• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Política

05.01.2017 | 00:10

 Compartilhe:

Posse de Luiz de Deus, Flávio Henrique e secretários em Paulo Afonso

Câmara e Praça das Mangueiras

Antônio Galdino. Fotos: Antonio Galdino e Francisco Imagens

Da Redação: Esta matéria, por motivos técnicos, não pode ser apresentada no tempo oportuno mas, como registro histórico, o fazemos agora.

Foto: Antônio Galdino
Posse de Luiz de Deus e Flávio Henrique na CMPA

Posse de Luiz de Deus e Flávio Henrique na CMPA

 A cidade de Paulo Afonso viveu dois momentos de grande movimentação na noite do dia 1º de Janeiro de 2017 quando aconteceram as solenidades de posse realizada na Câmara Municipal e de transmissão dos cargos de prefeito e vice-prefeito do município em solenidade na Praça das Mangueiras.

A cerimônia de posse do prefeito Luiz Barbosa de Deus e do vice-prefeito Flávio Henrique Magalhães Lima foi realizada pela Câmara Municipal de Paulo Afonso em Sessão Solene logo após a realização de uma Sessão Especial do Poder Legislativo quando foram empossados os seis novos vereadores eleitos e os nove reeleitos no mesmo pleito e eleita a nova mesa diretora da Câmara para o biênio 2017/2018. (Veja reportagem).

Posse do prefeito Luiz de Deus e do vice-prefeito, Flavio Henrique na Câmara

Foto: Antonio Francisco (Francisco Imagens)
Flávio Henrique e Luiz de Deus prestam juramento de posse na CMPA

Flávio Henrique e Luiz de Deus prestam juramento de posse na CMPA

 A posse do prefeito Luiz de Deus e do vice-prefeito Flávio Henrique levou grande público para a Câmara Municipal, lotando suas galerias. Foi instalado um telão e disponibilizas cadeiras e toldos na área externa da Câmara para que outro grande número de pessoas assistisse a solenidade.

A cerimônia de posse foi dirigida pelo presidente da Câmara, Marcondes Francisco dos Santos (PSD), do mesmo partido do prefeito eleito, que leu o termo de juramento, repetido pelo prefeito eleito, Luiz de Deus, o mesmo acontecendo com o vice-prefeito Flávio Henrique.

Foto: Antônio Galdino
Flávio Henrique, vice prefeito de Paulo Afonso-BA

Flávio Henrique, vice prefeito de Paulo Afonso-BA

Cada um dos empossados fez breve pronunciamento. Flávio Henrique falou “da grande emoção que sentia e que estaria, como todos os secretários, empenhado em fazer ainda mais para o desenvolvimento de Paulo Afonso”.

Foto: Antônio Galdino
Luiz Barbosa de Deus, Prefeito de Paulo Afonso-BA

Luiz Barbosa de Deus, Prefeito de Paulo Afonso-BA

 Luiz de Deus agradeceu “a todos que me ajudaram a chegar à Prefeitura pela segunda vez nessa história política que continuou por muitos anos quando cada um dos senhores e das senhoras me conduziram, por quatro mandatos consecutivos à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e uma vez à Câmara dos Deputados. Aqui estou, pelo desejo dos senhores, a quem muito agradeço e por amor a esta terra que adotei como minha há muitas dezenas de anos”.

Luiz Barbosa de Deus é médico e natural da cidade de Ilha das Flores – SE, tem 78 anos e foi prefeito de Paulo Afonso entre os anos de 1989 e 1992. Ele indicou e elegeu o seu sucessor, o também médico alagoano Anilton Bastos Pereira que agora, 24 anos depois de assumir a gestão do município em seu primeiro mandato, de 1993 a 1996, entregou o cargo ao seu sucessor, Luiz der Deus, de quem o recebeu ao iniciar sua bem sucedida carreira política, em 1993.

Transmissão do cargo ao prefeito Luiz de Deus e ao vice-prefeito, Flavio Henrique na Praça das Mangueiras

Foto: Antonio Francisco (Francisco Imagens)
Luiz de Deus, Flávio Henrique e secretários da PMPA

Luiz de Deus, Flávio Henrique e secretários da PMPA

 Depois da posse, na Câmara, todos seguiram para a Praça das Mangueiras onde aconteceu a solenidade de transmissão do cargo e a apresentação de todos os secretários nomeados pelo prefeito Luiz de Deus e apresentados nominalmente ao grande publico presente.

Ali aconteceram também os discursos do presidente da Câmara de Paulo Afonso, Marcondes Francisco(PSD), do Deputado Estadual Paulo Rangel (PT) e do Deputado Federal Josias Gomes (PT),que é o Secretário de Relações Institucionais do Governo Rui Costa, da Bahia.

Foto: Francisco Imagens
Jugurta Nepomuceno Agra, ex-vice prefeito de Paulo Afonso

Jugurta Nepomuceno Agra, ex-vice prefeito de Paulo Afonso

O vice-prefeito que deixa o cargo, Sr. Jugurta Nepomuceno, que, aos 82 anos, agradeceu a oportunidade de colaborar com a gestão do prefeito Anilton Bastos, como vice-prefeito e Ouvidor Municipal, durante os oito anos dos seus dois mandatos.

Também falou o vice-prefeito Flávio Henrique dizendo da sua emoção de assumir este cargo e o de Secretário de Meio Ambiente e agradecendo a todos pela acolhida do seu nome como parceiro de chapa de Luiz de Deus.

Foto: Francisco Imagens
Anilton entrega a bandeira de Paulo Afonso a Luiz de Deus

Anilton entrega a bandeira de Paulo Afonso a Luiz de Deus

 Em sua mensagem de despedida, Anilton Bastos se emocionou com a homenagem surpresa feita por sua mãe, Dona Ana. O ex-prefeito agradeceu a Deus e aos pauloafonsinos, e desejou boa sorte a Luiz de Deus e Flávio Henrique, afirmando não ter dúvida sobre o sucesso da nova gestão municipal.

