• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Política

26.09.2017 | 02:01

 Compartilhe:

Câmara Municipal entrega o título de Cidadão de Paulo Afonso ao Professor Fred

Dia 25 de Setembro de 2017

Antônio Galdino

Câmara Municipal entrega o título de Cidadão de Paulo Afonso ao Professor Fred

Foto: ACZuca
Professor Fred recebe o título de Cidadão de Paulo Afonso das mãos do ex-vereador Prof. Ivaldo Sales

Professor Fred recebe o título de Cidadão de Paulo Afonso das mãos do ex-vereador Prof. Ivaldo Sales

 No último ano do exercício de se mandato na Câmara Municipal de Paulo Afonso, em 2016, o vereador Professor Ivaldo Sales Nascimento, que não concorreu à reeleição, viu aprovado por seus pares a concessão do título de Cidadão de Paulo Afonso ao também professor, aposentado do COLEPA/Chesf e do CIEPA, Fred Nogueira, que nasceu em Serrinha-BA, em 29 de Setembro 1949 – Serrinha –Bahia – filho de Frederico Rodrigues Nogueira e Raymunda Magnavita Nogueira e hoje mora em Salvador, capital desse Estado.

Foto: ACZuca
Professores Fred e Marilena. Muitos presentes nesta homenagem.

Professores Fred e Marilena. Muitos presentes nesta homenagem.

Com o plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira e as galerias lotadas e todos os quinze vereadores presentes, na manhã do dia 25 de Setembro de 2017, como um presente de aniversário, a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, sob a presidência do vereador Marcondes Francisco dos Santos, seu presidente, fez a entrega solene deste título de Cidadão de Paulo Afonso ao Professor Fred Nogueira, professor de Educação Física e treinador destacado de Handebol e outras modalidades de esporte durante os 24 anos de sua permanência nesta cidade.

A justificativa do Professor Ivaldo foram os relevantes serviços prestados à educação e de forma bem especial ao esporte de Paulo Afonso durante o período em que trabalhou em Paulo Afonso, o professor Fred, sempre ao lado da esposa, também professora de educação física, Marilena. Os dois foram responsáveis pela formação de grandes atletas, grandes equipes com destaque para o Handebol, cujos times do masculino e do feminino sagraram-se muitas vezes campeões na cidade e em vários outros lugares onde disputavam.

Foto: ACZuca
Prof. Fred, na Câmara Municipal de Paulo Afonso - 25 Set 2017

Prof. Fred, na Câmara Municipal de Paulo Afonso - 25 Set 2017

 Fred chegou em Paulo Afonso em 1973, com 23 anos, para trabalhar na Chesf. Veio de Santos–SP, onde se formara na Universidade Bandeirante em Santos em 1972 e morava em frente ao mar para enfrentar a aridez da caatinga.

Em 1974, casou com sua eterna companheira de vida e de atividades desportivas, a professora, também muito querida, Marilena Henklain.
Dessa união vieram três filhos, todos pauloafonsinos. Max que é médico e mora em Paraguaçu Paulista; Alex que é advogado e mora em Salvador e Erix que é engenheiro eletricista e computação e mora em Irecê-BA. O casal tem 2 netas.

Em Paulo Afonso, o professor Fred trabalhou durante 24 anos, de 28 de maio de 1973 a dezembro de 1996, nos Colégios COLEPA, CIEPA e Benjamim Sodré. Foi Coordenador Regional de Educação Física na DIREC-10 hoje NTE-24 e foi também professor de recreação da Casa da Criança.
“Confesso que a parte didática da Educação era a que mais me fascinava: Como motivar, como alcançar os objetivos, como evitar as drogas, como melhor ensinar, me aperfeiçoando e buscando o melhor nível de entendimento entre as pessoas, enfim me pós graduei em Psicopedagogia e Ciências do Esporte”.

Perguntado pelo Folha Sertaneja o porquê desse seu carinho especial pelo Handebol, Fred disse:
“O handebol é o esporte que mais se pratica em todas as escolas do Brasil. É uma ferramenta que desenvolve a disciplina, a concentração, a contenção dos nervos, a vibração em cada lance de jogadas que vão se superando a medida que se aprimora. As vitórias eram a premiação pela dedicação e treinamentos constantes. Representa para mim a união de todos com a amizade e o respeito conquistados em varias gerações”.

Foto: Antonio Galdino
Fred, no jornal Folha Sertaneja - 25 Set 2017

Fred, no jornal Folha Sertaneja - 25 Set 2017

Em seu discurso, na Câmara lembrou da organização dos Jogos Estudantis e dos muitos estudantes que eram considerados como seus filhos e também lembrou “dos amigos, familiares que já partiram desse mundo principalmente aqueles que foram nossos mestres e colegas como Oncinha(CPA), Sr. Erivaldo (diretor da Liga pai de William e Erivaldo ) Raul Rodrigues, Prof. Humberto, Prof. Domingos, Prof. Alfredo, Prof. Leôncio e tantos outros”.

Ao receber o título de Cidadão de Paulo Afonso ele falou: Só tenho que agradecer a Deus a felicidade de encontrar tanta gente como verdadeira família. Com tanta mostra de carinho recebido por todos de Paulo Afonso que penso ter a missão cumprida.

E concluiu, muito aplaudido por todos que ali estavam:
“Em Paulo Afonso tive grandes amigos, colegas, alunos, filhos, construir um patrimônio, contribuir para a sociedade e adquiri muita experiência para lidar com pessoas, recebi bons salários, recebi a dedicação e o respeito dos meus alunos e filhos, recebi a contribuição da Chesf e do Estado para organizar as Olimpíadas ano a ano, recebi o apoio para as competições fora da nossa cidade por parte da Prefeitura e depois um ginásio de esportes foi construído por excelente resultados alcançados, principalmente como campeões nos Jogos abertos do Interior em Futsal e Handebol.

Foto: Ricardo Costa
Professores Galdino, Marilena, Fred, Roberto Ricardo e Ivus Leal, na Folha Sertaneja

Professores Galdino, Marilena, Fred, Roberto Ricardo e Ivus Leal, na Folha Sertaneja

 Recebi casa e condições favoráveis para trabalhar, mas nada disso seria tão importante se não soubesse usar, corrompendo, enganando, nada disso seria importante se eu não tivesse harmonia com a família e a paz interior. Nada disso seria possível se não tivesse conhecido e aprendido o que mais belo julgo, o que na verdade vim fazer em Paulo Afonso......foi descobrir o farol da minha vida...que me deu toda a orientação para prosseguir na jornada na Terra que foi o ESPIRITISMO a busca do conhecimento da Religião, da Filosofia e da Ciência começado com Moises, Jesus e atualizado com Alan Kardec. Isso mesmo um livro, uma fé e a orientação de Jesus sempre a frente: Essa a única maneira de salvar a Educação, a saúde, a segurança, da corrupção reinante nesse país. Essa é a revolução silenciosa que solucionará todos os problemas do ser humano.”

Depois da solenidade na Câmara, os professores Fred e Marilena, acompanhados do amigo, Professor Roberto Ricardo, estiveram na Folha Sertaneja onde se encontraram com o Professor Ivus e Professor Galdino em um marcante momento de lembranças dos tempos do COLEPA.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.