• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Política

20.03.2017 | 18:54

 Compartilhe:

Câmara de Paulo Afonso realiza sessão especial pelo Dia Municipal dos Demolays

Dia 20 de Março de 2017

Antonio Galdino - Atualizada em 21/03/2017, às 17:07 horas.

Foto: Antônio Galdino

Sessão solene da CMPA pelo Dia Municipal dos Demolays

((editar)) ((excluir))

 

 

 

Foto: Antônio Galdino
Sessão especial da CMPA pelo Dia Municipal dos Demolays

Sessão especial da CMPA pelo Dia Municipal dos Demolays

 Uma sessão especial e certamente muito marcante na história do Legislativo municipal foi realizada pela Câmara Municipal de Paulo Afonso na manhã da segunda-feira, 20 de Março, comemorativa do Dia Municipal dos Demolays, instituído no município pela Lei Municipal Nº 1.340, de 17 de Agosto de 2016, de iniciativa do então vereador e presidente da Câmara, Petrônio Nogueira e sancionada pelo prefeito Anilton Bastos Pereira.

divulgação
Lei que criou o Dia do Demolay em Paulo Afonso

Lei que criou o Dia do Demolay em Paulo Afonso

Por essa lei “Fica instituído o dia 18 de Março de cada ano como data comemorativa ao Dia Municipal do Demolay, no âmbito do município de Paulo Afonso” (Art. 1º).

 

Foto: Antônio Galdino
Mesa Diretora da CMPA

Mesa Diretora da CMPA

 A sessão da Câmara de Paulo Afonso foi dirigida pelo seu presidente, vereador Marcondes Francisco dos Santos e estavam presentes todos os 15 vereadores e autoridades representantes da Prefeitura, 1ª Cia. de Infantaria e 20º Batalhão de Polícia Militar. O prefeito Luiz de Deus foi representado pelo Sec. de Administração Hermes Benzota de Carvalho Júnior, mais conhecido como Júnior Benzota, também maçon da Loja Maçônica União do São Francisco que falou da “importância do trabalho desenvolvido por estes jovens de 12 a 21 anos que têm se destacado por suas nobres ações na sociedade e são também referência elogiosas pelo seu comportamento, disciplina e dedicação nos colégios que frequentam”.

Foto: Antônio Galdino
Breno Leal

Breno Leal

 Foram oradores do evento, o Demolay Breno Ricardo Leal Gusmão, Mestre Conselheiro do Capítulo Paulo Afonso da Ordem Demolay, que destacou as “sete virtudes cardeais que direcionam os jovens para uma melhoria de vida na sociedade e que são: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo”.

Foto: Antônio Galdino
Hermes Benzota de Carvalho Júnior

Hermes Benzota de Carvalho Júnior

Júnior Benzota, atual Secretário de Administração do prefeito Luiz Barbosa de Deus, de Paulo Afonso, representou o prefeito nesta solenidade e em seu discurso falou “da grande honra e imensa satisfação de ter sido presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Paulo Afonso da Ordem Demolay Nº 47, posição esta que atualmente é muito bem ocupada pelo meu irmão Danilo Santos. Tive grande alegria em poder trabalhar com estes jovens e pude ver de perto o trabalho que eles desempenham em nossa cidade”.

Foto: Antônio Galdino
Danilo Santos de Souza

Danilo Santos de Souza

Também foi orador neste solenidade o atual presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Paulo Afonso da Ordem Demolay, médico Danilo Santos de Souza, que falou da “história dos Demolays que teve origem nos Estados Unidos e que foi fundado em Paulo Afonso em 20 de agosto de 1986, sendo venerável da Loja União do São Francisco o irmão Pedro José Duarte Filho e instalado na Bahia em 23 de agosto daquele ano, sendo o segundo capítulo a ser instalado no Estado da Bahia.”

E acrescentou o Dr. Danilo: “Nesses trinta anos de vida, por ele já passaram mais de 400 jovens, e hoje cinquenta formam este capítulo e sempre são motivos de orgulho para os maçons que acompanham a sua caminhada”.

