Em anos anteriores a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho surpreendeu a comunidade do Bairro Tancredo Neves onde está instalada e de toda Paulo Afonso ao apresentar, de forma brilhante, o seu projeto Estante Mágica onde são mostrados à comunidade e aos pais dos alunos os livros que estes alunos construíram nesse início de caminhada pelas estradas da literatura.
Este ano, o despertar dos sonhos dos pequenos estudantes que começam a criar textos e fazer livros, a magia da Estante Mágica, aconteceu na tarde do sábado, dia 25 de março.
A Academia de Letras de Paulo Afonso sentiu-se muito honrada em participar um pouco dessa feliz caminhada e alguns dos membros dessa Academia acolheram alguns alunos nesse seu processo de criação.
A Coordenadora Pedagógica Maria Aparecida Ribeiro Alves de Oliveira tem se doado, num trabalho intenso, para que, na sua culminância, se pudesse ver esse belo espetáculo e a alegria e a emoção dos pequenos escritores e dos seus pais e responsáveis.
Por problemas diversos, alguns membros da ALPA não puderam estar presentes, inclusive o seu presidente, Professor Antônio Galdino. Mas a Academia de Letras esteve muito bem representada pelo acadêmico Marcos Antônio Lima, membro da ALPA, que também é presidente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes - ASLA, poeta e escritor de vários livros que escreveu esse belo texto, contaminado, como poeta que também é, pelo clima de emoção e de alegria do ambiente da Escola Rivadalva na tarde do sábado, 25 de março de 2023: – uma quadra de esportes transformada, como num passe de mágica, em um cenário de artes, letras, poesias...
Parabéns aos organizadores desse grande evento. À direção desta escola e seus apoiadores, coordenadores, professores e à Secretaria de Educação Municipal pelo apoio que dá para que eventos assim alcancem a todos e mostrem a importância de se investir na qualidade da educação.
Convido a todos para se deleitarem com o texto do poeta Marcos Antônio Lima, presente neste evento.
Antônio Galdino da Silva
Presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso
A Estante Mágica
Marcos Antônio Lima
A magia da estante impregnou toda a quadra poliesportiva onde os atletas empunhavam canetas, ao invés de raquetes, e escreviam livros. Ao invés de marcar pontos no basquete ou vôlei, eles pontuavam com marca texto na jornada das estrelas.
Aparecida, ou singelamente Cida, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Rivadalva de Carvalho e idealizadora do projeto, e digamos, que mais parecia uma fada, não só pela beleza de sua pele morena, ou pela amabilidade de seus gestos, mas, pelo condão de realizar SONHOS.
Fascinado ficou o poeta ao vislumbrar aquele pomposo cenário de um universo fascinante, o universo dos livros da Estante Mágica.
Haviam ali tantos talentos veraneando naquele pátio da Escola Rivadalva, que fizeram daquela quadra esportiva o palco principal para exposição da perseverança, esperança e sonhos de uma marcante e evolvente tarde de autógrafos.
Perseverança dos professores que acreditaram no potencial de cada aluno. Esperança tanto dos pais e mães que apoiaram a ideia de construção igualitária para as crianças que buscam por um mundo melhor, construído através da educação.
Ali, a diretora escolar, Maria Lúcia Pereira da Silva, as vice-diretoras, Maria Zulmira de Lima e Tâmara Leite Bezerra Costa, coordenadores pedagógicos, João Paulo Tavares, Edineide Feitosa, Maria Aparecida Ribeiro Alves de Oliveira, além dos digníssimos representantes da secretária de educação, Elza Brito: Alessandra Teixeira, Riccely Freitas, Lúcia de Fátima e professor Denílson Souza.
O poeta Marcos Antônio Lima Membro Correspondente da ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso), representou a ASLA (Academia Santabrigidense de Letras & Artes) e foi representante do Presidente da ALPA: Prof. Antônio Galdino.
Esses foram os cidadãos e cidadãs privilegiados (as) que além de comporem a Mesa Diretora, foram fomentadores e testemunhas literárias do surgimento de novos e talentosos escritores mirins, motivo de orgulho para seus professores, pais e familiares.
Tudo isso estava explícito na batida de cada coração, no universo de cada olhar.
A emoção refletida em cada face ali presente, mais pareciam farol de estrelas, tamanho era o elevado teor de satisfação refletida em espelhos d’água.
Já dizia o grande escritor brasileiro, Monteiro Lobato: “Um País é feito de homens e de livros”. Humildemente peço licença para modifica-la e acrescentar algumas palavras: “Um pais é feito de homens, mulheres, jovens e crianças que escrevem LIVROS!”
Nós que fazemos a Escola Rivadalva de Carvalho, nutrimos um sentimento de gratidão a todos que colaboraram para que esse projeto da Estante mágica fosse um sucesso, em especial aos padrinhos da ALPA que participaram nos apoiando grandiosamente. Estamos orgulhosos, pois acreditamos na educação como ferramenta primordial para a transformação da sociedade e os nossos alunos são exemplos de que buscamos a cada dia promover uma educação de qualidade na escola pública. Parabéns para os escritores literários, que possuem ótimos professores e familiares comprometidos. Nosso muito obrigado !
Boa dia, Luna Silva. Você tem toda a razão ao analisar a matéria sobre a Estante Mágica da Escola Rivadalva. Na verdade esta é apenas uma crônica de escritor e poeta Marcos Antônio, da ALPA, que esteve presente ao evento. Estou aguardando textos e fotos que estão sendo preparados pela Escola para, como já fizemos em anos anteriores, dar todo o destaque, em outra matéria, esta mais informativa, sobre esse importante evento. E, essa outra matéria não só será publicada no site mas também na edição de Março, que está sendo preparada, do Jornal Folha Sertaneja. Obrigado pelas observações muito pertinentes. Abraço fraterno. Antônio Galdino da Silva Diretor do site www.folhasertaneja e do Jornal Folha Sertaneja.
O evento foi bem legal, mas essa reportagem deixou muito a desejar. Cadê as fotos dos artistas literários? Está parecendo que o evento foi um desfile, e as fotos que tem são dos professores e coordenadores... não tem uma foto de nenhuma criança com o livro que escreveu, ou sentados na mesa com as plaquinhas de escrito. Que horror.
Satisfação imensa em fazer parte desse projeto e contribuir junto a escola Rivadalva de Carvalho para esse grandioso projeto. Parabéns a todos.
Foi um momento mágico, lindo de se ver. Quero aqui externar os mais efusivos PARABÉNS aos protagonista, ou seja, as crianças escritoras. Parabéns aos organizadores e um parabéns muito especial para a Coordenadora Pedagógica e idealizado do projeto, Aparecida.Parabéns aos pais que abraçaram a causa e parabéns aos anjos denominados de PROFESSORES. Vida longa a turma da Estante Mágica.
Projeto mágico que transformou nossos alunos em autores de grandes obras! Parabéns aos organizadores, parceiros e, principalmente, as Estrelas Literárias!
Lindo projeto! Mais belo ainda é o efeito brilhante na vida desses estudantes através da leitura!Parabéns!!!