• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

27.02.2019 | 20:56

 Compartilhe:

Faleceu no Recife, aos 81 anos, a médica Dra. Francisca Barros

Professora, médica, vereadora, vice-prefeita de Paulo Afonso

Antônio Galdino

Faleceu no Recife, aos 81 anos, a médica Dra. Francisca Barros - Professora, médica, vereadora, vice-prefeita de Paulo Afonso

foto: Antônio Galdino
Dra. Francisca em solenidade na Câmara de Paulo Afonso em 19 de Maio de 1999

Dra. Francisca em solenidade na Câmara de Paulo Afonso em 19 de Maio de 1999

 Dra. Francisca Barros de Sousa Siebert nasceu em Fortaleza-CE, faz 81 anos. Filha de João Inácio de Souza e Maria Barros de Souza, chegou em Paulo Afonso com seis anos de idade. Seu pai foi operário pioneiro da Chesf.

Fez o Curso Cientifico em Salvador-BA e nas férias escolares prestava serviços à Chesf, fazendo relatórios da Oficina de Máquinas Pesadas.
Foi professora, nas chamadas Escolas Reunidas da Chesf durante 1 ano e 10 meses mas deixou o Magistério para fazer o Curso de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Afirmam seus contemporâneos que ela foi a primeira aluna que saiu do Ginásio Paulo Afonso/COLEPA direto para o Curso de Medicina.
Formou-se médica na UFPB em 1972 e já em março de 1973, começou a trabalhar como médica no Hospital Nair Alves de Souza.

Arq. Folha Sertaneja
Dra. Francisca, médica

Dra. Francisca, médica

Durante muitos anos manteve um consultório particular na Rua Padre Lourenço, no centro de Paulo Afonso e ali atendia muitas mulheres carentes do município, da cidade e da zona rural. Também era médica de um dos PSF da Prefeitura de Paulo Afonso.

O seu carinho com essas mulheres era tão grande que, ao retornar de um período de internação no Recife, dias atrás, fez questão de atender as suas pacientes no PSF da Prefeitura.

Acervo CMPA - Arq.Folha Sertaneja
Dra. Francisca - Vereadora, presidente da Câmara, vice-prefeita de Paulo Afonso

Dra. Francisca - Vereadora, presidente da Câmara, vice-prefeita de Paulo Afonso

 Foi eleita vereadora em Paulo Afonso em 1982. Em 1985 foi eleita Presidente da Câmara, ficando no cargo de 01/03/1984 a 31/12/1985. Deixou a Câmara Municipal porque foi eleita como Vice-Prefeita da chapa encabeçada pelo seu colega vereador José Ivaldo de Brito Ferreira, com quem foi eleita para o mandato de apenas três anos, de 1986 a 1988.

Participou do Congresso Municipalista do Brasil em Brasília defendendo a tese referente aos royalties que deveriam ser pagos pelas empresas produtoras de energia elétrica, como a Chesf, cujas barragens inundaram grandes áreas dos municípios, um projeto defendido pelo vereador José Ivaldo que foi, aprovado no Congresso Nacional e hoje beneficia centenas de municípios no Brasil.

Dra. Francisca Barros voltou à Câmara Municipal de Paulo Afonso, na 11ª legislatura de 2001 a 2004, único período em que a Câmara teve três mulheres entre os 17 vereadores; Francisca Barros, Ivanete Bento e Risalva Toledo.

foto: Antônio Galdino
11ª Legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso

11ª Legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso

A cearense Francisca Barros de Sousa Siebert foi homenageada pela Câmara Municipal, com o Título de Cidadã de Paulo Afonso.

Em nota, o Prefeito Luiz de Deus, disse que Francisca deixa um legado no atendimento à população. Ela também foi médica da rede municipal de saúde.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Macário Neto e demais vereadores também lamentaram a morte de Dra. Francisca e o vereador Bero, do Jardim Aeroporto teve a iniciativa de apresentar uma Moção de Pesar, assinada por todos os demais vereadores, pelo falecimento da ex-vereadora Francisca Barros.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Câmara, Macário em contato com a família da ex-vereadora, disponibilizou o plenário da Casa para o velório, todavia, foi informado de que o corpo será cremado na capital pernambucana, Recife. O presidente decretou luto oficial por três dias.

A população de Paulo Afonso está entristecida pela perda da médica, professora, ex-vereadora, ex-presidente da Câmara, ex-Vice-Prefeita de Paulo Afonso e, sobretudo a Cidadã de Paulo Afonso, muito amada por todos.

Nota de pesar pelo falecimento de Francisca Siebert

Foi com profundo pesar que a Prefeitura de Paulo Afonso, na pessoa do gestor Luiz Barbosa de Deus, recebeu a triste notícia do falecimento da Doutora Francisca Siebert. Ela, que foi médica da rede municipal de saúde, deixa um legado no atendimento à população.

O Prefeito Luiz de Deus, secretários e servidores municipais se juntam à dor dos familiares, amigos e com aqueles que conviveram com Dra. Francisca em seu dia a dia, ao mesmo tempo em que agradecem os serviços prestados à comunidade pauloafonsina.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.


Table has no partition for value 1552974168