• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Cultura & Arte

27.07.2018 | 19:04

 Compartilhe:

Vila da Cultura: palestras, a história de Paulo Afonso, e mais: poesia, Rap, MPB, dança e teatro

Programação de 23 a 29 de Julho - 60 anos de Paulo Afonso

ASCOM/PMPA

divulgação

 Vila da Cultura: aula ao ar livre conta a história de Paulo Afonso, e mais: poesia, Rap e MPB e teatro

 Uma série de atividades que inclui educação ambiental, recreação ecológica, teatro infantil, oficinas de arte, cinema, passeios, palestras, debates e música, acontece até o próximo domingo, 29 de julho. A programação realizada pelas secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Esporte, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, faz parte das comemorações pelos 60 anos de Emancipação Política de Paulo Afonso.

Na Praça das Mangueiras, centro da cidade, a Vila da Cultura traz uma programação especial que reúne estudantes da rede municipal, usuários da rede sociassistencial, universitários e apaixonados pela história da cidade que nasceu oficialmente no dia 28 de julho de 1958.

divulgação
Professora doutora Cleonice Vergne e Professor Mestre Antônio Galdino

Professora doutora Cleonice Vergne e Professor Mestre Antônio Galdino

 Na quarta-feira (25), o professor Antônio Galdino proferiu a primeira palestra intitulada Paulo Afonso e a Chesf. Com exibição de fotos antigas e atuais, o jornalista, autor de vários livros, fez um relato sobre o surgimento da cidade, a partir da construção das primeiras usinas hidrelétricas que integram o Complexo Chesf. Em seguida, a professora mestra e doutor a, Cleonice Vergne mostrou com detalhes os sítios arqueológicos dos povoados Rio do Sal, Malhada Grande e Lagoa da Pedra. Segundo a professora, naquela região, uma parte significativa da história foi destruída com a retirada de pedras para pavimentação. “Foram cinco décadas da nossa história, perdidas, e somente com a intervenção do nosso grupo, foi possível barrar a destruição”, observa Cleonice.

Igor Gnomo Group encerrou a programação da primeira noite, com um megashow instrumental e vocal que contou com participações especiais de seus alunos. O show prestou uma homenagem ao saudoso baterista Eryan Raphael Monteiro. Eryan era baterista formado pela Escola de Música Igor Gnomo e morreu no dia 15 de julho, na cidade de Bom Despacho – MG, vítima de acidente aéreo.

Dia 26 de Julho -

divulgação - ASCOM PMPA
Chá de Poesia, na Praça das Mangueiras

Chá de Poesia, na Praça das Mangueiras

 O Chá de Poesia, apresentado por Rogério Xavier, com a participação da professora Jovelina Ramalho; do escrito e cantor, Jaime Jackson e do grupo de Rap Família do Gueto, abriu a programação da Vila da Cultura nesta quinta-feira (26).
Com o falecimento do professor Manoel José de Lima, irmão do escritor João de Souza Lima, a programação foi alterada, cancelando as palestras e debates sobre a história de Paulo Afonso.

Na sexta-feira (27), as atividades começara

 m às 9h, com palestras na Associação de Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA) e no CRAS Prainha. Na Praça das Mangueiras, a partir das 18h30, haverá Feira de Oportunidades e Integração, rodada de debates com o advogado e vice-prefeito, Flávio Henrique Lima e com o arquiteto e urbanista, Antônio Marcos. No palco serão realizadas diversas apresentações musicais e culturais.

Confira as próximas atrações musicais e culturais da Vila da Cultura:

27/07 - Sexta –feira
20h - Hip Hop com Nelson Triunfo e convidados;
21h - Espetáculo de Dança com o grupo do professor Adilson;
23h - Duda Rodrigues.

28/07 - Sábado
19h - Peça Teatral “Entre o Amor e o Cangaço" (Grupo de Adilson Paes);
21h - Maciel Melo

29/07 - Domingo
14h às 20h – Feira de Oportunidade e Integração
Atração cultura e teatral
ASCOM/PMPA

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.