• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

17.03.2017 | 18:24

 Compartilhe:

TODOS JUNTOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

De 17 mil ligações ao SAMU, 13 mil são trotes

Antonio Galdino, jornal Folha Sertaneja, com ASCOM/PMPA e SAMU

divulgação
TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

 Um dos mais eficientes e mais importantes serviços de apoio à vida, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, conhecido como SAMU, que atende 24 horas por dia através do telefone 192, vem sofrendo há anos com os trotes que pessoas irresponsáveis tem feito ligando para esse número.

O pior é que enquanto uma viatura com médicos, enfermeiros e profissionais se deslocam às pressas, às vezes no meio da noite e nas madrugadas para atender a estes chamados, se constata que foi um trote, uma chamada desnecessária só por brincadeira de extremo mau gosto, uma grande irresponsabilidade. Nesse tempo de deslocamento, às vezes para lugares, bairros distantes, casos reais podem não estar sendo atendidos e pessoas morrendo porque as viaturas e os profissionais foram atender, de boa fé, a uma chamada de urgência que era um trote.

divulgação
TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

E os números são grandiosos. No ano de 2016, das pouco mais de 17 mil ligações, mais de 13 mil eram trotes.
E é preciso que de reforce o que diz a lei:

"TROTE É CRIME COM PENA DE 1 A 3 ANOS DE PRISÃO" . E mais, se o trote foi feito por menores, os pais e responsáveis é que serão presos e enquadrados na lei.

As chamadas falsas, popularmente conhecidas como ‘trote’, continuam liderando os índices maiores registros do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU192). De acordo com a coordenação do serviço, de 17.548 ligações anuais, 13.005 são informações de ocorrências inexistentes.

divulgação
TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

 Para a Secretaria Municipal de Saúde, o lado mais cruel dessa prática está na perda social. Enquanto uma viatura se desloca para atender a uma falsa ocorrência, alguém que realmente necessita de socorro deixa de ser atendido no tempo. Essa demora pode até custar o preço de uma vida. “A demora no atendimento devido a um trote representa um tempo precioso para quem depende de socorro imediato”, observa a coordenadora do SAMU/Paulo Afonso, Fabrízia Vital. A coordenadora salienta que “Trote é crime com pena de 1 a 3 anos de prisão.

Para chamar a atenção da população pauloafonsina sobre a necessidade de combater essa prática criminosa, o SAMU estará realizando uma série de atividades que terão inicio nesta quinta-feira, 16 de março, com um pedágio na Avenida Getúlio Vargas, em frente à antiga papelaria Jatobá, das 7h às 17h. No domingo (19), o pedágio será na CEASA do BTN, das 7h às 14h.

divulgação
TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

TODOS CONTRA OS TROTES AO SAMU

Mas a maior campanha deve ser feita nas escolas, em todas as escolas de todos os níveis, na mídia geral e o jornal Folha Sertaneja se coloca à disposição do SAMU e da Secretaria de Saúde para isso. Também é importante que se dê intensa visibilidade para este problema nas reuniões que tem feito regularmente a Secretaria de Educação do Município, a Secretaria de Desenvolvimento Social, espalhar-se cartazes e usarem os serviços de som do Restaurante Popular, nas missas e cultos religiosos, em todos os lugares, e que a Polícia identifique os casos mais significativos e prenda estes infratores para que outros entendam a gravidade disto que não é nenhuma brincadeira aceitável.

O SAMU foi uma grande conquista para apoiar a população de Paulo Afonso que vem crescendo e já chega aos 120 mil habitantes e este serviço tão importante precisa ser mantido pelo alto nível de qualidade que ele possui. TODOS JUNTOS CONTRA OS TROTES AO SAMU. (Antonio Galdino, jornal Folha Sertaneja, com informações da ASCOM/PMPA e SAMU)

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.