A Colônia de fragrância poética.
Marcos Antônio Lima
Fotos: Apoliana Suênnia
O Povoado Colônia, situado a cerca de quinze quilômetros de Santa Brígida, neste belíssimo Estado da Bahia, outrora foi denominada de Gameleira, hoje é sede da Oficina Manhã Literária, coordenada pelo semeador de letras, o poeta Marcos Antônio Lima (Membro Correspondente da ALPA – Presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Brígida) ASLA.
A fragrância poética e literária, já exala por aqui há algum tempo, desde 2013, mas, foi nesta manhã de domingo, dezoito de agosto de 2024, que essa fragrância ficou bem mais incorporada. Perfumistas literários, fazedores de cultura com vasto conhecimento da essência da alma poética, membros da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA); Isac de Oliveira (Presidente), e Socorro Mendonça (Vice-presidente) distribuíram borrifos de letras em estrofes de poesias, realizando assim, mais uma edição do Escritor vai à Escola, projeto idealizado pela professora Jovelina Ramalho e realizado por acadêmicos da Academia de Letras de Paulo Afonso.
A Oficina de Construção Literária, foi realizada no Anexo I do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, no Povoado Colônia que é dirigido pela Diretora Escolar Maria José de Oliveira, tendo como Coordenadora Pedagógica, Joseane Barros. A oficina foi ministrada pelo Oficineiro Palestrante: Isac de Oliveira e Pela Oficineira Palestrante: Socorro Mendonça, ambos da ALPA, que ousaram voar, mas, voar bem alto e assim, proporcionaram aos alunos a liberdade de também alçarem voou pelos céus do conhecimento literário. Após um breve e direto passeio pelos gêneros da crônica, conto, cordel, sonetos e poesia, logo foram identificados os amantes de cada gênero, onde cada um ousou pousar, mas, pousar firme, com segurança, guiados pelos passos firmes da Fada Maria e do Mago Isac, ambos Mestres das letras. Em sua introdução Socorro Mendonça sintetizou o ser poeta, e sua magnifica poesia:
Ser poeta é ver o sonho
Brotar do nada na vida.
É olhar na nuvem e ver
Uma imagem esculpida.
É criar no imaginário
Sua história preferida.
É ter nas mãos a magia
O encanto e o sofrer
O riso escondendo o choro
Vendo um sonho se perder
Ser posta é ser mágico
Que tem nas mãos o poder.
O poder da criação
Quando o pensamento voa
Pousando onde não devia.
Vai buscar noutro lugar
Bem longe do que pensou
A INSPIRAÇÃO E A MAGIA!
Logo despois de detalhadas explanações, foram trabalhados os gêneros da poesia e do conto. Isac e Socorro usaram a metodologia de trabalho em grupos, nisso, foram formamos três grupos de cinco e um de quatro, integrantes da Oficina Manhã Literária. A elaboração literária foi coletiva e cada integrante interagiu e ajudou a construir os respectivos textos.
Grupo A - Isabela Hora, Marcela Santos, Karyne Gomes, Kemilly Vitória, Lauany Emanuelly.
Grupo B - Maria Taysla, Janaine Santos, Micaely Ludhimila, Murilo Silva, Ana Karolini.
Grupo C - Evison Silva, Maria Helena, Natanael Santos, Zaquel Carvalho.
Grupo D - Joelma Maria, Millena Magalhães, Karina Magalhães, Guilherme Nathan Rai.
Total de 19 alunos (as) presentes.
É licito salientar que além da preciosa contribuição do poeta Isac de Oliveira em suas magnificas explanações, sobre poesias, contos e crônicas, assim como a sensibilidade poética da também poetisa Socorro Mendonça, ainda tivemos a preciosidade das contribuições da assistente de classe da Oficina Manhã Literária: Apoliana Suênia, na organização da sala e registo das imagens, Taislane Lima, Membro Correspondente de Monte Alegre de Sergipe, na ASLA, comentou: ‘Feliz estou por ter tido a honra de poder estar presente neste domingo, 18/08/2024, e poder absolver um pouco mais sobre literatura. A Oficina de Construção Literária na formação de poemas e contos foi maravilhosa. Só tenho a agradecer, por ter tido o privilégio de participar desse momento tão importante’.
