A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA foi criada em 20 de novembro de 2005 e está no período do processo de nova eleição de sua diretoria, o que acontecerá no próximo dia 11 de outubro, das 9 às 14 horas, na Câmara Municipal de Paulo Afonso.
Em solenidade realizada na noite de 3 de outubro, na Câmara Municipal de Paulo Afonso, a Academia de Letras de Paulo Afonso homenageou personalidades de Paulo Afonso e o rio São Francisco no seu aniversário de 522 anos.
Das autoridades convidadas, estavam presentes o Vereador José Abel, presidente da Câmara, o Vereador Jean Roubert. A Vereadora Evinha Oliveira, por ter outro compromisso agendado anteriormente, se fez representar pelo seu assessor Marcio Omena que saiu no início da programação, por problemas de saúde, como informou ao presidente da ALPA. A Secretária de Educação Elza Brito e o Sub-Secretário Pedro Gomes, assim como o diretor do Cetepi-1, foram representados pelo Professor Edson Barreto, membro fundador da ALPA. O Secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira foi representado pelo Superintendente de Cultura, Rogério Xavier.
A homenagem da ALPA a personalidades de Paulo Afonso
Na última sessão literária da Academia de Letras de Paulo Afonso da atual diretoria, a ALPA decidiu homenagear algumas personalidades do município que se doaram um pouco mais, oferecendo o seu apoio e trabalho para que a ALPA pudesse realizar as ações recomendadas pelo seu Estatuto.
Assim, foram homenageadas nesta Sessão Solene e Literária de 3 de outubro de 2023, com Moções de Aplausos e Gratidão, as seguintes pessoas:
O Sr. Mário Jorge Cardoso de Oliveira e o Sr. Valdemir Araújo da Cruz, ambos da Chesf, pelo apoio à 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, organizada e realizada pela ALPA e parceiros no período de 29 a 31 de março deste ano, com palestras e eventos culturais realizados no Memorial Chesf e também na Praça do Coreto. A Moção do Sr. Valdemir Valdemir Araújo da Cruz, Coordenador do Memorial Chesf de Paulo Afonso, lhe foi entregue pela acadêmica Professora/Pedagoga Socorro Mendonça, membro fundadora da ALPA.
A Moção do Sr. Mário Jorge Cardoso de Oliveira, Gerente de Gestão da Chesf em Paulo Afonso, que justificou a sua ausência em função de outro compromisso agendado anteriormente, foi entregue, a seu pedido, ao Sr. Valdemir Araújo, pelo acadêmico Professor Edson Barreto, membro fundador da ALPA.
Maria Gorette Moreira, membro efetivo da ALPA e Secretária Administrativa da Câmara Municipal, foi homenageada por esta Academia de Letras nesse momento, pelo apoio logístico, com pessoal e equipamentos da Câmara Legislativa municipal quando a ALPA ali realiza eventos públicos. A sua comenda lhe foi entregue pelos acadêmicos Psicóloga Lúcia Teixeira e Advogado Isac de Oliveira, membros efetivos da ALPA. Em sua mensagem de agradecimento, a homenageada disse estar “sempre à disposição da ALPA nesta Casa que é de todos porque ‘todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido”.
O Vereador José Abel Souza, presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso foi agraciado com a Moção de Aplausos e Gratidão da ALPA pela atenção que tem para com esta instituição cultural, cedendo as instalações e o apoio logístico do Poder Legislativo Municipal para os eventos da ALPA.
A Moção lhe foi entregue pelos acadêmicos da ALPA Socorro Mendonça, membro fundadora e Isac de Oliveira, membro efetivo da ALPA e todos os membros desta Academia presentes neste evento.
Ao agradecer a homenagem, o presidente José Abel falou da “beleza que são os eventos da ALPA e este Poder Legislativo, tem reconhecido este trabalho e vários vereadores também já destacaram a importância destes eventos culturais. Quanto a este presidente, eu me sinto muito honrado com essa Moção e talvez poucos valorizem tanto uma homenagem como eu com esta que acabo de receber. Estou muito feliz por isso. E a ALPA sabe que pode contar com esse vereador e presidente.”
A ALPA homenageou o empresário, Membro Honorário da ALPA desde 2017, Sebastião Leandro de Morais por sua história, de longas datas, de apoio à cultura de Paulo Afonso como por exemplo, apoiando cantorias de violeiros em Paulo Afonso, amante que é desta forma de cultura tão comum nas terras paraibanas de Monteiro, de onde veio para Paulo Afonso há mais 70 anos. Tem sido um grande apoiador dos eventos da ALPA.
A sua Moção de Aplausos e Gratidão lhe foi entregue pelos acadêmicos desta Academia de Letras, professora e escritora Socorro Araújo, membro fundadora da ALPA e pelo acadêmico, também membro fundador desta Academia e seu atual presidente, Professor Antônio Galdino.
