• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

25.03.2017 | 13:37

 Compartilhe:

Dra. Lígia deixa a DEAM de Paulo Afonso e assume a 17ª COORPIN de Juazeiro-BA

Ela assume a 17ª COORPIN na segunda-feira, 27

Antônio Galdino

Foto: Antônio Galdino
Dra.Lígia Nunes Sá, ex-DEAM de Paulo Afonso, Coordenadora da 17ª COORPIN

Dra.Lígia Nunes Sá, ex-DEAM de Paulo Afonso, Coordenadora da 17ª COORPIN

 A Advogada, com Pós-Graduação em Gestão Pública em Políticas de Gênero e Raça pela UFBA, Lígia Nunes de Sá nasceu em Floresta-PE e atua como delegada, na polícia civil da Bahia, há 13 anos, com excelente desemprenho de suas atividades em várias regiões do Estado.

Em Paulo Afonso, já foi plantonista da Delegacia Municipal e desde 2011 tem atuado na Delegaçia Especial de Atendimento à Mulher, primeiro substituindo Dra. Mirela durante a sua licença de gestação e depois de forma definitiva, como titular desta unidade, com a promoção da Dra. Mirela Santana para chefiar a 18ª COORPIN de Paulo Afonso.

Na DEAM Dra. Lígia, com o apoio da colega Mirela e de outras delegadas da 18ª COORPIN e também, como faz questão de ressaltar, com o apoio da Polícia Militar, da Ronda Maria da Penha, instalada em Paulo Afonso em 2016 e da RAMPA – Rede de Assistência à Mulher de Paulo Afonso, que inclui a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Secretaria Municipal de Educação, a própria Prefeitura através de outros órgãos, pôde desenvolver intensa atividade de valorização da mulher e ampliado, a cada ano, o índice de credibilidade e de confiança das mulheres, na DEAM.

Foto: Antônio Galdino
Dra.Lígia Nunes Sá, ex-DEAM de Paulo Afonso, Coordenadora da 17ª COORPIN

Dra.Lígia Nunes Sá, ex-DEAM de Paulo Afonso, Coordenadora da 17ª COORPIN

Essas qualidades de sua atuação, reconhecidas e aplaudidas em todos os segmentos da sociedade pauloafonsina chegaram ao conhecimento do Secretário de Segurança Pública da Bahia e ao Governador Rui Costa, que nomearam a Dra. Lígia para assumir a 17ª COORPIN com sede em Juazeiro-BA e com área de atuação cerca de três vezes maior que a de Paulo Afonso e jurisdição em 9 grandes municípios baianos com uma população total de quase 600 mil habitantes. Só Juazeiro tem mais de 220 mil habitantes.

Em entrevista ao diretor da Folha Sertaneja às vésperas de sua ida para Juazeiro, Dra. Lígia falou, com entusiasmo e alegria, sobre os avanços das ações de proteção à mulher nesta região, segundo ela “crédito desta união de forças destes vários segmentos e da minha fé inabalável em Deus que é a razão da nossa existência, sempre presente em nossas ações”.

Foto: Antônio Galdino
Dra.Lígia Nunes Sá, ex-DEAM de Paulo Afonso, Coordenadora da 17ª COORPIN

Dra.Lígia Nunes Sá, ex-DEAM de Paulo Afonso, Coordenadora da 17ª COORPIN

 Sobre esta confiança das mulheres nos trabalhos da DEAM, Dra. Lígia se empolga ao dizer que “de longínquas regiões da zona rural de Paulo Afonso somos procurados por mulheres que chegam dizendo confiar em nosso trabalho e já argumentando: ‘Dra, eu quero as medidas protetivas da DEAM”.
E, acrescenta Dra. Lígia. “Isso é muito gratificante para o nosso trabalho e mostra que valeu a pena as visitas e reuniões que fizemos nos povoados, as palestras que fizemos com os pais e com estudantes da rede escolar do município, o cuidado e o carinho que temos aqui, da delegada, da assistente social, da psicóloga, da DEAM e de cada um dos que fazem a RAMPA. Isso nos gratifica muito.”

O reconhecimento destas qualidades da Dra. Lígia foi contemplado com a sua promoção a Coordenadora da 17ª COORPIN, do Estado da Bahia, com sede em Juazeiro onde começa a trabalhar na segunda-feira, dia 27 de Março.

