• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Política

02.10.2017 | 19:07

 Compartilhe:

Governador empossa Arany Santana como a primeira secretária de Cultura do Estado

Ex-secretários da pasta prestigiam posse de Arany na Secult

Secom - Governo da Bahia - www.comunicacao.ba.gov.br - Fotos: Pedro Moraes GOV-BA

Foto: Pedro Moraes/GOV-BA
Arany Santana toma posse como Secretária de Cultura da Bahia

Arany Santana toma posse como Secretária de Cultura da Bahia

 Governador empossa Arany Santana como a primeira secretária de Cultura do Estado

O governador Rui Costa deu posse à nova secretária de Cultura do Estado, na tarde desta segunda-feira (2), em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta passa a ser comandada por Arany Santana, que deixa a diretoria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), e assume o lugar deixado por Jorge Portugal. É a primeira vez que uma mulher está à frente do órgão.

Foto: Pedro Moraes/GOV-BA
Arany Santana toma posse como Secretária de Cultura da Bahia

Arany Santana toma posse como Secretária de Cultura da Bahia

“Eu desejo toda a sorte do mundo à Arany, uma mulher sensível, guerreira, que tem a cultura na alma, no coração. Tenho certeza que ela vai reunir todo mundo da cultura, ouvir. E quero agradecer ao nosso ex-secretário Jorge Portugal pelo esforço, trabalho e dedicação ao longo desses meses”, declarou o governador, que defendeu a regionalização da cultura como uma prioridade da pasta. “É a primeira mulher na Secult, negra, e a sugestão que eu dei a ela é que ela consiga ouvir todas as linguagens, todas as áreas da cultura”, completou Rui Costa.

“É uma missão desafiadora. Primeiro, substituir Jorge Portugal, uma pessoa com o carisma e conhecimento que ele tem, que é uma referência para a juventude negra desta cidade. Segundo, eu, enquanto mulher, assumir a gestão de uma Secretaria da Cultura, faltando um ano e meio para terminar. Me sinto absolutamente à vontade porque já estava lá há algum tempo e a gente vai dar continuidade, fortalecer as ações importantes e estruturantes da nossa Secretaria”, afirmou Arany, que já passou por secretarias municipais e estaduais, é educadora, atriz e ex-diretora do bloco afro Ilê Aiyê.

Foto: Pedro Moraes/GOV-BA
Arany Santana toma posse como Secretária de Cultura da Bahia

Arany Santana toma posse como Secretária de Cultura da Bahia

 Compareceram à cerimônia de posse deputados, vereadores e secretários de Governo de diversas pastas. Jorge Portugal falou sobre a chegada de Arany ao cargo. “Sai um negro, entra uma negra e esta é uma forma da Bahia mostrar o quanto ela tem avançado em determinadas pautas e reivindicações. Não vai haver transformações abruptas de maneira nenhuma, o que está engatilhado vai ser feito. O que vai acontecer é se aprofundar naquilo que foi pensado até aqui”, afirmou Portugal.

Ex-secretários da pasta prestigiam a posse de Arany Santana na Secult

A posse da nova secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, foi prestigiada por antigos titulares da pasta. Além de Jorge Portugal, a quem Arany substitui, também estiveram presentes os ex-secretários Márcio Meirelles e Albino Rubim, ambos da gestão de Jaques Wagner. Os três foram unânimes ao destacarem as qualidades da nova gestora e ressaltaram sua capacidade de trabalho e seu papel na luta pela cultura baiana e, especialmente pela identidade afro-baiana.
“Conheço Arany há muito tempo e confio no seu trabalho. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) foi criado na minha gestão e, na época, a convidei para assumir a direção. Além de ser uma pessoa adorável, desenvolve um trabalho fantástico. Ela tem a vantagem de se relacionar muito bem com as pessoas e conhecer bem a secretaria”, afirmou Albino Rubim.
Mesmo achando que a nova secretária terá pouco tempo para colocar seus projetos em prática, Márcio Meirelles destaca que as características de Arany vão ajudá-la muito na sua gestão. “Trata-se de uma mulher competente, corajosa e guerreira. O próprio fato de ela ter aceito assumir a secretaria já foi muito importante”, disse o ex-secretário e diretor teatral.
“Saiu um negro e entrou uma negra. É uma prova de que a Bahia está demonstrando que reconhece a importância do povo negro na sua cultura.”, afirmou o ex-secretário Jorge Portugal, também enfatizando a trajetória de luta e sucesso da nova secretária de Cultura do Estado.
(Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia - www.comunicacao.ba.gov.br - Fotos: Pedro Moraes/GOVBA)

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.