A IMAGEM COMO SIMBOLISMO DA REALIZAÇÃO DE SONHOS e RENOVAÇÃO DE ESPERANÇAS!
FOTO COMO SÍMBOLO DO RECOMEÇAR DA CAMINHADA! FELIZ EU NOVO!
Antônio Galdino
Nascer do sol no lago da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV
A IMAGEM COMO SIMBOLISMO DA REALIZAÇÃO DE SONHOS e RENOVAÇÃO DE ESPERANÇAS!
UMA FOTO COMO SÍMBOLO DO RECOMEÇAR DA CAMINHADA! FELIZ EU NOVO!!! FELIZ ANO NOVO!!!
Há 13 anos, no amanhecer do dia 05 de Dezembro de 2005, passava um pouco das cinco e meia da manhã quando o ônibus da Progresso que faz a linha Recife Paulo Afonso percorria o trecho da BA-210 entre o Bairro Tancredo Neves e a Ilha de Paulo Afonso.
Dentro dele, entre cerca de 40 passageiros, 12 professores pauloafonsinos retornavam das terras do Velho Mundo onde estiverem defendendo suas teses e voltavam aprovados como Mestres em Ciências da Educação, cada um na sua especialidade.
Professor Galdino diante da banca na defesa do Mestrado em Portugal
Embora cansados e sonolentos foram despertados e reanimados pelo cenário deslumbrante e passaram a admirar o belo espetáculo da natureza, a imagem do nascer do sol, pintando de dourado com seus raios as águas do Lago da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV e silenciosamente anunciando que estávamos chegando para o aconchego dos familiares a quem lhes seria apresentado o Diploma do nosso esforço de tantos anos de estudos.
Prof. Galdino e colegas Mestres em frente à Universidade de Lisboa
Em nossas cabeças passaram as centenas de imagens de lugares de estonteante beleza, de cenários encantadores que mostravam paisagens, costumes, pessoas de outros países, de regiões de Portugal, da Espanha, da Suíça, que, além do sonho do Diploma de Mestre, enfim conquistado.
Também falavam da realização de sonhos dos professores sertanejos como andar por terras históricas, por caminhos percorridos por navegadores que um dia chegaram ao Brasil, conhecer os espaços por onde andaram os pioneiros da Reforma Protestante, conhecer a escrivaninha e a cadeira de João Calvino, na Cathédrale Saint Pierre, em Genebra/Suíça, onde ele morreu.
A escrivaninha e a cadeira de João Calvino, na Cathédrale Saint Pierre, em Genebra/Suíça
Estar em Lisboa, na Torre de Belém, no Monumento aos Navegadores, no Mosteiro de São Jerônimo. Ir ao Porto e Gaia e provar o seu vinho, estar em Fátima e ver a devoção de milhares, saborear os pastéis de Belém, subir ao Castelo de Cintra, estar nas Muralhas do Castelo de Óbidos, passar um tempo em Madri na Espanha, conhecer os costumes e a vida dos moradores de Genebra e sua história milenar...
Torre de Belém - Lisboa/Portugal
Aos sonhos de andar pelos caminhos da história se juntaram a conquista acadêmica, pouco comum à maioria dos brasileiros, especialmente aos sertanejos nascidos no interior do interior da Paraíba, em Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia que, sonolentos acordávamos para ver este espetáculo que nos esperava em Paulo Afonso.
Esse encontro com a história foi devidamente registrado, documentado em centenas, milhares de fotos para que se mantivessem inesquecíveis esses momentos.
Pelas ruas de Porto/Portugal
Mas, tão importante como as fotos do Velho Mundo foi aquela que, ainda sonolento fiz ao cruzar o Lago da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV no nascer do dia 5 de dezembro de 2019, ao voltar para casa. A foto que fiz também simboliza o nascer de um novo tempo, de um novo dia, um novo ano.
Nascer do sol no lago da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV
Que ela também simbolize um novo amanhecer na vida de cada um quando Deus nos concede a graça de ver a chegada de mais um ano – 2019.
Que cada novo dia do ano que chega traga para cada um e para todos, as alvíssaras, as boas novas, a realização também de seus sonhos e que haja luz, alegria e paz em cada passo desta caminhada na direção do futuro.
Sentimentos do Ser Humano. Você pode tê-los neste ano, no correr do tempo, na direção do futuro
Que haja, sobretudo, renovação e melhores momentos dentro de cada um para que os frutos colhidos nesta caminhada sejam úteis à vida de outros seres, irmãos da estrada da vida.
Em 2019, ouse dar-se o direito de fazer o que sugere esse painel (veja a foto). Em 2019, viva. Intensamente!
Um feliz Eu Novo e um feliz Ano Novo!
Antônio Galdino da Silva
Jornal Folha Sertaneja
Academia de Letras de Paulo Afonso
O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.