Recepcionados pela presidente Jacqueline, diretoria e membros da Academia Piranhanense de Letras e Artes – APLA, a Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço - ABLAC, com sede em Aracaju/SE, viveu uma tarde/noite de Pompa e Glória, no dia 28 e julho de 2024, quando deu posse aos Neoacadêmicos Hérlon Fernandes Gomes, Acadêmico Titular a ocupar a Cadeira nº 40 (Patrono: Joaquim Lobo de Macedo – Joaryvar Macedo) e Bruno Yacub Sampaio Cabral, Acadêmico Titular a ocupar a Cadeira nº 43 (Patrono: José Pereira Lima – Coronel José Pereira).
A solenidade que contou com presença de pesquisadores, escritores e personalidades da área cultural, ocorreu no Auditório da Academia Piranhense de Letras – APLA, na aprazível cidade de Piranhas, com o apoio da Presidente Sônia Jacqueline Rodrigues.
O escritor e historiador João de Sousa Lima, membro da ABLAC e membro fundador da Academia de Letras de Paulo Afonso-BA, foi um dos membros da ABLAC que honrou com sua presença esse momento tão glorioso e de extrema importância para a valorização de nossa arte e cultura.
A diretoria da ABLAC recebeu esses dois novos membros com muita alegria por saber que, pelo grande conhecimento e pelas vivências e estudos que têm, muito irão contribuir para o resgate da memória e preservação da história desta região.
João de Sousa Lima falou de sua alegria em rever os colegas da ABLAC, amigos e grandes estudiosos da região, parabenizou os novos acadêmicos e se declarou feliz por voltar a Piranhas, cidade que o tem agraciado sempre e à APLA, por quem tem grande respeito e carinho.