asa do Poeta de Alagoinhas – CASPAL - elege e empossa nova diretoria
Com informações de
Luana Cardoso e Belmiro Deusdete
Belmiro Deusdete, que já foi radialista e bancário em Paulo Afonso durante muitos anos, e que também há muitos anos se estabeleceu em Alagoinhas, envia para este site e Jornal Folha Sertaneja a informação da eleição e posse da nova diretoria da CASPAL.
Em reunião realizada no dia 5 de novembro, em sua sede, no Mercado do Artesão, a Casa do Poeta de Alagoinhas - CASPAL, elegeu, por aclamação, a diretoria para o biênio 2024/2026, que ficou assim formada.
Presidente: Luana Cardoso
Vice presidente: Jorge Amado
Primeiro secretário: Juarez Cruz
Segunda secretária: Célia Payayá.
Diretora financeira: Izabel Cristina
Coordenadora de eventos: Lia Ferreira
Bibliotecário: Isaac Costa
Assessor de imprensa: Luiz Eudes
Revisoras de texto: Iraci Gama e Maria José.
Nesta data, a Caspal comemora 28 anos de existência, reunindo escritores, poetas, cordelistas, bibliotecários, professores e intelectuais em geral, movimentando a atividade literária de Alagoinhas. (Belmiro Deusdete)
Luana Cardoso completa a informação dizendo que está pelo quarto ano à frente da Casa do Poeta de Alagoinhas que funciona todas as manhãs no Mercado do Artesão, Praça da Bandeira, Centro de Alagoinhas e que esta instituição cultural reúne cerca de 70 associados.
O que é a CASPAL?
A CASPAL – Casa do Poeta de Alagoinhas - foi criada no dia 5 de Novembro de 1996, dia dedicado à Cultura, em homenagem a Ruy Barbosa, jurista e diplomata brasileiro nascido na Bahia.
Esta Casa dos Poetas nasceu do trabalho de seus idealizadores/fundadores Jorge Galdino de Santana, Pedro Machado dos Santos, José Olívio Paranhos Lima, Luzia das Virgens Senna, Margarida Maria de Souza. A estes, também se juntavam Tereza Cristina Simões Actis, Roberto Carlos Borges do Rêgo, Elizabete Oliveira Rodrigues, Luiz Antônio Cavalcante Ramos, Iracema Araújo Ferreira, Aleixo Estêves de Souza Neto, Maria Luiza Estêves da Rocha Souza e Gildete de Jesus Souza, nomes igualmente importantes para o nascimento desta Casa dos Poetas.
Como informa sua atual presidente, Luana Cardoso, ao longo destes quase trinta anos de existência esta instituição cultural “teve como presidentes Pedro Machado, Benivaldo de Melo Santos, Noêmia Alves, Madrilena Berger e Jorge Galdino de Santana que muito se doaram, dando continuidade aos trabalhos e com esforço para manter a Casa aberta”.
Este site e o Jornal Folha Sertaneja, criados em 18 de fevereiro de 2004, colocam-se à disposição desta diretoria para ajudar a divulgar eventos e programações da CASPAL e como membro fundador da Academia de Letras de Paulo Afonso, onde já exerci a presidência por mais de cinco anos, cumprimento cada confrade e confreira desta Casa do Poeta alagoinhense, formulando votos de profícua gestão a esta diretoria reeleita por aclamação. Parabéns! Sucesso!!!