A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – abre ao público sua nova sede em evento que será realizado nos dias 25 e 26 de abril, o SALIPA – Sarau Literário de Paulo Afonso.
Pela Lei Municipal 1.455/2020, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, atendendo a pedidos da diretoria dessa instituição cultural passou para a gestão desta Academia de Letras o prédio histórico construído pela Chesf no início da década de 1950 e cedido pela Hidrelétrica do São Francisco para a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso para ser a sede do governo municipal a partir de 7 de abril de 1959 quando tomou posse o primeiro prefeito, o vereador e empresário Otaviano Leandro de Moraes.
O prédio, conhecido como Espaço Cultural Raso da Catarina, além de ser a nova sede da ALPA, também abrigará a Biblioteca Abel Barbosa, criada por essa Academia, e ali será instalado o Memorial Abel Barbosa, onde será contada, através de painéis fotográficos, computadores e vídeos toda a história do município de Paulo Afonso, conforme prevê esta Lei Municipal 1.455/2020, sancionada pelo Prefeito Luiz Barbosa de Deus em 27 de outubro de 2020.
Poeta Jorge Henrique (novo membro da ALPA) e Maciel Teixeira, Diretor Tesoureiro
A solenidade de inauguração da nova sede da ALPA, conforme divulgado pelo Instagram da ALPA e no grupo de WhatsApp dos seus membros, será iniciada às 15:30 horas com a bênção dessas instalações pelo Padre Raimundo, da Catedral N.S. de Fátima e pelo Pastor Manfred, da Igreja Batista Nova Aliança, de Paulo Afonso.
Após esse ato haverá a fala do presidente da ALPA, Advogado Isac Oliveira, seguido do lançamento de livros e recital de poesias, sob a coordenação da escritora e poetisa Socorro de Mendonça, vice-presidente desta Academia.
Ainda no final da tarde e noite desse dia 25 de abril, haverá Show Musical com Izael de Jesus e Banda, palestra sobre Metodologia do Cordel, por Edionaldo Souza (às 19 horas), seguido de outro Show Musical, com Gnomo e Banda.
A partir das 17 horas e até às 21:30 horas, haverá exposição e venda de livros de autores da ALPA e convidados.
No dia 26 de abril, a programação começa às 16 horas com a abertura da exposição e venda dos livros de autores da ALPA e convidados, seguido do Show Musical com Luanderson e Banda, às 17 horas.
Às 18:30 horas haverá a apresentação do poeta Marquinhos da Serrinha.
Às 19:30 horas haverá uma Mesa Redonda com o tema Práticas Docentes – Literatura, Produção de Textos, horizontes da Educação, em conexão com a Academia de Letras. O tema será desenvolvido pelo Professor Doutor Jacques Fernandes, membro da ALPA e terá a participação dos Professores Doutores Vinícius Santos e Ivandro Menezes da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VIII, de Paulo Afonso.
Ainda no Instagram da ALPA, uma mensagem do presidente Isac Oliveira mostra o contentamento da diretoria desta instituição cultural criada em 20 de novembro de 2005, ao afirmar:
“Gratidão... Gratidão... Gratidão. A sede da ALPA agora é realidade. Junte-se a nós, artistas das diversas áreas. A casa é nossa, vai respirar cultura. A população Pauloafonsina terá mais um espaço para assistir: palestra, shows de voz e violão, feiras culturais e literárias, dança, teatro e muito mais! Brevemente aberta ao público todos os dias.”
(Por Antônio Galdino com textos e fotos copiados do Grupo de WhatsApp da ALPA e Instagram @alpa_pauloafonso_oficial)
Veja a programação completa;