• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Turismo

27.11.2016 | 20:18

 Compartilhe:

Paulo Afonso para o mundo no Dendê na Mochila da TV Aratu/SBT-Bahia

Veja o vídeo do programa de quase 40 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=t9Ua-96N6j4

Antônio Galdino

site ozildo alves
Matheus Boa Sorte, apresentador do programa Dendê na Mochila - TV ARATU/SBT Bahia

Matheus Boa Sorte, apresentador do programa Dendê na Mochila - TV ARATU/SBT Bahia

Uma equipe da TV Aratu, emissora afiliada do SBT em Salvador/Bahia, sob a coordenação do apresentador Matheus Boa Sorte, esteve em Paulo Afonso no início do segundo semestre de 2016 para a gravação do episódio de número 59 da 2ª temporada do programa “Dendê na Mochila” que foi exibido no último dia 12 de novembro nesta emissora de TV baiana.

Durante os dias que passaram em Paulo Afonso, Matheus Boa Sorte e sua equipe foram recepcionados pelo Secretário de Turismo Marlos Guerra e pelo Diretor de Cultura da Prefeitura, João de Sousa Lima, que é também escritor e pesquisador sobre o tema cangaço e levou os produtores do Dendê na Mochila para conhecer o Museu Casa de Maria Bonita, no Povoado Malhada da Caiçara, onde viveu Maria Gomes de Oliveira, que viria depois a ser a Maria do Capitão ou Maria Bonita, a cangaceira, rainha do Cangaço.

O tema mereceu versos do apresentador Matheus Boa Sorte, declamados por ele no alto de um dos paredões do cânion do rio São Francisco.
Aliás, as belezas do cânion do São Francisco tomaram a maior parte do programa, em imagens belíssimas e também o grande rio da unidade nacional, o Velho Chico, mereceu poesia de autoria deste apresentador. Além de passeio de lancha pelo cânion, o apresentor do Dendê na Mochila fez uma “viagem de aventura” de 350 metros numa tirolesa instalada no topo do cânion, 86 metros de altura das águas e que chega a uma velocidade de 70km/h. Ela está instalada no mirante do Xingozinho, no município de Paulo Afonso onde também se pratica rapel, trilhas e outros esportes radicais.

Arq. Folha Sertaneja
Cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso-BA

Cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso-BA

Mas Matheus Boa Sorte mostrou também muitas outras belezas e atrativos turísticos de Paulo Afonso, como o complexo de Usinas Hidrelétricas construídas pela Chesf, onde, só neste município são cinco grandes usinas e o Raso da Catarina, seus paredões de arenito, lugar que é uma reserva ecológica e é habitado em parte pelos índios da tribo pankararé.

 

foto - João Tavares
Raso da Catarina - Povoado Juá - Paulo Afonso-BA

Raso da Catarina - Povoado Juá - Paulo Afonso-BA

 Sua paisagem, há cerca de 60 quilômetros do centro de Paulo Afonso, encanta pela beleza dos seus monumentos naturais e pelas condições de clima de deserto, que pode chegar aos mais de 40 graus pelo dia e cair para 10 graus à noite.

Arq. Folha Sertaneja
Artesanato de linhas na Malhada Grande - Paulo Afonso-BA

Artesanato de linhas na Malhada Grande - Paulo Afonso-BA

No Povoado Malhada Grande, o programa mostrou a produção de redes, mantas, jogos americanos feitos nos teares artesanais, rústicos, ainda movidos pelos movimentos dos pés das artesãs e ali instalados há pela família de Dona São Pedro, pioneira do lugar que ali nasceu há 93 anos e, entrevistada por Matheus Boa Sorte, falou das origens desse trabalho que hoje funciona como uma cooperativa que já teve cerca de 30 sócios e hoje tem pouco mais de 10 que ainda produzem muitas peças de excelente qualidade, muito procuradas pelos turistas que visitam a região.

O programa destacou também a culinária regional provada no Restaurante Colher de Pau (Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 02 Bairro Jardim Bahia, Paulo Afonso-BA - Tel. (75)3281-0543).

Arq. Folha Sertaneja
Casa de Maria Bonita na Malhada da Caiçara - Paulo Afonso - BA

Casa de Maria Bonita na Malhada da Caiçara - Paulo Afonso - BA

 O programa também ouviu o secretário de turismo Marlos Guerra e, com quase 40 minutos de duração fez um resumo do potencial turístico deste município, fazendo referências a outras paisagens como o Parque Belvedere, a Ilha do Urubu e a início do cânion do São Francisco, nos paredões da Cachoeira de Paulo Afonso e outras não mostradas como a Serra do Umbuzeiro, os grandes e pequenos muitos lagos, monumentos e convidou a todos para que viessem a Paulo Afonso conhecer estas muitas belezas do lugar.

O programa Dendê na Mochila é produzido e exibido desde maio de 2015, aos sábados, a partir das 13:30h. pela TV Aratu/SBT Bahia e apresenta reportagens especiais de turismo, que têm como locações a Bahia e todo o território nacional. A ideia é mostrar pontos turísticos, histórias do povo baiano e brasileiro, costumes regionais, belezas naturais, a cultura e a identidade de cada cidade visitada.

A TV Aratu é uma das primeiras emissoras implantadas em Salvador, atualmente com alcance de 80% da população baiana, atingindo mais de 12 milhões de pessoas no estado.
O programa Dendê na Mochila está concorrendo aos melhores do ano, no SBT, como programa jornalístico local. Para votar acesse o site: www.natelinha.uol.com.br.

Para ver o vídeo do Dendê na Mochila em Paulo Afonso, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=t9Ua-96N6j4

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.