• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Política

31.12.2016 | 23:54

 Compartilhe:

Câmara de Paulo Afonso empossa vereadores, prefeito e vice, dia 1º, domingo, às19 horas.

Transmissão de cargo de prefeito e posse dos secretários será na Praça das Mangueiras

Da Redação

Foto: Antônio Galdino
Eleitos no dia da diplomação, 12 de Outubro, na CMPA

Eleitos no dia da diplomação, 12 de Outubro, na CMPA

 A cerimônia de posse dos novos vereadores e do prefeito e vice-prefeito de Paulo Afonso, eleitos em 02 de outubro e diplomados no dia 12 de Dezembro, será realizada na Câmara Municipal de Paulo Afonso, no dia 1º de Janeiro de 2017, às 19 horas.

A cerimônia deve obedecer ao seguinte rito:
INSTALAÇÃO DA SESSÃO
POSSE DOS VEREADORES
ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA
POSSE DO PREFEITO
POSSE DO VICE-PREFEITO

Um dos vereadores da Câmara, de acordo com critérios ali adotados, preside a Sessão Especial. Ele escolhe os secretários que vão apoiá-lo naquela sessão.

Nos últimos anos, essa sessão especial tem sido presidida pelo vereador mais idoso entre os eleitos ou reeleitos para a próxima legislatura. Assim aconteceu na instalação da legislatura que encerra o mandato neste dia 31 de Dezembro. Ela foi presidida pelo então vereador Juvenal Teixeira, falecido poucos meses depois e substituído pela vereadora Leda Chaves.

O vereador mais idoso eleito para a legislatura 2017/2020 é Pedro Macário Neto, do PP, nascido em Antas-BA, no dia 29/01/1940, que tem 76 anos e completa 77 anos no final deste mês de Janeiro. Mas, há informações de que a Sessão será presidida pelo vereador Marconi Daniel do PHS, que foi o mais votado nas últimas eleições de 02 de Outubro.

O presidente da Câmara fará a abertura oficial da sessão com a chamada de presença de cada um dos vereadores eleitos. Em seguida, procederá a tomada do compromisso solene e individual, em que os eleitos assinam o termo de posse e fazem o juramento: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do município, dentro das normas constitucionais”.

divulgação
Vereadores eleitos em Outubro 2016

Vereadores eleitos em Outubro 2016

 

 Tomarão posse nesta solenidade os seguintes vereadores, aqui listados por filiação partidária:
PHS (2) - Marconi Daniel e Alexandro Fabiano (Leco)
PTB (1) - Jean Roubert
PTN (2) - Zé de Abel e José Gomes (Zezinho do INPS)
PSD (1) - Marcondes Francisco
PRB (1) - Zé Carlos do BTN
PT (1)- Albério Faustino (Bero do Jardim Bahia)
PDT (1) - Leda Araújo Chaves (Irmã Lêda)
PP (3) – Alberto Carlos (Bero do Jardim Aeroporto), Pedro Macário e Cicero Bezerra.
PMDB (2) - Antônio Alexandre e Edilson Medeiros
SD (1) - Mário César Barreto (Mario Galinho)

Empossados todos os vereadores o presidente da Câmara ad-hoc promoverá a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018.

Para a escolha da nova Mesa Diretora, cada vereador receberá uma cédula com os respectivos cargos - Presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. A votação será aberta e nominal, efetuada em cédula própria, assinada, onde o vereador deverá indicar o nome do candidato a cada cargo.

Na apuração da eleição, os secretários farão a leitura das cédulas, na ordem de votação, proclamando em voz alta o resultado final. As candidaturas poderão ser feitas até antes do início da eleição. A Mesa Diretora eleita vai comandar a Câmara no período de 2017-2018.

Foto: Antônio Galdino
Luiz de Deus (esq) e Flávio Henrique

Luiz de Deus (esq) e Flávio Henrique

 Proclamados os eleitos membros da Mesa, o novo presidente da CMPA para o biênio 2017-2018 procederá a cerimônia de posse do prefeito eleito Luiz Barbosa de Deus (PSD) que assinará o livro da posse e fará o juramento solene. “Prometo exercer, com dedicação e lealdade, o cargo de prefeito, respeitando a lei e promovendo o bem geral do município”.

Em seguida, fará o mesmo com o vice-prefeito eleito. Flávio Henrique Magalhães Lima. O prefeito empossado fará então um pronunciamento e em seguida será encerrada a cerimônia.

O médico, ex-deputado estadual e federal Luiz Barbosa de Deus será empossado no cargo de prefeito de Paulo Afonso para o seu segundo mandato. Ele já foi prefeito de Paulo Afonso no período de 1989 a 1992, sendo substituído nesse cargo pelo prefeito Anilton Bastos Pereira, que foi prefeito de 1993 a 1996 e que agora, de forma inversa e após dois mandatos consecutivos – 2009/2012 e 2013/2016, indicou Luiz de Deus para substituí-lo. Anilton Bastos é o único prefeito de Paulo Afonso que foi eleito para o cargo em três mandatos.

TRANSMISSÃO DOS CARGOS DE PREFEITO E VICE PREFEITO e POSSE DOS SECRETÁRIOS SERÁ NA PRAÇA DAS MANGUEIRAS, ÀS 20 HORAS.

Após a cerimônia de posse, o prefeito Luiz Barbosa de Deus, assim como o vice-prefeito Flávio Henrique Magalhães Lima serão conduzidos ao cargo, e com eles todos os secretários e membros do 1º escalão do governo, em ato popular que acontecerá na Praça das Mangueiras, às 20 horas, logo após a solenidade da Câmara, no dia 1º de janeiro. (Veja matéria).

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.