• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Cultura & Arte

14.03.2018 | 13:00

 Compartilhe:

1º Festival de Repente do Território Itaparica será realizado em Paulo Afonso neste fim de semana

Praça do Coreto, nos dias 16, 17 e 18 de Março

Antônio Galdino com informações da Oxente

1º Festival de Repente do Território Itaparica será realizado em Paulo Afonso neste fim de semana
No Coreto, nos dias 16, 17 e 18 de Março

divulgação Oxente Editora

 Um grande evento, Projeto desafiador que tem como premissa a oferta de um grande festival relacionado às culturas populares no Território Itaparica, através da promoção do "1º Festival Nacional de Repente do Território Itaparica", com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e FUNCEB, através do Edital Setorial de Música, que visa trazer artistas de vários lugares do Brasil para desafios de repente, além de oferecer aos participantes interessados a oportunidade de aprendizado, através de palestras, oficinas, exposições, recital de poesia, com alusão ao Dia Nacional da Poesia, que é dia 14 de março.

Esse evento, que acontecerá no espaço do CORETO, nos dias 16, 17 e 18 de março, surge como algo inovador e desafiador, para nosso território, e é algo que, através da percepção da importância da grandiosidade e da valorização do Repente, Poesia e a Cultura Popular, em uma atividade motivadora e contagiante. Surge como uma forma de motivar a juventude e também o público mais experiente, e é uma tentativa de evidenciar que o repente e a cantoria podem trazer divertimento e entretenimento, juntamente com as outras linguagens artísticas.

Além do FESTIVAL, que acontecerá nas noites, a partir das 19h, estão previstas também duas oficinas de Cordel e Xilogravura, com dois oficineiros com uma vasta trajetória na área, Luiz Natividade, xilógrafo da capital baiana, e o poeta e escritor Romildo Alves, de Feira de Santana, sobre "O Cordel e produção de poesia popular", que acontecerão, no Espaço Raso da Catarina, nos dias 16 e 17, nos turnos da manhã e tarde. Na noite do dia 18, encerramento do evento, acontecerá a apresentação da peça teatral “O Auto da Compadecida”, pelo Grupo de Teatro CIZARTE, além de um recital de poesia, com a presença de poetas, cantadores, pessoas da comunidade e interessados que queiram participar. Para fechar a noite e esse grande festival, o show de encerramento com o forró "pé-de-serra" do Sálvio Emanuel e TRIO ZÉ MADRUGA, colocando o público para dançar ao som do forró tradicional e com várias músicas autorais.

Estarão presentes, nomes como Jeferson Silva e Jairo Silva - Iguatu-CE,
Paulo Pereira e Genaldo Pereira - Patos das Espinharas-PB,
Ismael Pereira e Acrízio de França - Lavras da Mangabeira-CE,
Gilmar de Oliveira e José Filho - Cajazeiras-PB,
Raulino Silva e Felipe Pereira - Caruaru-PE,
Vem-vem do Nordeste e João Bezerra, Marlon Torres e Cícero Romário, Edvaldo Zuzu, Rafael Neto, Arnaldo Pessoa, Airton Alves, entre outros grandes nomes.
Quem apresenta o festival é o ilustre Iponax Vila Nova.

O QUE É:
1º Festiva De Repente do Território Itaparica
LOCAL:
Praça do CORETO
DATA:
16 a 18 de março de 2018
HORÁRIO:
Festival – 19h
Oficinas no espaço Raso da Catarina – das 8H às 11:30 e 14h às 17:30
GRATUITO

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.


Table has no partition for value 1544844785