• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Cultura & Arte

17.12.2016 | 22:29

 Compartilhe:

Paulo Afonso realiza o Natal Social, um Natal pela Vida

Organizado pela Prefeitura através da SEDES e CMAS

Antônio Galdino

Foto: Antônio Galdino

Natal Social de Paulo Afonso, na Praça das Mangueiras

((editar)) ((excluir))

 A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS realiza este ano a 4ª edição do Natal Social sob a responsabilidade dessa secretaria municipal, dirigida pela Assistente Social Ana Clara Moreira.

Esta atividade foi iniciada no ano de 2010, pelo Departamento Municipal de Turismo da Secretaria de Turismo do município com o objetivo de oferecer à comunidade a oportunidade de assistir a cantatas natalinas, apresentações de corais, orquestras e cantores evangélicos e católicos que interpretam a música chamada gospel e encenações teatrais de autos de Natal com vários grupos de teatro do município.

Foto: Antônio Galdino
Carlos e Valderice (Sinha) os

Carlos e Valderice (Sinha) os "bons velhinhos" de Paulo Afonso

A partir do ano de 2013 esta atividade passou a ser organizada pelas SEDES que aproveitou a oportunidade para apresentar os vários programas sociais oferecidos pelo município e também abrir espaços para grupos culturais formados por pessoas assistidas pelos vários departamentos mantidos pela SEDES/Prefeitura e outros que também cuidam de programas sociais no município. A organização do evento abre espaço para associações de artesãos e vendedores ambulantes, oferecendo assim oportunidade de renda extra para esses comerciantes.

Foto: Antônio Galdino
Filarmônica pauloafonsina 28 de Julho, com assistidos do CREAS, fez sua estreia no Natal Social 2016

Filarmônica pauloafonsina 28 de Julho, com assistidos do CREAS, fez sua estreia no Natal Social 2016

Além das muitas apresentações no palco central, armado na Praça das Mangueiras e da visita e o abraço de Papai Noel instalado todas as noites em sua casa, no centro da Praça, há vários estandes com a oferta de oficinas socioeducativas, uma unidade móvel do programa Bolsa Família e pula-pula grátis para as crianças.

Foto: Antônio Galdino
Muitas crianças foram buscar o abraço dos

Muitas crianças foram buscar o abraço dos "bons velhinhos" Papai e Mamãe Noel

Este ano foi também oferecido o Projeto Capacita Paulo Afonso, com cursos que são realizados nas instalações da Secretaria de Turismo, que funciona na antiga Sala dos Visitantes, também na Praça das Mangueiras.
A programação deste ano também mostra a grande preocupação da SEDES e seu empenho contra o trabalho infantil.

Entre os vários cursos, projetos e programas desenvolvidos pela SEDES, um deles, o de Pintura em tela, ganhou um espaço especial na praça onde estão expostos os quadros dos alunos que concluíram estes cursos.

Foto: Antônio Galdino
Papai e Mamãe Noel acompanhados da Orquestra do Colégio Montessori

Papai e Mamãe Noel acompanhados da Orquestra do Colégio Montessori

 A programação deste ano foi aberta no dia 16 de dezembro com a chegada festiva de Papai Noel e Mamãe Noel, à Praça das Mangueiras, conduzidos pela Orquestra do Colégio Montessori. No palco, Papai e Mamãe Noel foram recebidos pela Orquestra Filarmônica Pauloafonsina 28 de Julho, formada por adolescentes assistidos pelos CREAS e sob a regência do maestro Kaká, conhecido músico pauloafonsino que todos os anos, à frente de bandas marciais de colégios da cidade dá sempre um grande show nos desfiles cívicos da cidade.

A Orquestra 28 de Julho tocou músicas natalinas e muitas outras de vasto repertório nacional e internacional, sendo muito aplaudida em sua estréia.
Depois da calorosa recepção, Papai e Mamãe Noel receberam as crianças para fotos e mimos. Uma grande fila se formou para esse abraço.
Ainda na primeira noite do Natal Social, dia 16 de dezembro, o grande público assistiu ao Ministério de Dança Kerigma da Igreja Evangélica Canaã e ao Auto de Natal encenado pelo Grupo Cenic’s.

Foto: Antônio Galdino
Muitas crianças foram buscar o abraço dos

Muitas crianças foram buscar o abraço dos "bons velhinhos" Papai e Mamãe Noel

No sábado, dia 17, apresentou-se a Orquestra Harmonia Celeste da Igreja Evangélica Assembléia de Deus e logo depois aconteceu o espetáculo de dança D. Quixote, da Escola de Dança Ballet e Cia, seguida da apresentação da cantora Raquel Belisário, da Igreja Adventista do 7º Dia.
As apresentações nos dias 16 e 17 começaram às 19:30 horas (horário local) e no domingo tudo começou duas horas antes, às 17:30 horas em face da intensa programação da tarde/noite.

Nesse dia, a programação foi iniciada com exibição do Cine Natal, em telão de LED e seguiram-se as apresentações da APAE, FUNDAME e coreografias do CREAS e do CRAS da Barroca, Prainha, BTN-2, com crianças desse bairro e do Povoado Malhada Grande, CRAS BTN-3, com crianças dos povoados Caiçara e Campos Novos e o Coral Dom Mário Zanetta, do Lar da Criança Vicentina.
O Natal Social de Paulo Afonso vai até o final do mês com intensa programação.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.