A pequena, jovem e bela cidade de Jatobá/PE, tem apenas 27 anos de vida. Foi fundada em 26 de setembro de 1995, é banhada pelas águas do Rio São Francisco e limita-se ao norte com Petrolândia, a leste com Tacaratu, também municípios pernambucanos, a oeste com Glória, no Estado da Bahia e ao sul com Paulo Afonso, também da Bahia e Delmiro Gouveia, do Estado de Alagoas. Em sua área de menos de 278 quilômetros quadrados vive uma população de cerca de 15 mil habitantes segundo estimativa do IBGE.
Entre esses habitantes, vem se destacando em apresentações escolares a jovem Maria Luiza Joselita de Andrade Vieira, conhecida como Luiza Andrade e o que a vem tornando ainda mais conhecida na cidade e na região é o fato desta jovem estudante escrever e declamar poesias de grande intensidade e em tão grande quantidade que já se prepara para lançar o seu primeiro livro que se chama Amor em Metamorfose.
Nada demais, dirão todos. De fato, o poeta, a poetisa, já traz no seu sangue, em sua alma, a essência de poeta, de brincar com as palavras para que elas contem ao mundo esse turbilhão de sentimentos que envolvem o ser humano.
Mas, no caso de Luiza Andrade, o que chama atenção é que a poetisa sertaneja tem apenas 17 anos, dez anos menos que sua cidade natal.
Quem me conta esses fatos das margens sanfranciscanas é o professor e poeta Climério Lima que também lançou no final de janeiro de 2023 o seu primeiro livro chamado “Os Sopros do Tempo”.
Pedimos então ao poeta Climério Lima que entrevistasse esse talento que desponta, ainda tão jovem, nas terras jatobaenses para compartilhar esse seu começo de vida literária com os leitores do Jornal Folha Sertaneja e os milhares que todos os meses acompanham o site www.folhasertaneja.com.br.
(Antônio Galdino, editor e diretor do Jornal Folha Sertaneja e do site www.folhasertaneja.com.br. Presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso)
Professor Climério - Qual a idade e de onde vem Luiza Andrade?
Luiza Andrade - Sou Maria Luiza Joselita de Andrade Vieira, (conhecida por Luiza Andrade), tenho 17 anos e sou moradora da cidade de Jatobá, PE.
Professor Climério - Quando começou a despertar para a poesia? Lembra dos primeiros poemas que escreveu e o que a motivou?
Luiza Andrade - Eu não me lembro ao certo quando comecei a escrever, mas imagino que tenha sido no ensino fundamental, em torno do sexto ano, mas eu não levava a poesia a sério nessa época, então eu parei de escrever e quando ingressei no ensino médio eu voltei a escrever. Eu diria que o que me motivou a escrever foram outros poemas e também o meu conflito de sentimentos, eu sempre fui apaixonada por literatura e quando eu percebi que os escritores usavam a escrita para se libertar eu pensei "ótimo, eu preciso me libertar também". Não me lembro muito bem dos poemas que escrevi no início, mas sei que eram voltados para o romance também.
Professor Climério - Em que momento percebeu que poderia escrever e transformar o seu trabalho em um livro?
Luiza Andrade - Inicialmente eu não tinha essa vontade de transformar meu trabalho em livro, era uma coisa minha, os poemas diziam muito de mim e me deixavam muito exposta, mas com o tempo eu comecei a sonhar e imaginar que talvez eu pudesse fazer dos meus pequenos poemas algo maior
Professor Climério - Quando o sonho de transformar as suas poesias em um livro passou realmente a fazer parte da sua realidade?
Luiza Andrade - Essa é uma boa história na verdade, minha professora Cristiane de biologia promoveu um encontro com Climério Lima para a turma, o objetivo era aprendermos como fazer um cordel, foi nesse momento que eu vi a oportunidade de mostrar o meu trabalho para alguém do ramo e então no fim da reunião umas amigas me incentivaram e eu mostrei meu livro para ele e então ele me olhou e disse "vamos lançar o seu livro", com essa frase o mundo mudou para mim de uma maneira surreal e então estamos transformando o sonho em realidade.
Professor Climério - Agora com o livro "Amor em Metamorfose" prontinho para ser publicado, quais são as perspectivas?
Luiza Andrade - Eu estou tentando me manter otimista, quero muito que as pessoas tenham a vontade e oportunidade de conhecer meu trabalho e que acima de tudo gostem das coisas que escrevo, que entendam a mensagem de amor por trás das poesias e acima de tudo que depois de lerem fiquem de coração aberto para amar.
Professor Climério - O que as pessoas devem esperar desse trabalho e que mensagem gostaria de deixar para quem adentrar na leitura dos seus versos?
Luiza Andrade - Amor em Metamorfose é um livro de amor e aceitação, então eu espero que as pessoas fiquem de coração aberto para esse amor. Aos futuros leitores eu digo, esperem leveza, romance exagerado e poesias para que vocês possam dedicar aos seus amores. Amem Amor em Metamorfose! Permitam-se sentir!
Nossa eu sou fã dessa menina porque ela tem um futuro muito grande pela a frente tenho muito orgulho dela
Olá Mariana! É um prazer e uma felicidade imensa para mim saber que você gostou e está interessada em ler mais sobre os meus sentimentos mais particulares, espero de verdade que goste de Amor em Metamorfose!!
fico tão feliz de saber que ainda existe pessoas profundas, e mais feliz ainda por saber que teremos o privilégio de ler algo tão pessoal e escrito de coração aberto. estou muito ansiosa para o lançamento!
Olá Ana! Fico muito feliz que está interessada em adquirir meu livro e mergulhar nas páginas apaixonantes de Amor em Metamorfose. Em breve o lançamento será anunciado e ele estará pronto para compra, infelizmente ainda não é possível adquirí-lo, mas fique tranquila no momento em que Amor em Metamorfose estiver a venda, entro em contato com você!😉❤️
Como adquirir o livro amor em metamorfose?Eu gostaria de comprar a versão em papel!Att, ARCS