Marta Tavares, Edson Barreto e Socorro Araújo

Toda a organização do evento ficou a cargo de uma Comissão Organizadora formada pelos escritores, pesquisadores e professores Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja, Roberto Ricardo do Amaral Reis, presidente do IGH-MSPA, Francisco Araújo Filho, presidente da ALPA, João de Sousa Lima, Diretor de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso, Edson Barreto, secretário da ALPA, Marta Tavares, Secretária do IGH e Socorro Araújo Nascimento, da ALPA.

Foto Antônio Francisco
Auditório do Memorial Chesf Paulo Afonso na 1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, em 2014

Auditório do Memorial Chesf Paulo Afonso na 1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, em 2014

A semelhança da 1ª Bienal, realizada em Novembro de 2014, o evento será realizado em três dias nas instalações do Memorial Chesf de Paulo Afonso, cedidas pela Chesf, através de sua Administração Regional de Paulo Afonso.
Ali estarão estandes de livrarias e editoras e, no Salão dos Escritores, mais de quarenta autores dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e São Paulo estarão apresentando as suas obras.

foto: Poeta de Cristo
Parte do Salão dos Escritores na 1ª Bienal, em 2014

Parte do Salão dos Escritores na 1ª Bienal, em 2014

Também ali estarão se apresentando repentistas e violeiros nordestinos cantando e passando o chapéu como mandam a cultura e a tradição nordestina. Foi também a forma encontrada pelos organizadores para contribuir com estes poetas sertanejos.

Foto Antônio Francisco
Raffael di Oliveira - professor de violão do projeto Arte em Cena

Raffael di Oliveira - professor de violão do projeto Arte em Cena

No auditório do Memorial Chesf acontecerão momentos de música, poesia, homenagens e muitas palestras. O músico Raffael di Oliveira estará abrindo o evento com um concerto de violão e o poeta Duval Brito, homenageando o rio São Francisco.

O tema do evento deste ano é o rio São Francisco e a palestra de abertura, na quarta-feira, às 19 horas, será do engenheiro Flávio Motta, gerente Regional de Operação da Chesf em Paulo Afonso que estará representando o presidente da empresa.

Arq. Folha Sertaneja
Abel Barbosa e Gilberto Oliveira - homenageados na II Bienal

Abel Barbosa e Gilberto Oliveira - homenageados na II Bienal

Ainda na abertura do evento estarão sendo homenageados pioneiros de Paulo Afonso como o ex-prefeito e ex-vereador Abel Barbosa e Silva, o líder do processo de emancipação do município, que aconteceu em 28/07/1958, o professor Gilberto Gomes de Oliveira, pioneiro na educação em Paulo Afonso quando ainda se chamava Forquilha e Vila Poty, nos idos de 1955, ao criar a Escola Evangélica Antônio Balbino a primeira escola nesse povoado, para atender a crianças carentes e sem acesso à escola. Outros pioneiros da região serão também homenageados.

Arq. Folha Sertaneja
Palestrantes da II Bienal do Livro de Paulo Afonso

Palestrantes da II Bienal do Livro de Paulo Afonso

 Nos dias 10 e 11 de Novembro, durante todo o dia, estarão acontecendo várias palestras.
No dia 10/11, sob a coordenação geral do IGH, acontecerão palestras dos professores Cleonice Vergne (CAAPA-UNEB), João de Sousa Lima e Edson Barreto (ALPA/IGH), a partir das 09 horas e Jacques Fernandes(FASETE) e Edson Mendes (Juá-Recife – BB), a partir das 14 horas.

No dia 11/11, a partir das 09 horas, acontecerá a Manhã Sergipana, reunindo escritores e pesquisadores da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano (ALAS) e a partir das 14 horas haverá a Tarde de Alagoas, reunindo escritores e pesquisadores do Estado de Alagoas, sob a coordenação do Professor Edvaldo Nascimento, de Delmiro Gouveia-AL.
A partir das 16 horas acontecerá a solenidade de certificação, apresentação de Xaxado por um grupo folclórico de Paulo Afonso e o encerramento da programação.

Foto:Arq.Folha Sertaneja
Prof. Antônio Galdino da Silva - diretor do jornal Folha Sertaneja - Coord. II Bienal do Livro de Paulo Afonso

Prof. Antônio Galdino da Silva - diretor do jornal Folha Sertaneja - Coord. II Bienal do Livro de Paulo Afonso

 “Para o evento acontecer houve e continua havendo uma grande sensibilidade da mídia local e regional, como as rádios Delmiro FM (89,9), Bahia Nordeste FM (93,5), Angiquinho FM (98,5), Betel FM (104,5), sites, blogs e compartilhamento do Facebook. Mesmo com grandes dificuldades como o processo de eleições municipais e mudanças no quadro de gestores da Chesf, o evento está tendo uma aceitação muito grande de escritores da região e a sensibilidade também de empresários de hotéis e restaurantes. É um grande momento cultural de Paulo Afonso”, disse o coordenador do evento, Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja que acrescentou:
“ Tudo isso não estaria acontecendo, não teríamos dado muitos passos, se não encontrássemos nos escritores, pesquisadores e professores que fazem a Comissão Organizadora desse evento a disposição, a garra, o empenho pessoal, mesmo sendo cada um deles muito atarefados em sua vida diária. Agradeço assim, a cada um porque a construção da II Bienal do Livro de Paulo Afonso é o resultado dessa dedicação e desse trabalho”.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.