• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Cultura & Arte

27.03.2018 | 00:33

 Compartilhe:

Regina Soares, artesã, especialista em couro da tilápia em Paulo Afonso-BA

Para contato com Regina, telefone/WhatsApp-(75)-9-9191-9124

Entrevista de Regina concedida a Antônio Galdino, na Folha Sertaneja

Regina Soares, artesã, especialista em couro da tilápia

Foto: Antonio Galdino
Regina e os produtos feitos com couro de tilápia

Regina e os produtos feitos com couro de tilápia

 Baiana, nascida em Jeremoabo, Maria Regina Soares, já andou bastante pelo Brasil a fora. Passou uns tempos em Petrópolis, com uma irmã, já morou em Teixeira de Freitas, onde começou a trabalhar com artesanato, em Juazeiro da Bahia, até se estabelecer em Paulo Afonso onde trabalha como artesã na delicada tarefa de produzir peças a partir do couro da tilápia, produzida em grande quantidade nos tanques-rede de vários municípios ribeirinhos do São Francisco.

Ela chegou a começar a estudar Pedagogia na antiga Fater, em Paulo Afonso, mas esta faculdade deixou de manter o seu núcleo na cidade.
Há 15 anos, Regina reuniu outros artesãos de Paulo Afonso e fundou a AGAPPA – Associação Grupo de Artesãos Produtores de Paulo Afonso e, por muitos anos a Associação se estabeleceu com lojinhas de artesanato em vários pontos da cidade. Aos poucos os artesãos foram deixando a Associação e Regina tocou o trabalho. Até há pouco tempo tinha uma pequena loja de artesanato no Aeroporto de Paulo Afonso que funcionava apenas nos dias de voos mas mudanças na administração da Infraero a fizeram desistir e a loja foi fechada.

Foto: Antonio Galdino
Produtos artesanais feitos com couro de tilpaia

Produtos artesanais feitos com couro de tilpaia

 Há anos que Regina vem se destacando nesta área ao investir na produção de peças de artesanato a partir do uso do couro da tilápia. E isso começou ainda no tempo do Instituto Xingó quando participou, em Piranhas/AL, de um treinamento sobre o curtimento do couro da tilápia.
Em 2007 não perdeu a oportunidade oferecida pela Professora Suzana, atual diretora da UNEB – Campus VIII, de Paulo Afonso. Foi a Professora Suzana que a recebeu e mais 7 outras artesãs associadas da AGAPPA para um treinamento sobre o curtimento do couro da tilápia, em aulas práticas com os alunos do Curso Engenharia de Pesca.

Muito dedicada, tem ampliado os seus conhecimentos em outras áreas do artesanato e, vez por outra, é chamada para dar oficinas em projetos da Chesf, do Governo do Estado da Bahia e outras instituições.

Em 2015, através de um Edital da SECULT, do Governo da Bahia, realizou oficinas com o apoio dos municípios, através dos CRAS, em Paulo Afonso, Glória, Rodelas e Abaré. do Território de Itaparica. Em 2017, em outro projeto da SECULT, voltado para a Economia Criativa, desenvolveu oficinas em Paulo Afonso e em Glória.

Nessas oficinas, as atividades podem ser bem variadas. Ora trabalha com taboas, uma planta existente em grande quantidade nos lagos da região, ora orienta sobre o bordado capitonee, ou trabalha com cartonagem, material reciclado e até com atividades de teatro, onde conta com o apoio e participação do ator e cantor Edilson Vieira.

Foto: Antonio Galdino
Regina, na Ilha do Urubu (Chesf-Paulo Afonso) gravando para o programa Mosaico da TV Bahia

Regina, na Ilha do Urubu (Chesf-Paulo Afonso) gravando para o programa Mosaico da TV Bahia

Ela afirma que “graças a Deus o meu trabalho tem sido reconhecido pela Chesf, através do PAS, pelo Sebrae e quem também muito tem me ajudado é Valda, da Aghenda, além destes editais do governo”. Regina também tem recebido apoio do site www.acertepauloafonso.com.br, de Clícia (da Ascopa), Rubinho Lima (Editora Oxente) e da ACAF (Jorge Henrique) e da Folha Sertaneja, na divulgação do seu trabalho. No dia 21 de Março de 2018, Regina esteve na Ilha do Urubu, na Chesf, com o apoio da ACAF e gravou sobre o seu trabalho para o programa Mosaico, da Rede Bahia de Televisão, afiliada da Rede Globo, programa que já está no ar há mais de 10 anos e é apresentado por Timbó, aos sábados, logo depois do jornal Hoje. Esse programa sobre o rio São Francisco, gravado na região de Paulo Afonso vai ao ar em Abril, em data ainda não confirmada.

Foto: Antonio Galdino
Contatos de Regina

Contatos de Regina

 E diz ainda Regina: “Ultimamente e já há algum tempo, tenho me dedicado ao trabalho de produção de artesanato a partir do couro da tilápia. Mas é um trabalho penoso e delicado que vai da coleta das peles, o seu armazenamento em um frezzer, e eu tenho apenas um, e todo o trabalho de limpeza e curtimento da pele, em várias e delicadas etapas até a seu uso para a confecção das peças”.

As peles dos peixes, informa Regina, ela consegue de doação de peixeiros na feira de Paulo Afonso. “Eu recebia antes de uma grande empresa que deixou de me fornecer. Mas com a produção da tilápia na região é muito grande, o que recebo dos amigos peixeiros é suficiente para a minha capacidade de armazenamento e de produção atual”, diz Regina.

Uma vez pronta, a pele é utilizada na confecção de bolsas, capas de agendas, carteiras, porta-cartões, porta-celulares e porta-moedas, cintos, chaveiros, canetas e um grande número de objetos, comercializados em grosso e a varejo, inclusive brindes para eventos.
Todo esse trabalho é feito com a ajuda do irmão Paulo Antônio e da mãe de Regina, D. Maria Francisca.
A alegria da artesã é ver o seu trabalho reconhecido e aceito até por grifes de renome para quem Regina tem fornecido cintos, alças para vestidos e macacões.

Quem desejar falar com Regina Soares pode fazer isso por um destes contatos:
Telefone e WhatsApp – (75)-9-9191-9124; Outros telefones: (75)9-8815-6343 e (75)3281-4227.
Ou acesse o site: www.ecotilápia.com.br ; E-mail: reginasoares.art@hotmail.com e Facebook.com/ecotilapiaartes.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.