Foto:Ascom PMPA
Homenagem a Dra. Lígia, pela SEDES

Homenagem a Dra. Lígia, pela SEDES

 Muito querida em Paulo Afonso, Dra. Lígia foi homenageada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho dos Direitos da Mulher, Secretaria de Educação do Município e várias outras instituições em um evento organizado pela SEDES, através de sua titular a Secretária Ana Clara Moreira, evento realizado no dia 23 de Março no auditório Edison Teixeira.

Ali, entre muitos abraços, lágrimas e flores em sua homenagem, muitas palavras de gratidão daquelas que com ela conviveram por cerca de seis anos em Paulo Afonso, três deles à frente da DEAM, mas também palavras de contentamento, de intensa alegria pelo reconhecimento de suas qualidades pelo governo do Estado da Bahia que resultou nesta promoção funcional.

Foto:Ascom PMPA
Ana Clara Moreira, Sec. de Desenvolvimento Social da PMPA

Ana Clara Moreira, Sec. de Desenvolvimento Social da PMPA

 

“Para nós que fazemos a SEDES é um momento de tristeza, porque nos últimos três anos, nosso trabalho contou com a garra e a coragem dessa amiga e competente profissional. Aceitar a perda é difícil, principalmente quando perdemos alguma coisa ou alguém de quem gostamos. Paulo Afonso agradece à Doutora Lígia, por sua dedicação e deseja sucesso em sua nova jornada”, falou Ana Clara Moreira.

Foto:Ascom PMPA
Homenagem a Dra. Lígia, pela SEDES

Homenagem a Dra. Lígia, pela SEDES

 Em sua fala emocionada mas firme, Dra Lígia disse: “Eu quero agradecer ao povo de Paulo Afonso, especialmente às instituições que me apoiaram nas diversas ações que realizei à frente da DEAM. Tudo o que acontece em minha vida é determinado por Deus, pois coloco tudo nas mãos dEle. Se há méritos no meu trabalho foi providência divina. Recebi essa nova missão com surpresa, porque não faço nada esperando receber aplausos, mas faço porque é meu dever. Agradeço à Polícia Civil da Bahia por depositar em mim, a confiança de que cumprirei o compromisso assumido em Juazeiro. Paulo Afonso, para mim, foi uma escola onde aprendi muita coisa que colocarei em prática na minha nova jornada”,

Durante da entrevista ao jornal Folha Sertaneja estavam presentes a Dra. Lúcia, delegada do Chorrochó e Dra. Mirela Santana, Coordenadora da COORPIN de Paulo Afonso, cuja jurisdição alcança uma população de mais de 320 mil habitantes.

Foto: Antônio Galdino - Arq.Folha Sertaneja
Dra. Mirela Santana, Coordenadora da 18ª COORPIN - BA

Dra. Mirela Santana, Coordenadora da 18ª COORPIN - BA

Dra. Mirela ressaltou “a alegria da nomeação de sua colega de Paulo Afonso para o importante cargo de Coordenação da 17ª COORPIN de Juazeiro”, frisando “a valorização pelo governo do Estado da Bahia das mulheres nesta área da segurança do Estado. Das 26 COORPINS do Estado, 5 são coordenadas por mulheres e destas, quatro delas saíram de chefias da DEAM, sendo que destas duas atuais coordenadoras do COORPIN, a de Paulo Afonso (Mirela Santana) e a de Juazeiro (Lígia Nunes de Sá), saíram da DEAM de Paulo Afonso”.

E acrescentou Dra. Mirela: “A COORPIN de Paulo Afonso está com cinco mulheres delegadas em seu quadro, de onde sai agora a Dra. Lígia, promovida para a 17ª COORPIN de Juazeiro, sendo substituída na DEAM pela Dra. Juliana Fontes Barbosa também no nosso quadro”

No mês em que se homenageia as mulheres, nada mais expressivo que o exemplo e o trabalho destas mulheres com referência da importância do sua atuação para melhorar a sociedade em que vivemos.

A Folha Sertaneja faz coro e também aplaude a estas e a todas as mulheres pauloafonsinas em todas as suas áreas de atuação e renova o que sempre pensou: embora Março, assim como Maio, sejam considerados meses especiais com datas de homenagem às mulheres, estes seres especiais merecem homenagens, respeito, reconhecimento e aplausos todos os dias. Parabéns, MULHER!

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.