• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

18.12.2018 | 18:37

 Compartilhe:

PAULO AFONSO – Defensoria inaugura nova sede no centro da cidade

Novo endereço agora é: Rua Marechal Floriano, nº 500, Centro

Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499 Fotos: Humberto Filho

PAULO AFONSO – Defensoria inaugura nova sede no centro da cidade

Novo endereço agora é na Rua Marechal Floriano, nº 500, no centro

Fotos: Humberto Filho
Nova sede da Defensoria Pública em Paulo Afonso

Nova sede da Defensoria Pública em Paulo Afonso

 A unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Paulo Afonso, no norte do estado, está com endereço novo! Na manhã desta terça-feira, 18, foi inaugurada a nova sede da Instituição, agora localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 500, no centro da cidade.

Dividida em dois pavimentos e com uma ampla área externa, a nova sede conta com recepção; salas de triagem, atendimento multidisciplinar e administrativo; uma sala para a Central de Mediação e Conciliação – CMC; além de quatro gabinetes para os defensores públicos. O espaço também dispõe de recursos que garantem a acessibilidade, como piso tátil, rampas e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

Atuando em Paulo Afonso desde que a Defensoria iniciou suas atividades na cidade, em 2000, o defensor público José Raimundo Passos Campos lembrou o quanto a Instituição cresceu e ampliou as atividades e a equipe de defensores e servidores neste período. “Este é um momento de vitória: a Defensoria Pública completa 18 anos de uma atuação efetiva em Paulo Afonso. Começamos nossas atividades em uma pequena sala no Fórum. A idade de 18 anos traz muito simbolismo, é a maior idade, que também significa maior responsabilidade. Apresentamos à comunidade de Paulo Afonso uma nova Defensoria Pública, com uma sede ampla e digna para atendimento dos nossos assistidos”, destacou o defensor.
“Estamos recebendo uma sede digna que esta cidade merece e estaremos sempre de portas abertas para atender a todos que aqui chegarem”, acrescentou a defensora pública que também atua na comarca de Paulo Afonso, Ana Valéria Correia Brasil.

Fotos: Humberto Filho
Nova sede da Defensoria Pública de Paulo Afonso

Nova sede da Defensoria Pública de Paulo Afonso

Plano de expansão

Durante a cerimônia, representando o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a diretora da Escola Superior da Defensoria – Esdep, Firmiane Venâncio, agradeceu a presença de todos e falou sobre os diferenciais, os desafios, as conquistas e o crescimento da Instituição. “A inauguração desta nova sede de Paulo Afonso é resultado do Plano de Expansão da Defensoria Pública, que, em três anos, já inaugurou 27 novas sedes e que prevê novas inaugurações para melhorar a estrutura de atendimento por todo o estado. Isso não é pouco no momento de crise e retração econômica que nós vivemos. É uma soma de forças que nos possibilita, cada vez, crescer mais”, garantiu a diretora da Esdep.

Ainda em sua fala, a diretora anunciou que a cidade sediará também uma nova Regional da Defensoria: “Paulo Afonso agora tem um novo desafio: esta inauguração também representa o primeiro passo para a implementação de mais uma Regional, que funciona como um polo gestor, administrativo e de disseminação de ações que abrangem todo o Território de Identidade do qual a cidade faz parte”. Atualmente, a Defensoria conta com seis Regionais e a unidade de Paulo Afonso está ligada à 1ª Regional, sediada em Feira de Santana.

Quem também foi ver as novas instalações da Defensoria de perto foi o prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, que destacou a importância da instituição para todos os pauloafonsinos. “Parabéns à Defensoria pelo trabalho que vem fazendo na nossa cidade. Vocês trabalham sem cobrar um centavo e de maneira totalmente gratuita. Eu sou um defensor do trabalho de vocês”, parabenizou o prefeito.

Conhecendo bem as demandas que a Defensoria têm no interior, por ter iniciado sua atuação como defensora pública na cidade de Camaçari, a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, Elaina Rosas, também parabenizou a Defensoria pelas novas instalações e destacou que essas ações mostram o crescimento e o fortalecimento da Instituição. “A Defensoria é uma instituição jovem, mas que já avançou muito. É tempo de crescimento! É um novo capítulo que começa a ser escrito hoje para a unidade de Paulo Afonso. Que esta nova sede represente a ampliação do serviço e o melhor desenvolvimento da atuação extrajudicial da Defensoria”, desejou a presidente da ADEP/BA.

“Eu lembro que, antes, quando eu procurava a Defensoria na antiga sede, eu tinha que ser atendido na garagem e, hoje, estamos aqui neste espaço acessível que garante, assim, o nosso direito, de fato”, destacou o representante de Paulo Afonso do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da DPE/BA, Ailton Silva, que é cadeirante e circulou por todos os espaços da nova sede. Ele parabenizou a Defensoria pelos recursos de acessibilidade que a nova sede dispõe, construídos pela Coordenação de Planejamento de Obras – CPO da Instituição.

Além dos defensores públicos, servidores e estagiários que atuam na unidade da Defensoria em Paulo Afonso e do assessor especial do Gabinete, o defensor público Pedro Paulo Bahia, a inauguração da nova sede contou com a presença de secretários municipais, vereadores, policiais civis e militares, juízes, promotores de justiça, advogados e representantes da sociedade civil, como os índios. “Vamos conhecer a nossa nova sede para vermos se está adequada aos anseios da população de Paulo Afonso”, convidou o defensor público José Raimundo Campos, após o descerramento da placa de inauguração. (Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499 Fotos: Humberto Filho)

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.


Table has no partition for value 1553617542