• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

28.11.2017 | 15:37

 Compartilhe:

Culto evangélico e muita emoção no velório de Francineide no IFBA-Paulo Afonso

Dia 28/11. Sepultamento em Floresta/PE, no final da tarde.

Antônio Galdino

Culto evangélico e muita emoção no velório de Francineide no IFBA-Paulo Afonso, dia 28 de Novembro.

Sepultamento em Floresta/PE, no final da tarde.

Foto: Antonio Galdino
Velório de Francineide de Sá, no IFBA - Paulo Afonso

Velório de Francineide de Sá, no IFBA - Paulo Afonso

 Colegas professores, funcionários do IFBA, familiares e membros da Igreja Nova Aliança, de Paulo Afonso onde Francineide, também chamada pelos amigos de Neide, atuavam na diaconia, participaram de um culto realizado no final da manhã do dia 28 de Novembro, na quadra de esportes do IFBA Paulo Afonso.

Foto: Antonio Galdino

Após ser velado no IFPA em Paulo Afonso, o corpo da funcionária Francineide de Sá foi levado para a sua cidade natal, Floresta, em Pernambuco para o sepultamento no final da tarde deste dia 28 de Novembro.

No culto, num clima de muita emoção de todos, o Pastor Manfrede destacou os princípios cristãos de Francineide, “sempre atuante, exemplo de vida e de dedicação à causa do Senhor Jesus, nas atividades da Igreja Nova Aliança, onde estava congregando há quatro anos. Muito querida de todos, sempre amável, Neide era uma pessoa tranquila e segura da sua salvação eterna. No sábado, na véspera de sua viagem, ela conversou comigo no gabinete pastoral falando desta viagem e eu lhe disse: minha irmã, vá na paz do Senhor Jesus.

Foto: Antonio Galdino
No fundo do Departamento de Administração, à esquerda, a sua mesa de trabalho

No fundo do Departamento de Administração, à esquerda, a sua mesa de trabalho

 

 E sei que ela viajou em paz, assim como em paz ela deixou esta vida. Vejam o seu semblante. A Bíblia Sagrada nos mostra que a vida é um sopro, uma tênue fumaça que se dissipa e é preciso que estejamos preparados, para ir ao encontro do Pai, como sabia que estava preparada a nossa querida irmã Francineide. Aqui estamos todos pesarosos pela perda da convivência física com ela mas o seu espírito, e nós, assim como ela, cremos nisso, está em absoluta paz com o Senhor Jesus”, disse o Pastor Manfrede.

 Um dos sobreviventes que saiu ileso deste acidente, o professor de Educação Física, Marcus Vinícius, conhecido por Mano, estava ali lembrando aos colegas do IFBA esses momentos delicados. “Embora o momento fosse de intensa tensão, não havia pânico entre os passageiros da van. Fiz uma foto de Neide pouco antes do acidente e ela estava feliz, sorridente. E a prestação de socorro do SAMU, do helicóptero da Polícia Militar foi imediata, o que nos deu ainda mais tranquilidade. Mas, como falou o pastor, precisamos continuar as nossas orações pelos colegas que ainda estão em observação e tratamento médico, como a nossa querida colega Ivone e os demais que se machucaram”.

Foto: Antonio Galdino
Gorete e Jardel, colegas de Francineide, falaram pelo IFBA - Paulo Afonso

Gorete e Jardel, colegas de Francineide, falaram pelo IFBA - Paulo Afonso

 Pelo IFBA de Paulo Afonso, falaram os funcionários Maria Gorete Gomes de Sá, colega do Departamento de Administração do IFBA/PA chefiado por Francineide, que destacou as qualidades funcionais da colega e Jardel Menezes, da Comunicação do IFBA/PA que também justificou a ausência do Diretor Arleno de Jesus, que também estava no veículo acidentado e, embora sem lesões permaneceu em Salvador, ao lado de familiares para exames complementares.

Foto: Professor Mano
Francineide, na van, ao centro.

Francineide, na van, ao centro.

Sobre o acidente da van do IFBA, o prefeito de Paulo Afonso em exercício, Flávio Henrique, irmão do professor Mano, expediu uma nota de pesar da Prefeitura onde diz: “Foi com muita tristeza que recebemos a noticia do acidente com os servidores do IFBA Campos Paulo Afonso, que vitimou fatalmente a funcionária Francineide de Sá Nascimento. Naquele veiculo estava o meu irmão, a quem chamamos carinhosamente de Mano, que é professor daquela instituição e que junto com todos passou por muita dor e sofrimento.
Nesse momento tão singular para a família de Francineide, desejamos nossas sinceras condolências acreditando que a fé em Deus possa trazer conforto para os dias que virão. Aos que continuam hospitalizados, nossas orações para que se recuperem o mais breve possível. Flávio Henrique Magalhães Lima – Prefeito de Paulo Afonso em exercício”.
A van acidentada transportava 11 pessoas, funcionários do IFBA de Paulo Afonso e de Euclides da Cunha que iriam participar dos Jogos dos Servidores do IFBA que aconteceriam entre os dias 26 e 30 de novembro, no Sesi de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O jogos foram cancelados.

Luto no Instituto Federal de Paulo Afonso/BA e Floresta/PE

A funcionária Francineide de Sá Nascimento teve uma intensa e profícua vida na educação de Floresta, onde também atuou no Instituto Federal do Sertão Pernambucano que decretou, assim como fez o IF de Paulo Afonso, Luto Oficial de três dias e expediu a seguinte nota de pesar:

Nota de Pesar

divulgação
Francineide de Sá Nascimento

Francineide de Sá Nascimento

 É com profundo pesar que a comunidade do Instituto Federal do Sertão Pernambucano recebeu a notícia do falecimento da ex-servidora do campus Floresta, Francineide de Sá Nascimento, ocorrido na tarde de ontem (26), em virtude de acidente automobilístico com a van que transportava 11 servidores do Instituto Federal da Bahia, na BR 324.
Conhecida carinhosamente como “Neide”, foi servidora do campus Floresta do IF Sertão-PE entre 20 de agosto de 2008 e 20 de março de 2012, quando foi redistribuída para o campus Paulo Afonso do IFBA. No campus Floresta atuou como Assistente Administrativa na Biblioteca, contribuindo para a sua instalação e funcionamento; e no Setor Financeiro, como especialista na área devido à graduação em matemática..
Sua partida sensibilizou toda a comunidade acadêmica, que reconhece sua atuação pelo desenvolvimento da instituição, e da educação no município de Floresta, no qual atuou como professora de matemática antes de seu ingresso no IF Sertão-PE.
A trajetória de Francineide foi marcada pelo comprometimento e dedicação; dessa forma, seu legado será perpetuado pelos colegas de trabalho, amigos e estudantes que conviveram com ela.
À família e amigos de Francineide a comunidade do IF Sertão-PE manifesta solidariedade e sinceras condolências. Aos demais colegas do IFBA ocupantes da van acidentada os servidores do IF Sertão-PE desejam a plena recuperação, em especial ao ex-servidor do campus Floresta, redistribuído em 2017, Celso Melo.
Em respeito à memória de Francineide o Instituto Federal do Sertão Pernambucano decreta luto oficial de três dias. A direção do campus Floresta do IF Sertão-PE informa que as atividades da unidade serão suspensas durante todo o dia do sepultamento de Francineide de Sá. (Por Elidiane Poquiviqui / ASCOM.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.