Também se homenageou o membro efetivo da ALPA, Jean Roubert Félix Netto, que é Vereador desta Câmara Municipal, pela apresentação e defesa de Projetos de Leis e Resoluções em favor da ALPA e de seus membros.
Foi de sua autoria o Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelos seus pares, vereadores, que reconhece a Academia de Letras de Paulo Afonso como Instituição Cultural de Utilidade Pública Municipal, projeto sancionado pelo Prefeito Luiz Barbosa de Deus em 12 de dezembro de 2018 como Lei Municipal Nº 1.397/2018.
Jean Roubert também participou ativamente para que fosse criado o Memorial Abel Barbosa, para funcionar como centro de resgate da história e da memória de Paulo Afonso. A iniciativa da ALPA foi apresentada ao prefeito municipal no dia 19 de agosto de 2020, Dia do Historiador, em audiência por ele concedida em seu gabinete.
Ali estavam, pela ALPA, o seu presidente, Antônio Galdino da Silva, a secretária geral, Maria do Socorro Araújo Nascimento, o segundo tesoureiro, Maciel Teixeira Lima e os membros efetivos desta Academia de Letras, Jean Roubert Félix Netto e Francisco Nery Júnior.
O próprio prefeito Luiz de Deus tomou a si a responsabilidade de criar um Projeto de Lei e encaminhar à Câmara Municipal onde foi aprovado por unanimidade e, voltando ao Poder Executivo Municipal foi ali sancionado pelo prefeito Luiz Barbosa de Deus como Lei Municipal Nº 1.455/2020, em 27 de outubro de 2020, criando o Memorial Abel Barbosa e destinando o prédio da antiga prefeitura, conhecido com Espaço Cultural Raso da Catarina para ser a sede deste Memorial onde se terá preservada a história e a memória deste município, aberto para visitação pública. A Lei que criou o Memorial Abel Barbosa também destina esse espaço para ser a sede da ALPA que, por essa Lei fica com a responsabilidade de administrar o Memorial Abel Barbosa.
Embora sancionada há três anos, como o prédio precisa de reformas ainda não realizadas pela Prefeitura, o Memorial ainda não foi organizado, nem a ALPA se estabeleceu nesse espaço.
Jean Roubert foi também autor de Resoluções e Decretos Legislativos que concederam os títulos de Cidadãs de Paulo Afonso às professoras Jovelina Ramalho, Socorro de Mendonça e Cleonice Vergne. De sua autoria, também está tramitando, de forma regimental, nas Comissões da Câmara Municipal a proposta do título de Cidadão de Paulo Afonso ao octogenário professor Ivus Leal, também membro efetivo da ALPA.
Jean Roubert falou de sua “alegria em ser lembrado por esta diretoria da ALPA pelo que fez por esta instituição cultural de que, de fato, representante, como vereador desta casa. No que depender de mim, estarei atuando, tanto junto aos meus pares e ao presidente Zé de Abel, como em outras instâncias da comunidade de Paulo Afonso para ver crescer, cada dia mais esta Academia de Letras de Paulo Afonso que me acolheu como um dos seus membros em dezembro de 2017.
Aproveito para dizer que acabo de lançar o meu segundo livro, fruto da minha conclusão de Mestrado e, em breve estaremos convidando a todos para o seu lançamento oficial, possivelmente nesta Casa Legislativa. Muito agradeço ao Professor Galdino, Presidente da ALPA, a toda a diretoria que em breve estará encerrando um profícuo mandato e a todos os membros, confrades e confreiras desta Academia de Letras de Paulo Afonso que daqui a pouco, em 20 de novembro alcança a sua maioridade, comemorando os seus 18 anos de vida. Muito obrigado!”
A sua comenda lhe foi entregue pelo membro fundador da ALPA, Professor Antônio Galdino e pelos membros efetivos, Gorette Moreira e Francisco Néry Jr, na presença do presidente da Câmara, Vereador José Abel Souza.
Rio São Francisco em Prosa e Versos
ALPA realizou nesta noite de 3 de outubro, um Sarau Literário em homenagem ao rio São Francisco no seu aniversário de 522 anos com a apresentação de pequena palestra pelo presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino da Silva e poesias sobre este rio da vida para o Nordeste, apresentadas pelos membros da ALPA:
Socorro Mendonça – Velho Chico
Socorro Araújo – Sou Francisco!
Gorette Moreira – Não apresse o rio
Jotalunas Rodrigues – Rio São Francisco
Roberto Ricardo – Pedido de Bênção!
Isac de Oliveira – O meu Rei é Santo! É Francisco! É brasileiro!
Todos os poemas, exceto o de Isac de Oliveira, que é inédito, foram publicados no livro produzido pela ALPA, publicado em 2020, Rio São Francisco em Prosa e Versos.
