GENTE DA ALPA - Entre os dias 10 e 14 de junho, o Prof. Dr. Jacques Fernandes Santos, estará participando de uma missão muito especial junto ao INEP - MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Ministério da Educação) em Brasília.
Ele foi convidado pelo INEP para compor o time de docentes que irão desenvolver o instrumento nacional do processo de avaliação das áreas técnicas e tecnológicas.
As comissões de avaliação e de desenvolvimento de instrumentos são formadas por profissionais de excelência em desenvolvimento, implantação e acompanhamento de métricas educacionais, principalmente em avaliações de larga escala.
No meio acadêmico, a convocação de um docente para composição da equipe nacional de avaliação e elaboração de seus instrumentos, é vista como um importante reconhecimento, e uma das mais desejadas conquistas para professores e educadores.
É a primeira vez que um pauloafonsino fará parte da composição das equipes nacionais de avaliação, e também, do desenvolvimento dos instrumentos de avaliação, que definem parâmetros que colaboram para a melhoria contínia da qualidade da educação no Brasil. Jacques atualmente é docente do Instituto Federal de Educação e da Universidade do Estado da Bahia. É membro da diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA). É professor titular do Programa de Pós-graduação em Ensino no Semiárido (PPGESA-UNEB) e docente convidado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED-UNIT).
A alegria da ALPA pelo Professor Doutor Jacques Fernandes
Essa participação do Professor Doutor Jacques Fernandes nesse grande projeto para a educação nacional tem merecido muitos aplausos e deixado orgulhosos e felizes todos os que com ele convivem em Paulo Afonso e conhecem a sua grande luta para chegar a esse patamar.
Especialmente os membros da Academia de Letras de Paulo Afonso, de que Jacques Fernandes é participante, ocupando a cadeira Nº 39, sentem-se muito bem representados, assim como está o município de Paulo Afonso.
Pessoalmente, como membro fundador desta Academia e seu presidente por mais de cinco anos, fico feliz por tê-lo indicado para a ALPA.
Também pude acompanhar o trabalho do Professor Jacques, como aluno bolsista do Colégio Sete de Setembro e depois como um dos que ajudaram a construir a Faculdade Sete de Setembro de onde foi coordenador e professor dos Cursos de Administração e outros iniciais daquela Faculdade, hoje o grande Centro Universitário UniRios, de onde o Professor Jacques saiu para fazer o seu Doutorado, concluído com sucesso absoluto. Sei da sua luta para estudar, pois veio de família muito humilde. Sua mãe trabalhou por anos nos primeiros tempos do Colégio Carlina. (Professor Antônio Galdino da Silva – membro fundador e ex-presidente da ALPA).
A alegria do Dr. Isac de Oliveira, presidente da ALPA, não foi menor: "Você orgulha a Educação, a nossa cidade, os amigos, a família! Você é diferenciado e, para mim, é uma felicidade tê-lo no rol dos amigos. Parabéns, grato por sua contribuição imensurável para a Educação! Acrescento em nome da ALPA, o orgulho de tê-lo nesse reduto de intelectuais”. (Isac de Oliveira – presidente da ALPA)
Ainda da ALPA, assim disse a acadêmica fundadora, Socorro Mendonça, cadeira 10, hoje vice-presidente desta Academia: “Meu querido imortal e diretor da ALPA EM MOVIMENTO. Parabéns! Você nos enche de orgulho. Contribuir para uma nova forma de avaliação que venha a mudar esse critério fadado, ora aplicado na educação brasileira, é sem dúvidas, crê em um futuro próximo e promissor. Ser o único nordestino a alcançar este mérito, lhe faz merecedor de um "abraço oceanado." Sucessos merecidos”. (Socorro Mendonça – membro fundadora e vice-presidente da ALPA)
“Jacques, meu confrade, que Deus continue lhe abençoando com inteligência, sabedoria e muita luz na sua caminhada pela Educação em nossa cidade e no nosso país. Te admiro muito. Parabéns, meu amigo!” (Jovelina Ramalho – membro fundadora da ALPA – Cadeira 12)
Quem é o Professor Doutor Jacques Fernandes Santos
Professor Jacques Fernandes, ao lado do Professor Luiz José, com livros produzidos pela Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA -, de que são membros.
Nasceu em Paulo Afonso, em 18/04/1983, filho de Adão Fernandes Trigueiro e Maria Aparecida Santos Fernandes, ambos pauloafonsinos natos. É neto de “cassacos” da Chesf, pois seu avô, o saudoso Sérgio Belarmino dos Santos, foi um dos operários que se “embrenhou” nas rochas para construir a primeira Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso.
É Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT, Mestre em Gestão pela Universidade Estadual de Pernambuco – UPE, Especialista em Gestão Empresarial e Pública pela FASETE/UNIRIOS, Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Graduado em Administração pela FASETE/ UNIRIOS, Licenciado em Pedagogia pela UNEB-Paulo Afonso.
Possui quatro livros publicados, e três livros organizados. Foi vencedor em 2019 do prêmio nacional SEBRAE Professor Empreendedor. É membro de dois importantes grupos de pesquisa: o NEOGETQ – IFAL (Gestão e Empreendedorismo) e do grupo GPDACC – UNIT (Educação).
Foi premiado duas vezes enquanto destaque na área de Administração e Empreendedorismo pelo Conselho Regional de Administração. Foi eleito pelo CRA-BA em 2018 como um dos Administradores de grande Influência e Protagonismo no Sertão baiano. Possui importantes artigos publicados em periódicos qualificados pela Capes, inclusive com publicações em extratos da categoria “A”. Atua há 18 anos na área de Educação, enquanto Educador, Coordenador de Graduação e Pós-Graduação.
Já foi Diretor Municipal de Indústria e Comércio, e também, Secretário de Turismo, no município de Paulo Afonso e levou para centenas de instituições suas palestras sobre Empreendedorismo Jovem, Inovação e Empreendedorismo Digital.
Atuou até recentemente como Docente no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – na cidade de Santana do Ipanema, no Sertão Alagoano, mas é atualmente Docente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB – Campus VIII, em Paulo Afonso, BA. onde nasceu e reside.
Parabéns imortal e diretor Jacques ! Entendam que, se do lôdo sai lírios... de PAULO AFONSO sai estrelas de quinta grandeza ! Você é um exemplo se superação à ser seguido. Desafiou o que para os fracos era impossível e com as rochas encontradas no seu caminho, foi capaz de construir um grande e iluminado castelo de saberes. Sua trajetória nos enche de orgulha e o seu sucesso é merecido. Sinta - se abraçado .
Obrigado Professor Galdino, ALPA e demais amigos pelo carinho e atenção.
Um grande momento na vida do Professor Jacques Fernandes, que engrandece o nome de Paulo Afonso em sua estrutura educacional. Parabéns!
APROVEITO ESSE ESPAÇO PARA PARABENIZAR AO PROFESSOR JACQUES FERNANDES, BEM COMO CITAR SER TAL ACONTECIMENTO UM MOTIVO DE ORGULHO E ALEGRIA PARA NOSSA PAULO AFONSO.