• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Opinião

19.12.2017 | 01:36

 Compartilhe:

Ici, Paris - Impressões da cidade-luz em dezembro/2017

1. PRIMEIRA NOITE EM PARIS

Edson Mendes - edsonmal@uol.com.br - Membro da ALPA, Cadeira Nº26

Ici, Paris
Impressões da cidade-luz em dezembro/2017
Edson Mendes

Nota da Redação da Folha Sertaneja
Uma missão para Edson Mendes.

Foto: Admilson Gomes
Edson Mendes na posse da nova diretoria da ALPA em Paulo Afonso - Set/2017

Edson Mendes na posse da nova diretoria da ALPA em Paulo Afonso - Set/2017

 Edson Mendes de Araújo Lima nasceu em Paulo Afonso e sua família é do Povoado Juá. Mas ele criou asas logo cedo. Estudou no IMEAPS onde concluiu o ginásio há 50 anos (que se completam em 2018). Cresceu profissionalmente e por conta do trabalho morou em vários estados brasileiros. Ultimamente, acomodou-se no Recife onde foi eleito Secretário Geral da União dos Escritores Brasileiros.

Bom de conversa e de escrita, também é membro da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA.
Em dezembro agendou viagem para rever a filha que mora na França e cruzou o Atlântico para ir, com a esposa, abraçar a pimpolha e respirar, por uns tempos os ares parisienses, à sombra da Torre Eiffel e de outros encantos da cidade-luz. Dali também vai esticar os olhares pelos horizontes de Lisboa, ver o Tejo, a Torre de Sintra, o Mosteiro dos Jerônimos, comer o Pastel de Belém, degustar o vinho do Porto.

Claro que o jornal Folha Sertaneja não iria desperdiçar uma oportunidade destas, de receber de um pauloafonsino, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, alguns textos, relatos do registro dos seus olhos curiosos de sertanejo nestas terras centenárias da Europa. Fiz a provocação e não é que ele, como bom sertanejo, aceitou a missão...

Edson Mendes pousou na França ainda com o país envolto na comoção nacional pela morte da lenda do rock Johnny Hallyday, ocorrida no dia 06 de dezembro... E já me enviou as primeiras impressões da cidade-luz, que estaremos publicando a cada 3, 4 dias... e também na edição impressa do jornal Folha Sertaneja que recebe este impagável presente de Natal...

Estaremos compartilhando essas impressões de viagem do amigo Edson Mendes nesta página online da Folha Sertaneja e também no Facebook Antônio Silva Galdino e na página da Academia de Letras de Paulo Afonso, também no Facebook.
Com a palavra, Edson Mendes, direto de Paris. (Antônio Galdino da Silva – diretor do jornal Folha Sertaneja, presidente da ALPA)

ICI, PARIS
IMPRESSÕES DA CIDADE-LUZ EM DEZEMBRO/2017
Edson Mendes

1. PRIMEIRA NOITE EM PARIS

divulgação
Paris à noite

Paris à noite

 A impressão que se tem, chegando à noite em Paris, é que de cima se vê o céu, e que os vagalumes piscando abaixo não são as luzes, são as estrelas. E que por alguma razão fomos enviados para o andar de cima, o nicho superior da finesse.

divulgação
Paris - France

Paris - France

A mesma impressão se tem no Rio de Janeiro, que é a Cidade Maravilhosa – mas não é a Cidade-Luz. Coisa de provinciano, certamente, mas como evitar esse sentimento, não digo de soberba, mas assim, como diria, de completude? Porque Paris é uma festa, disse Hemingway, e porque nem todos são convidados, diria eu, quase tripudiando sobre os vencidos – todos aqueles que nunca tiveram o privilégio de ver Paris...

divulgação
Paris - France

Paris - France

 Mas antes que a soberba me mate, me acode minha mãe, lembrando que os arrogantes nunca verão a Deus, pois o verdadeiro céu não pode, nunca poderá ser visto senão por aqueles que tenham no coração certa mistura de amor e humildade, e que se eu, depois de grande, não viesse a saber e compreender isso, umas chineladas resolveriam o problema desde logo.

divulgação
Paris - France

Paris - France

E é assim que me vejo hoje chegando a Paris: 51% orgulhoso. E mais. Com uma encomenda especial. Mandar, duas ou três vezes por semana, um registro dos fatos para a Folha Sertaneja, do professor Antonio Galdino, meu amigo e editor. Estou orgulhoso pela encomenda, mas não posso dizer a mesma coisa sobre os honorários.

E assim Paris nos recebe, neste fim de ano. Caroline e Pierre nos esperam, com as crianças, e do aeroporto seguimos já com algumas advertências: não estranhem o calor, a temperatura subiu mas vai baixar (o painel marca 8 graus); Israel e Nilzete chegam na quinta-feira (de Londres, não do Juá); e, claro, Perpétua me orientando (ponha o cachecol, tome o remédio, lave as mãos, faça de conta, sorria, cale a boca, etc.).
E a primeira noite desses trinta dias se vai com uma garrafa de vinho e a promessa de que, se os bárbaros vencerem e a hecatombe enfim nos alcançar, ainda teremos Paris, mesmo que só na lembrança ou no sonho, para nos acalentar.

Edson Mendes
edsonmal@uol.com.br
Membro da ALPA, Cadeira Nº26

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.