 É importante destacar dois detalhes importantes da história dos Demolays em Paulo Afonso. O primeiro é que o Capítulo da Ordem Demolay Nº 47 é afiliado ao Supremo Conselho da Ordem Demolay para a República Federativa do Brasil: SCODRFB. O segundo é ressaltar os trabalhos iniciais e bem complicados do Professor Pinheiro nos primeiros tempos de criação do Capítulo Demolay em Paulo Afonso, que fazia visitas com os jovens da Ordem e outros maçons da Loja União do São Francisco a lugares perigosos de circulação de drogas, tendo sido inclusive ameaçado por estas suas atitudes o que, segundo se fala, motivou a sua saída de Paulo Afonso para outra cidade da Bahia.

Foto: Antônio Galdino
Aloízio Miguel

Aloízio Miguel

 Outro maçon que esteve na tribuna da Câmara foi Aloísio Miguel, venerável da Loja Maçônica Cachoeira da Luz, outra loja maçônica sediada em Paulo Afonso, que também destacou a iniciativa do ex-vereador Petrônio Nogueira, assim como a atual gestão da Câmara Municipal pela realização deste evento.

Foto: Antônio Galdino
Hélio José Jesus de Matos

Hélio José Jesus de Matos

Hélio José Jesus de Matos, que é Oficial Executivo da 2ª Oficialaria do Estado da Bahia da Ordem Demolay, em seu discurso, agradeceu “a iniciativa do ex-vereador Petrônio Nogueira, de propor a criação do Dia Municipal do Demolay, aprovada pela unanimidade da Câmara Municipal de Paulo Afonso em agosto de 2016 e prontamente sancionada pelo prefeito Anilton Bastos e ao Presidente Marcondes Francisco e todos os vereadores deste Poder Legislativo por essa tão significativa Sessão Solene em homenagem aos Demolay nesta data”.

Foto: Antônio Galdino
Vereador Antônio Alexandre dos Santos

Vereador Antônio Alexandre dos Santos

 Pela Câmara Municipal de Vereadores de Paulo Afonso falaram o líder da bancada da oposição, vereador Antônio Alexandre dos Santos que também ressaltou a importância do Capitulo Demolay e as ações da Maçonaria em Paulo Afonso e o líder da bancada da situação, vereador Jean Roubert que também é membro da Loja Maçônica União do São Francisco.

Foto: Antônio Galdino
Vereador Jean Roubert

Vereador Jean Roubert

O vereador Jean Roubert citou “o grande herói e mártir desta Ordem, Jacques Demolay, o último grão mestre dos templários, que preferiu morrer que trair seus companheiros ou faltar com seu juramento. A Ordem Demolay tenta seguir os passos de fidelidade, lealdade e tolerância na qual Jacques Demolay tomou como base para sua vida”.

Foto: Antônio Galdino
Muitos maçons e familiares dos Demolays presentes

Muitos maçons e familiares dos Demolays presentes

 E concluiu com a mensagem do patrono da Ordem Demolay: “Se trabalharmos sobre o mármore, um dia ele acabará. Se trabalharmos sobre o metal, um dia o tempo o consumirá. Se erguermos templos, um dia se tornarão pó. Mas, se trabalharmos sobre almas jovens e imortais, se nós as imbuirmos com os princípios de justo temor ao criador e amor à humanidade, daqui a cem anos, pouco importará o que tenhamos acumulado no banco, que tipo de casa, palacete ou carro possuímos. Mas o mundo poderá ser diferente, talvez porque fomos importantes na vida dos jovens.”

Foto: Antônio Galdino
Autoridades e grande público na sessão especial do Dia do Demolay

Autoridades e grande público na sessão especial do Dia do Demolay

O presidente da Câmara, vereador Marcondes Francisco dos Santos, encerrou a sessão após discurso onde falou "da alegria de todos nós que fazemos esta Câmara pela oportunidade de realizar esta sessão, de fato muito especial e merecida, porque reconhecemos todos nós a importância de termos em nossa sociedade jovens de boa índole, preocupados em fazer sempre o bem e defendendo valores hoje tão esquecidos com o amor filial, a disciplina e outros praticados por estes jovens nos honram, assim como todos os maçons e amigos que hoje lotam as galerias desta Casa."

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.