Nas eleições realizadas durante todo esse domingo, 28 de abril de 2024, centenas de associados estiveram no Ginásio de Esportes Branchuzinho, do Clube Paulo Afonso, para exercer o seu direito de votar nas eleições para a nova diretoria deste Clube e seu Conselho Deliberativo. Três chapas estavam concorrendo nesta eleição.
A chapa 1 que tinha como candidatos da Diretoria Executiva, Ronaldo Ferraz para presidente e Dimas Bezerra para vice-presidente. E para o Conselho Deliberativa, Iratan Rocha para presidente e Edivaldo Lima para vice-presidente
A chapa 2 apresentou para compor a Diretoria Executiva, César Aráujo como candidato a presidente e Iubrai Bezerra como vice-presidente e para o Conselho Deliberativo desta chapa foram apresentados os nomes de Edmilson Ferreira para presidente e Antonio Bartolomeu para vice-presidente
A chapa 3 tinha Clerisvaldo (Pelé) como presidente da Diretoria Executiva e Valmir Heleno para vice-presidente e o Conselho Deliberativo trazia duas mulheres, Maria do Carmo (Carminha) como presidente e Maria Leonice (Leo) como vice presidente.
Terminada a eleição, verificou-se que 651 associados compareceram e votaram em uma das duas sessões de votação nestas eleições, tendo a maioria escolhido a Chapa 3 que foi a vencedora destas eleições com os seguintes resultados: 339 votos para a Diretoria Executiva e 328 votos para o Conselho Deliberativo.
DIRETORIA EXECUTIVA
A Chapa 1 (Ronaldo Ferraz e Dimas Bezerra) conseguiu 58 votos na Seção 1 e 31 votos na Seção 2, totalizando 89 votos.
A Chapa 2 (Cézar Araújo e Iubrai Bezerra) conseguiu 138 votos na Seção 1 e 74 votos na Seção 2, totalizando 212 votos.
A Chapa 3 (Clerisvaldo (Pelé) e Valmir Heleno) conseguiu 200 votos na Seção 1 e 139 votos na Seção 2, totalizando 339 votos
Para a Diretoria Executiva do Clube Paulo Afonso, a Chapa 3 venceu as eleições com 339 votos, ficando com 250 votos à frente da Chapa 1 e 127 votos à frente da Chapa 2.
Para o Conselho Deliberativo deste CPA os resultados foram os seguintes:
Na Chapa 1 (Iratan Rocha e Edivaldo Lima) votaram 67 associados na Seção 1 e 34 associados votaram na Seção 2, totalizando 101 votos.
Na Chapa 2 (Gilvan Alves e Antonio Bartolomeu), votaram 140 associados na Seção 1 e 73 associados na Seção 2, totalizando 213 votos.
Na Chapa 3 (Maria do Carmo – Carminha e Maria Leonice – Leo), votaram 188 associados na Seção 1 e 140 associados na Seção 2, totalizando 328 votos.
Foram ainda registrados 6 votos brancos e 5 votos nulos na eleição para a Diretoria Executiva e 7 votos brancos e 2 votos nulos para o Conselho Deliberativo. Total de votantes, 651 associados do CPA.
O mapa de apuração destas eleições 2024 do CPA foi assinado pelos escrutinadores Ewerton Freire Tavares, Márcio Tavares e Zildaci Carvalho Oliveira.
A Chapa 3, vencedora das eleições 2024 do Clube Paulo Afonso está assim formada:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente – Clerisvaldo (Pelé) – Chesf
Vice-presidente – Valmir Heleno - Chesf
Diretor Secretário – Alex Barros – Empresário
Diretor de Esportes – Emanoel Siqueira – Empresário Esportivo
Diretor Financeiro – Gustavo Costa – Adm. Financeiro Unirios
Diretor Social – Erivaldo Nascimento – Empresário
CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente – Maria do Carmo (Carminha) – Chesf
Vice-presidente – Maria Leonice (Leo) – Chesf
Membro – Zé Carlos – Empresário
Membro – Igor Pereira – Médico
Membro – Ferreira – Sargento Aposentado.
A Chapa vencedora destas eleições apresentou, durante a campanha, várias propostas de trabalho, se fosse eleita, a primeira delas, “Criar uma comissão envolvendo autoridades com o intuito de achar meios legais junto à CHESF, para evitar a venda do CPA.” Essa, além de uma série de outras propostas foram apresentadas exaustivamente aos associados através das redes sociais e um Grupo de WhatsApp criado pelos integrantes dessa Chapa.
Muitos associados já estão aplaudindo a nova diretoria e cumprimentando pela eleição e também já cobrando o cumprimento fiel destas propostas apresentadas.
A busca de negociação com a CHESF sobre a venda do Clube Paulo Afonso vem do fato da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco ter sido privatizada e a sua nova direção está em intensa ação de venda de terrenos e imóveis da empresa que não estão ligados diretamente à sua atividade fim que é gerar, transmitir e comercializar energia hidrelétrica, no caso das UHE do Complexo Paulo Afonso.
Por esse motivo, a CHESF vem se desfazendo, desde os anos de 1990, vendendo ou doando para o governo, como fez antes, todas as suas unidades escolares, por exemplo. Os clubes sociais de Paulo Afonso – COPA e CPA – também há anos vêm sendo administrados pelos próprios associados mas continuam com patrimônio de propriedade da CHESF que, assim como está fazendo com todos os seus prédios de escritórios, também está colocando esses imóveis à venda.