• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

08.09.2018 | 11:06

 Compartilhe:

Nota de Paulo Afonso no IDEB ultrapassa meta prevista

Município de Paulo Afonso tem motivo a mais pra comemorar

ASCOM/PMPA

Divulgação ASCOM PMPA
Paulo Afonso ultrapassa meta do IDEB

Paulo Afonso ultrapassa meta do IDEB

 Nota de Paulo Afonso no Ideb ultrapassa meta prevista

O município de Paulo Afonso tem um motivo a mais pra comemorar - a nota da rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ultrapassou as expectativas.

A meta de 2017 para as turmas de 4º série°/ 5º ano Ensino Fundamental era de 5.1, mas Paulo Afonso atingiu a marca de 5.3. A instituição de ensino municipal que obteve o melhor resultado foi a Casa da Criança 2, que computou 6.7 pontos para as turmas iniciais até 5º ano. A meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira era de 4.8.

Para o secretário municipal de Educação, Severino Alves de Oliveira Lima, os avanços são frutos do empenho da gestão. "Esta estatística reflete o investimento sério na educação e o planejamento constante que se faz em todas as ações", frisou. Ele ressalta que estes investimentos envolvem a valorização dos educadores, palestras educativas, capacitações, encontros periódicos com gestores e coordenadores pedagógicos, acompanhamento da Equipe Pedagógica nas unidades escolares, distribuição de fardamento, kit escolar recuperação de prédios escolares, mobiliário de qualidade, entre outras ações que contribuem para a melhoria do índice.

Esta é a segunda vez consecutiva que Paulo Afonso ultrapassa o índice. Em 2015, a meta era de 4,8 e o município atingiu 5,0. "Só temos a agradecer a todos os professores, gestores, coordenadores escolares, alunos, funcionários, pais de alunos e toda a Equipe Pedagógica pela dedicação e compromisso manifestados nesse trajeto laureado de conquistas. Com o passar do tempo as realizações serão plenas e novos índices do IDEB serão atingidos com a certeza de que o ensino está sendo de qualidade e a aprendizagem é real", finalizou o secretáro.
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.