• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Política

04.01.2017 | 23:41

 Compartilhe:

Câmara de Paulo Afonso elege mesa diretora para o biênio 2017/2018

Registro histórico - (Por alguns problemas deixamos de publicar esta matéria no tempo oportuno mas, como registro histórico o fazemos agora. (Da redação)

Antônio Galdino

(Por alguns problemas deixamos de publicar esta matéria no tempo oportuno mas, como registro histórico o fazemos agora. (Da redação)

Foto: Antônio Galdino
Plenário da CMPA com os novos vereadores empossados em 1º de Janeiro 2017

Plenário da CMPA com os novos vereadores empossados em 1º de Janeiro 2017

 Em sessão especial iniciada às 17 horas do domingo, dia 1º de Janeiro de 2017, a Câmara Municipal de Paulo Afonso empossou os vereadores eleitos e reeleitos nas eleições de 02 de outubro e procedeu a eleição da nova mesa diretora deste Poder Legislativa para o biênio 2017/2018.
Como determina o regimento interno da CMPA, a sessão especial foi dirigida pelo vereador mais idoso, no caso Pedro Macário Neto, reeleito pelo PP, que completará 77 anos no dia 29 de Janeiro de 2017, pois nasceu nessa data em 1940, na cidade de Antas-BA.
Na presidência dessa sessão, o vereador Macário procedeu chamada nominal dos vereadores, todos presentes que fizeram o seu juramento e foram por ele empossados neste cargo, como vereador, para a legislatura 2017/2020.

Estavam presentes e foram empossados os vereadores:
Marconi Daniel e Alexandro Fabiano (Leco), do PHS
Jean Roubert, do PTB
Zé de Abel e José Gomes (Zezinho do INPS), do PTN
Marcondes Francisco, do PSD
José Carlos Coelho(Zé Carlos do BTN) do PRB
Albério Faustino (Bero do Jardim Bahia), do PT
Leda Araújo Chaves (Irmã Lêda), do PDT
Alberto Carlos (Bero do Jardim Aeroporto), Pedro Macário e Cicero Bezerra, do PP
Antônio Alexandre e Edilson Medeiros, do PMDB
Mário César Barreto (Mario Galinho), do SD.

Eleição da Diretoria da CMPA - Biênio 2017/2018

Foto: Antônio Galdino
Irmã Leda (2ª Sec), Marcondes Francisco (Pres) e Alexandro - Leco (1º Sec) da CMPA

Irmã Leda (2ª Sec), Marcondes Francisco (Pres) e Alexandro - Leco (1º Sec) da CMPA

 Após a posse dos vereadores foi realizada a eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2017/2018, sendo apresentadas duas chapas. Uma, encabeçada pelo vereador Marcondes Francisco dos Santos, eleito pelo PSD e outra tendo como candidato a presidente o vereador Mário Cesar Barreto, conhecido como Mário Galinho, eleito pelo SD. Mario Galinho é neto do antigo vereador de Paulo Afonso, Arsênio Pereira de Azevedo, do Povoado Riacho.
A votação foi oral e por 9 votos a 6, venceu a chapa do vereador Marcondes Francisco dos Santos, vereador que vem se reelegendo para a CMPA desde 1988 e cumpre o seu oitavo mandato consecutivo, tendo sido presidente da Câmara por duas vezes. Hoje, o vereador Marcondes é filiado ao PSD, o mesmo partido do prefeito eleito Luiz de Deus.
Para vice-presidente foi eleito o vereador Albério Faustino (Bero do Jardim Bahia), do PT, que está no seu segundo mandato e era o vice-presidente no último biênio, 2015/2016.
A 1ª Secretaria ficou com o novato Alexandro Fabiano (Leco), do PHS e a 2ª Secretaria com a vereadora, a única mulher na atual legislatura, Leda Araújo Chaves (Irmã Lêda), do PDT.

Bancada da Oposição

Foto Antônio Francisco
Galinho, Edilson, Cícero, Bero Jd. Aeroporto, Macário e Antônio Alexandre

Galinho, Edilson, Cícero, Bero Jd. Aeroporto, Macário e Antônio Alexandre

 

 As novas bancadas da Câmara estão bem distintas nesta legislatura. À esquerda da mesa diretora ficam os vereadores da Bancada de Oposição que ficou assim formada: Mario Galinho (SD), Edilson Medeiros (PMDB), Cicero Bezerra (PP), Alberto Carlos (Bero do Jardim Aeroporto)(PP), Pedro Macário(PP) e Antônio Alexandre (PMDB). Antes, Zezinho do INSS, embora da situação, também sentava nesta bancada, ao lado do vereador Edson Oliveira, Dinho, do PP, que não se reelegeu. A Bancada da Oposição ainda não definiu quem será o seu líder porque há um impasse entre Antônio Alexandre(PMDB) e Pedro Macário (PP), que em outras legislaturas já exerceram a presidência da Câmara de Paulo Afonso.

Bancada da Situação

Foto: Antonio Francisco (Francisco Imagens)
Jean Roubert, Marconi Daniel, Bero Jd. Bahia, Zé de Abel, Zezinho do INSS e Zé Carlos do BTN

Jean Roubert, Marconi Daniel, Bero Jd. Bahia, Zé de Abel, Zezinho do INSS e Zé Carlos do BTN

 Na bancada à direita da mesa diretora acomodaram-se os vereadores: Jean Roubert (PTB), escolhido como líder da bancada da situação, Marconi Daniel (PHS), Albério Faustino (Bero do Jardim Bahia) (PT), Zé de Abel (PTN), José Gomes de Araújo (Zezinho do INPS) (PTN) e José Carlos Coelho(Zé Carlos do BTN) (PRB). Como líder dessa bancada ficou o vereador Jean Roubert, do PTB, que está em sua primeira legislatura. Além destes vereadores da bancada de apoio ao novo prefeito, Luiz de Deus conta ainda com os vereadores que compõem a Mesa diretora da Câmara para os próximos dois anos, tendo assim assegurados 9 votos a seu favor.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.