• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

12.03.2017 | 00:57

 Compartilhe:

Parque Belvedere precisa de cuidados urgentes!

Lago quase seco, sujeira e jardins morrendo

Antônio Galdino

Arq. Folha Sertaneja
Inauguração do Parque Belvedere pela Diretoria da Chesf em 15/03/1958

Inauguração do Parque Belvedere pela Diretoria da Chesf em 15/03/1958

 O Parque Belvedere é uma das áreas do Bairro Chesf que continuam atraindo grande número de pessoas, famílias da cidade e turistas.
Nos últimos dias tem chegado à redação do Folha Sertaneja reclamações dos usuários tendo em vista o estado de abandono que este grande atrativo turístico vive.

Arq. Folha Sertaneja
Monumento do 1º Decênio da Chesf

Monumento do 1º Decênio da Chesf

Na verdade o Belvedere é um monumento histórico dos mais importantes de Paulo Afonso pois é o marco do 1º decênio da Chesf e foi inaugurado pela primeira diretoria da empresa em Março de 1958, a exatos 59 anos.

Durante muitas décadas foi mantido pela própria Chesf mas desde a gestão do prefeito Paulo de Deus quando o Acampamento da Chesf passou à gestão do município que tanto esse parque-monumento como todos os lagos, praças e jardins desta área passaram à manutenção da Prefeitura de Paulo Afonso.

Foto: Arq. Folha Sertaneja
Lançamento de livro de Cecildo Queiroz no Parque Belvedere

Lançamento de livro de Cecildo Queiroz no Parque Belvedere

No Parque Belvedere tem sido realizados atividades culturais e a beleza do lugar tem merecido a atenção de artistas como o arquiteto Hilson Cordeiro que criou algumas aquarelas com paisagens do lugar, uma delas, de grande sucesso, “Seu Nestor e a Kombi”, já um patrimônio dali com o seu caldo de cana.

Foto: Antônio Galdino
Iluminação de Led - Mirante do Belvedere

Iluminação de Led - Mirante do Belvedere

A sua iluminação foi restaurada e melhorada com o uso de lâmpadas de led mas os cuidados com a limpeza, o lago e os jardins está deixando a desejar e suscitando reclamações dos usuários.

Hoje, o pequeno lago que circunda este monumento está quase seco e cheio de sujeira. No monumento estão o busto do primeiro presidente da Chesf, Antônio José Alves de Souza e os medalhões dos primeiros diretores e ali, ao pé do busto, foi sepultado o coração deste presidente da Chesf.

Foto: Antônio Galdino
Lago/fonte - sujos e quase secos

Lago/fonte - sujos e quase secos

 Os jardins também estão secando. A informação é que há cerca de 15 dias a bomba que fornece a água para os jardins, a fonte e o lago não consegue captar a água do lago que também está com parte tomado por plantas e está com o seu nível bem abaixo do normal.

Foto: Antônio Galdino
Gramado e jardins morrendo

Gramado e jardins morrendo

Considerando o grande fluxo de pessoas e a beleza desse lugar, o uso de carros pipa, cuja água é captada no lago do Touro e Sucuri, cerca a menos de um quilômetro do Belvedere poderia solucionar esse problema ou a utilização de outra bomba, apropriada para estas situações.

Ali funcionam regularmente dois serviços de lanches. O do Sr. Nestor da Kombi, que começou a funcionar há 34 anos, desde 1983, quando foi autorizado pelo Administrador da Chesf Antônio Albuquerque. E outro que ocupa parte do passeio dos visitantes no acesso ao mirante e utiliza um barulhento motor no local.

Foto: Antônio Galdino
Área de acesso ao Mirante do Belvedere

Área de acesso ao Mirante do Belvedere

A situação do Parque Belvedere tem merecido comentários muito negativos dos usuários e visitantes, como um grupo de turistas de Alagoas que esteve no local neste sábado e saiu dali falando cobras e lagartos. E turistas insatisfeitos não retornam...

É importante que as secretarias de Meio Ambiente e de Turismo tomem urgentes providências para sanar esse problema e tanto os pauloafonsinos que costumam estar ali com suas famílias como os turistas que chegam a Paulo Afonso possam voltar a ter ali uma agradável área de lazer.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.