A Academia Delmirense de Letras e Artes foi criada na cidade alagoana de Delmiro Gouveia, há três anos, 05 de junho de 2021, dia do aniversário de nascimento de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, pioneiro da eletricidade na região ao construir a Usina Angiquinho em 1913. Desde que foi criada, a ADLAS vem desenvolvendo intensa atividade cultural no município alagoano e na região.
Presidida por Ednaldo Alves do Nascimento, o Maestro Bacalhau, que homenageia Delmiro Gouveia com o poema que apresentamos no final desta matéria, a ADLAS é formada por professores, pedagogos, fazedores de cultura, poetas e escritores e também compositores e cantores de Delmiro Gouveia reunindo a essência das artes neste progressista município alagoano em grande efervescência econômica, turística e cultural.
Em março de 2023 a ADLAS participou ativamente da 4ª Bienal do Livro realizada em pela Academia de Letras de Paulo Afonso neste município baiano. Além de poetas como Severino Souza e outros, a Orquestra Tenente Nicácio, que tem o presidente da ADLAS como seu maestro, deu um show belíssimo no Memorial Chesf de Paulo Afonso executando músicas do repertoria alagoano e nacional, encantando a todos os presentes
Este ano, na programação festiva do seu terceiro aniversário, a ADLAS estará realizando nesta sexta-feira, 7 de junho, a sua 2ª Bienal do Livro com intensa programação que começa às 9 horas da manhã e vai até às 22 horas.
Do evento estão participando também representantes de Academias de Letras e Artes da região. De Paulo Afonso, escritores e poetas da ALPA já se mobilizam para estar nessa acolhedora cidade alagoana participando desse evento cultural promovido pela Academia Delmirense de Letras e Artes sob a batuta do Maestro Bacalhau.
Veja a programação dessa 2ª Bienal do Livro, organizada pela ADLAS, que acontece nesta sexta-feira, 7 de junho na Escola Estadual Delmiro Gouveia.
Parabéns Delmiro Augusto da Cruz Gouveia
Maestro e poeta Bacalhau
05/06/2024
São 161 anos
Do dia do Nascimento
Daquele que deu origem
Pra o nosso contentamento
Criando nossa cidade
Trazendo a modernidade
Que tinha em seu pensamento
Foi em 5 de junho
De 1863
Eu torno a repetir
com claro e bom português
Que a História relata
Foi esse dia e data
Justamente este mês
E Delmiro nasceu
Guarde bem na sua lista
Na cidade de Ipu
Na Fazenda Boa Vista
O Ceará é o estado
Que ele foi registrado
O nosso grande elitista
Conhecendo o sertão
Veio descendo ladeira
Fez gerar energia
Vinda da cachoeira
Da Usina Angiquinho
Fez brotar com carinho
Bem no meio da rocheira
Elevou o sertão
De forma genial
Há quem diga até
Que somos capital
Essa é a referência
De quem mostrou competência
Muito além do normal
(como diz a música)
“Delmiro deu a ideia
Apolônio aproveitou
Getúlio fez o decreto
E Dutra realizou
O presidente Café
- Você veja como é -
A usina inaugurou”
E graças a este Homem
Que bem desencadeou
Meu Paulo Afonso foi sonho
Que já se concretizou
Chegou quebrando barreira
Tirando da Cachoeira
E depois alguém copiou
Meus parabéns a Delmiro
O Homem que fez História
E vale salientar
Pode guardar na memória
Ele deixou um legado
Um determinado
Em toda sua trajetória
ADLAS realiza a 2ª Bienal do Livro em Delmiro Gouveia-AL
PROGRAMAÇÃO
A Academia Delmirense de Letras e Artes - ADLAS, estará realizando nesta sexta-feira, 7 de junho a sua 2ª Bienal do Livro.
O evento será realizado na Escola Estadual Delmiro Gouveia e será iniciado às 9 horas com a apresentação da Orquestra Tenente Nicácio na cerimônia de abertura com performance da orquestra local, que tem como maestro é o conhecido músico Bacalhau que é o presidente desta Academia de Letras e Artes.
Às 10 horas acontecerá o Momento Poético quando estarão participando os poetas Severino Souza e Joel (Russo), numa conversa aberta e interação com o público.
Às 10:30 horas, em um momento aberto para a participação de alunos e convidados, acontecerão performances artísticas e culturais.
Às 11:30 horas, no chamado Momento do Escritor, estarão participando Paulo Soares e Zeca Queiroz falando sobre suas obras, o processo criativo e sessão de autógrafos.
Às 14 horas, na volta do intervalo do almoço, as atividades recomeçam e haverá Oficina com o Psicólogo Professor João Bastos.
A Oficina abordará o tema Escrita Criativa – Construindo Mundos com Mapas Mentais, com o objetivo de incentivar estudantes e interessados a desenvolverem contextos ricos e detalhados para suas histórias através da prática de criação de mapas mentais integrando o uso dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
Às 14:40 horas, haverá o Segundo Momento Poético, com a participação de Severino Souza, Joel (Russo) e Buiu, em nova rodada de recitais e interações poéticas com o público.
Às 15:10 horas acontecerá o Momento do Escritor, com a participação de João David, Noélia e Cézar Manoel que apresentarão suas obras e estarão falando sobre temas e influências literárias.
Às 15:30 horas – É hora de aprender a compor uma música. Para isso acontecerá a Oficina com o Professor Fábio Gomes, que vai ensinar como montar a composição de uma ideia musical. E vai-se criar uma composição coletiva.
16 horas – Apresentações Culturais - Atividades culturais mostrando a diversidade de talentos. Momento aberto para alunos e convidados.
Às 16:30 horas - Momento com artistas da ADLAS e convidados - Participantes: Tony Hits, José Gomes, Reginaldo, Vaninho, Fábio Gomes - Grande momento musical com artistas locais e convidados, celebrando a cultura.
19 horas - Apresentações Culturais - Performances artísticas e culturais. Momento aberto para alunos e convidados.
Às 20:20 horas – Palestra com a escritora Alessandra Figueiredo
- Tema: Desperte o Escritor em Você, Dicas e Inspirações Objetivo: Motivar os participantes a explorarem suas habilidades de escrita, mostrando que todos têm o potencial para se tornarem escritores. A escritora Alessandra Figueredo compartilhará sua trajetória, oferecendo dicas valiosas sobre como encontrar inspiração, manter a motivação e aplicar técnicas práticas para desenvolver histórias cativantes.
21 horas - Homenagens e Apresentações Culturais
EXPOSIÇÕES:
- Exposição de livros de autores delmirenses e da região
- Exposição do Museu Homem da caatinga, do escritor e artesão
- Exposição de um tear e peças da Tecelagem Descanso do Rei