Sob aplausos, Anilton Bastos frisou que deixa a Prefeitura, mas continuará em Paulo Afonso, exercendo sua função de médico e ajudando a salvar vidas, o que sempre fez desde que iniciou sua carreira profissional. Anilton fez um agradecimento especial aos servidores municipais, segundo ele, co-responsáveis pelo trabalho que melhorou significativamente a cidade.

A afirmação emocionada de Anilton Bastos de que continuará em Paulo Afonso, onde mora há mais de 38 anos se refere ao fato, não mencionado pelo ex-prefeito que é funcionário da Chesf como médico e sempre atuou no HNAS, antes de estar licenciado para o exercício do cargo de Prefeito de Paulo Afonso e, dias antes, no final do ano, ele recebeu uma carta assinada pelo Administrador Regional da Chesf em Paulo Afonso, Klewton Ferraz, comunicando a sua transferência para trabalhar na área administrativa da Chesf em Xingó, e orientando que ele, Anilton, deveria se apresentar ao funcionário Lázaro Galvão, responsável por essa área administrativa em Xingó.

“Ao deixar a Prefeitura, eu agradeço primeiro a Deus, que não me abandonou nos momentos mais difíceis dos últimos oito anos, e ao povo de Paulo Afonso, por ter me ajudado a fazer um trabalho dedicado a todos os cidadãos. Nossa maior obra foi cuidar das pessoas carentes. Quero fazer um agradecimento especial a cada servidor, independentemente da função que exerce, porque para mim, todos, igualmente fazem parte dessa história. Tenho certeza de que Luiz de Deus e Flávio Henrique vão encontrar uma cidade melhor do que aquela que eu encontrei há oito anos e vão continuar trabalhando para melhorar ainda mais. Deixo de ser prefeito, mas continuarei trabalhando como médico, sempre ao lado do povo desta cidade que amo e que me orgulho de ter administrado por três vezes”, encerrou Anilton.

Após a sua fala, Anilton Bastos passou às mãos do prefeito Luiz de Deus a bandeira do município de Paulo Afonso, como símbolo da transmissão do cargo.

Foto: Francisco Imagens
Luiza de Deus discursa em homenagem ao seu avô, Luiz, Prefeito de Paulo Afonso

Luiza de Deus discursa em homenagem ao seu avô, Luiz, Prefeito de Paulo Afonso

 Luiz de Deus, que já ouvira muitas mensagens de felicitações, de elogios e de incentivo pela sua vida e pela sua eleição ficou ainda mais emocionado com as palavras da sua neta Luiza de Deus, filha de Dra. Carlina e de Luiz Humberto, que disse: “Dr. Luiz de Deus, muito me honra estar aqui como sua neta mas quero me dirigir ao senhor e a todos os presentes como mais uma cidadã de Paulo Afonso que, na minha juventude também acredita na gestão séria que o senhor, o vice-prefeito e cada um dos secretário vão fazer em Paulo Afonso para o bem de todos os moradores deste município.

Como todos os cidadãos de bem desta cidade, meu avô, prefeito de Paulo Afonso, estaremos acompanhando atentamente todo o trabalho que irão desenvolver na Prefeitura e, certamente, também estaremos cobrando, apresentando sugestões, contribuindo como cidadãos para esta nossa tão bonita cidade continuar tendo o merecido destaque no Estado da Bahia, no Nordeste e no Brasil, pela seriedade dos seus governantes, como o Dr. Anilton e agora o Dr. Luiz Barbosa de Deus, de quem cada um de nós, seus filhos, netos, sentem o maior orgulho. Parabéns prefeito Luiz de Deus, meu avô, e sucesso na sua gestão.”

Luiz de Deus então falou ao público, agradecendo pela vitória. Ao assumir a Prefeitura de Paulo Afonso 24 anos depois do fim de seu primeiro mandato, o novo prefeito disse não ter ilusão, mas vontade de trabalhar pelo povo, e que dedicará os próximos quatro anos para servir aos pauloafonsinos.

Foto: Francisco Imagens
Secretarios municipais 1

Secretarios municipais 1

  “Minhas primeiras palavras são de agradecimento pela vitória que o povo de Paulo Afonso me deu. Serei eternamente grato pelo carinho e respeito que sempre me deram desde que aqui cheguei e dedicarei os próximos quatro anos para servir ao povo. Não tenho vaidade, mas sim, vontade de trabalhar pelo próximo, o que para mim é uma obrigação. Quero trazer esperança e não ilusão, e daqui a quatro anos, quero deixar a Prefeitura com a consciência de que fiz o melhor que pude para melhorar essa cidade”, concluiu o novo prefeito.

Foto: Francisco Imagens
Outros secretários de Paulo Afonso

Outros secretários de Paulo Afonso

Prestigiaram a solenidade, o secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Josias Gomes; o deputado estadual, Paulo Rangel; o comandante da 1ª Companhia de Infantaria, major Kauê Menezes; o subcomandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, Major Reinaldo Fernandes, o presidente da Câmara Marcondes Francisco e os vereadores Bero, do Jardim Bahia, vice-presidente da Câmara, Alexandro (Leco), 1º Secretário da Câmara, Leda Chaves, 2ª Secretária da Câmara, Jean Roubert, Marconi Daniel, Zezinho do INSS e José de Abel.

A solenidade da Praça das Mangueiras contou com a brilhante participação do Septeto Raízes, formado por excelentes músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe. (Antônio Galdino, com Washington Luís – DRT/BA nº 4109)

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.