Todos nós sabemos que a literatura tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo por ser uma prática que ajuda na formação da personalidade. O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação.
Banquete Literário Sesc
Levando em consideração que a importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, o Sesc-Paulo Afonso proporcionou, na tarde deste sábado (23), um grande evento literário.
Com a participação de toda comunidade escolar, de pais de alunos e convidados especiais, o Banquete Literário trouxe momentos prazerosos de descontração e muito aprendizado.
A emoção era perceptível no olhar atento da plateia ao assistir a desenvoltura dos alunos ao apresentarem obras literárias lidas por eles. Com o intuito de provocar e instigar a leitura, os adolescentes falavam com entusiasmo sobre as histórias lidas, mas não revelam o fim, deixando todos curiosos sobre o desfecho das obras.
Após as apresentações os convidados especiais fizeram suas considerações: a pedagoga e criadora do projeto Aventureiros da Leitura, Lucia Nascimento, reforçou a importância da leitura e falou um pouco sobre suas vivências com seu projeto. A também pedagoga e poetisa, Patrícia Santos, muito contente com o que acabara de assistir, relatou um pouco sobre a emoção de estar presente naquele evento. Outro convidado que aparentou muito contentamento com o evento foi Sebastião Leandro de Moraes, proprietário do Supermercado Suprave, que finalizou agradecendo a organização pelo convite.
Aquele que consome boa literatura e o faz com frequência, está apto a se tornar um homem culto e, com os conhecimentos adquiridos, pode impactar positivamente na sociedade.
Texto: Patrícia Santos