Não esquecendo do também precioso apoio logístico de Maria Lucilene (Esposa do poeta Marcos), na produção do lanche e organização do espaço. E assim, de alma leve e coração entrelaçado pela solidariedade educacional, sempre em prol do bem comum de nossas crianças e adolescentes, seguimos firme nessa parceria da ALPA com a ASLA para juntos, semear letras e colher livros.
Gratidão é a palavra.
Marcos Antônio Lima
Fotos: Apoliana Suênnia.
Prezados Isac de Oliveira e Socorro Mendonça. Pra mim, é sempre um prazer poder divulgar as atividades culturais, literárias, da nossa ALPA e de co-irmãs nos nossos veículos de comunicação, ou o site www.folhasertaneja.com.br ou no Jornal Folha Sertaneja.No presente caso fiz apenas isso: abri os espaços para o prezado colega Marcos Antônio Lima, presidente da ASLA. Todo o mérito é dele que elaborou o texto, reproduzido tal qual recebi aqui e me enviou também as fotos. Lamentei apenas, como disse a ele, que por falta de legenda em algumas das fotos, não poder arrumá-las melhor nesse espaço. Parabéns a Socorro Mendonça e Isac de Oliveira pela participação nesse grande evento de muito sucesso, organizado e coordenado pelo Presidente da ASLA e nosso membro correspondente da ALPA, Marcos Antônio. A ele, todos os aplausos. A Deus, toda honra e toda a glória! Professor Galdino - membro fundador da ALPA - Cadeira 14.
Obrigada ao imortal e senhor das letras, Antônio Galdino,por tão bela e incentivadora reportagem .Comparecer à um convite do imortal da ALPA e presidente da ASLA, Marcos Antônio, e ter oportunidade de dividir conhecimentos, incentivando esses adolescentes a acreditar que só através da leitura/ literatura e artes, somos capazes de conhecer a si, ao outro e ao mundo em que vivemos. Creio ser este o nosso objetivo, enquanto ser humano comprometido com um futuro desta geração, tão ôca de saberes . Não vejo outra forma, senão incentiva- los com exemplos edificantes, hábitos de leituras que ajudem a aprender , a pensar, a desenvolver seu caráter, suas potencialidades, e uma educação sentimental e ética... valores esses que estão em decadência. É preciso uma conquista diária, pois o mundo moderno, não quer que tenhamos esta experiência...as diferenças são fundamentais e importantes para o domínio do poder.
Foi um dia maravilhoso ontem e eu agradeço muito a meu padrinho Marcos pelo insentivo que o senhor deu e agradeço também a Isac oliveira e socorro Mendonça por está neste momento especial.
Esse é o trabalho que fica, grande Marcos; que constrói. Você me lembra o professor Adroaldo Ribeiro Costa em Salvador no tempo em que as narrativas e o atraso proposital do Brasil não estavam em moda. O pessoal de Santa Brígida tem sorte em ter você educando os jovens que, esperamos, vão um dia libertar o Brasil das narrativas inócuas. E Santa Brígida é um enclave bonito e fagueiro no sertão da Bahia!
Belíssimo trabalho Doutor Marcos 👏👏👏👏
Hummm...Senti um cheiro bom daqui...de letras, de leitura, e de um futuro próspero! Parabéns pela iniciativa 👏👏👏 Parabéns aos envolvidos e ao nosso presidente da ASLA, Marcos Antônio, que busca continuamente abrir caminhos para esses jovens leitores e escritores.
Adorei a matéria poética e da metáfora " distribuíram borrifos de letras", esse é o grande Antonio Galdino. A ALPA é coirmã da ASLA.