O Sarau Literário da ALPA foi aberto pela canção Ave Maria Sertaneja, cantada pelo músico Izael de Jesus que também acompanhou, ao solo de violão, os poetas e poetisas que se apresentaram nesta noite. Este Sarau Literário foi encerrado com a canção Oração de São Francisco, cantada por Izael de Jesus, animado estudante de Música pela Universidade Federal da Bahia e um improvisado coral, muito emocionado.
Ao músico Luiz Tenório, os Aplausos da ALPA, in memoriam
Em momento de especial emoção e ternura, a ALPA fez uma homenagem póstuma, com uma Moção de Aplausos e Gratidão, in memoriam, ao músico Luiz Tenório de Brito, falecido em 26/4/2023, aos 86 anos, autor de muitas composições e em especial, a música Rio São Francisco, também cantada por Izael de Jesus.
Família do Sr. Luiz Tenório com Carol, Assessora do Vereador Jean (ao centro)
O presidente da ALPA fez um breve relato da história de vida do Sr. Luiz Tenório de Brito, que nasceu em 15 de julho de 1936 no Distrito de Mimoso quando ainda pertencia ao município de Pesqueira/PE. A sua chegada a Paulo Afonso, foi no ano de 1958, ano da emancipação política deste município, “para passar apenas 15 dias” e ficou toda a sua vida. Sr. Luiz Tenório recebeu o título de Cidadão de Paulo Afonso, em 1998. Ele faleceu em 26 de abril de 2023, quando faltavam pouco mais de dois meses para completar 87 anos de idade.
A Moção, in memorian, do Sr. Luiz Tenório de Brito, foi de autoria do membro efetivo desta Academia, Vereador Jean Roubert Félix Netto e aprovada pela ALPA e foi entregue pelo seu autor, pelo presidente da ALPA e todos os membros da ALPA presentes, à sua família: a Sra. Magaly Costa (viúva), o filho Lamartine Costa, grande músico, baixista e empresário do comércio local, a filha Lívia Costa, empresária do comércio local e seus filhos Lian Tenório e Eron Tenório, ao som da música Rio São Francisco, uma de suas belas composições, cantada e tocada pelo músico Izael de Jesus, amigo da família, durante esse momento especial, num clima de forte emoção.
Os membros da ALPA presentes neste evento, foram: Antônio Galdino, Aníbal Nunes e Jotalunas Rodrigues, Jean Roubert, Socorro Mendonça, Socorro Araújo, Edson Barreto, Francisco Nery Jr., Roberto Ricardo, Sebastião Leandro de Morais, Maria Gorette Moreira, Lúcia Teixeira, Isac de Oliveira. Outros membros da ALPA justificaram suas ausências, por motivo de trabalho, saúde, viagem ou doença de pessoa da família.
O presidente da ALPA apresentou a sua gratidão, em nome da Academia de Letras de Paulo Afonso, aos que prestigiaram esse evento e ao presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador José Abel Souza, pela cessão das modernas instalações deste Poder Legislativo municipal para a realização desse evento.
"A gratidão da ALPA ao radialista Kaká, do Programa Radar e Rádio Angiquinho e a Marcelo, responsável pelo som da Câmara Municipal. Gratidão ao pessoal da vigilância, recepção e à competente equipe da Copa desta Casa Legislativa. À Guarda Municipal da Prefeitura de Paulo Afonso. Todos contribuíram para o sucesso desse evento".
"Aproveito para convocar os membros da ALPA a se fazerem presentes votando na eleição da nova diretoria da ALPA que será realizada no dia 11 de outubro, uma quarta-feira, das 9 às 14 horas, na Câmara Municipal de Paulo Afonso," disse o Professor Galdino.
E continuou: "A ALPA, por sua diretoria e membros, agradece ao músico Izael de Jesus e o parabeniza e formula votos de total sucesso em seu Curso de Música que realiza pela Universidade do Estado da Bahia – UFBA e pela brilhante participação nesse evento, desde a cuidadosa e apropriada seleção do repertório, o que trouxe luz e emoção para esta solenidade".
"Também agradecemos ao Sr. Nilton Alcântara, diretor da Rádio Web – www.seliganamúsica, produtor cultural e sempre apoiador dos eventos desta Academia de Letras, pelo trabalho de fotografia e vídeo deste evento".
O vídeo pode ser visto no Canal Folha Sertaneja, do YouTube. Para isso, clique no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=8yPXa37K9fI
Parabéns presidente da ALPA e do Jornal FOLHA SERTANEJA, Antônio Galdino.Realmente esta solenidade foi bastante significativa. Os homenagiados/ parceiros da ALPA, sempre presentes e dispostos à somar juntos a nós. À eles, nossa eterna gratidão.
Foi uma noite ímpar, recheada de emoções.