A Prefeitura de Paulo Afonso preserva os costumes da região, baseada no princípio de que as tradições e manifestações culturais dão origem à construção da identidade de um povo. Pensando nisso, nasceu o Projeto Cultura em Movimento, que revela talentos locais para a música, poesia, artes plásticas e outras habilidades.
Contemplando diversas comunidades, o projeto foi realizado nesta quarta-feira (27), no povoado Várzea, onde moradores e das localidades do entorno se reuniram em frente à Escola Padre Lourenço Tori para prestigiar a 5ª edição do evento. A festa foi animada por alunos da escola, além do sanfoneiro Luanderson, do palhaço Chucky e artistas da localidade e adjacências.
“Eu me orgulho por ajudar a fazer o Projeto Cultura em Movimento. Em cada edição, nós sentimos a aceitação do público, e isso é uma prova de que a cultura permanece viva entre as pessoas. Agradeço ao prefeito Luiz de Deus e ao secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares, por terem acreditado nesse projeto que valoriza nossa riqueza cultural”, diz o coordenador Rogério Xavier.
A exemplo das edições anteriores, além da programação artística, o público teve a oportunidade de visitar os estandes, montados para exposição de artesanatos e literaturas. A Gelacoteca, uma geladeira abastecida com livros, disponibilizada pela Associação Sociocultural Amigos de Francisco, mais uma vez foi uma atração à parte, sendo visitada por crianças e adolescentes.
A última edição do Projeto Cultura em Movimento de 2019 acontece no dia 6 de dezembro, na quadra de esportes do povoado Juá.
Ascom/PMPA