• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Opinião

13.06.2017 | 19:11

 Compartilhe:

Mais um educador que nos deixa: Professora JAVA CARTONILHO

Professora da Carlina, Java faleceu em Brasília, dia 12/06

Antônio Galdino

Mais um educador que nos deixa: Professora JAVA CARTONILHO

Álbum da família
Professora Java Cartonilho

Professora Java Cartonilho

 Quando o Colégio Carlina festeja suas bodas de prata, perde duas professoras dedicadas e muito queridas. Dias antes de completar 25 anos de história, o Carlina perdeu a Professora Anunciada. Agora, poucos dias depois desta data histórica de sua criação, quem deixou o convívio com a família Carlina foi a Professora JAVA CARTONILHO RAMOS.

Ela trabalhava até o ano de 2007 no Colégio Quitéria Maria de Jesus mas em 15/08/2007 foi removida para o Colégio Carlina onde lecionava Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Artes.

Há anos que a Professora Java Cartonilho vivia com sérios problemas de saúde e, tendo completado há anos o seu tempo de trabalho no Governo do Estado da Bahia, estava, também há anos pleiteando a sua aposentadoria, infelizmente sempre protelada.

A saúde a obrigou a afastar-se seguidamente das suas atividades regulares no Colégio Carlina e, ainda recentemente, enquanto espera a decisão de sua aposentadoria e estando para vencer a sua última licença médica, esteve com o diretor do Carlina para voltar a dar aulas, em grande sacrifício físico, para não sair da folha de pagamento do Estado que lhe impunha essa condição, embora a Professora JAVA já tivesse completado 70 anos de idade em 16 de Março de 2017. Ela nasceu no Recife em 16 de Março de 1947.

Nos últimos dias que lhe restava da última licença médica e antes de retornar às atividades no Carlina, como se fosse uma despedida, JAVA resolveu fazer uma viagem para visitar a filha, um irmão e um sobrinho que moram em Brasília há anos.

Na casa da filha, no dia 12 de Junho, acordou queixando-se de uma dor no peito, uma agonia e não resistiu. Seu coração parou. E ela nos deixou de novo entristecidos, seus amigos, seus colegas do Carlina, os alunos, a família, como os irmãos Otávio, Zemira e todos os outros que sempre a amaram muito.

O seu corpo foi trasladado de Brasília para Paulo Afonso e chegou no começo da tarde do dia 13 de Junho. Está sendo velado no SAF (Av. Apolônio Sales). O seu sepultamento será às 09 horas da manhã da quarta-feira, dia 14 de Junho, no Cemitério Padre Lourenço Tori.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.