Cultura em Movimento: Paulo Sérgio Lacerda leva homenagens e pesquisa cênica ao Congresso UFBA 2024
O Teatro Martim Gonçalves, em Salvador, será palco de um encontro emocionante entre memória, arte e pesquisa.
Nesta semana, o Congresso UFBA 2024 recebe o espetáculo 3 em 1, uma intervenção cênica que reúne as investigações artísticas de três doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA: Joy Sangolete, Veridiana Andrade e Paulo Sérgio Lacerda.
Natural de Paulo Afonso (BA), Paulo Sérgio Lacerda carrega em sua trajetória artística as raízes de sua formação na Escola Municipal de Artes de Paulo Afonso (EMAP) e na Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro (APDT), sob orientação da professora Dolores Moreira. Hoje doutorando em Artes Cênicas pela UFBA e pesquisador com sólida formação em teatro e dança, ele resgata em sua performance uma emocionante homenagem à sua professora Dolores Moreira, figura central no cenário artístico de Paulo Afonso.
Uma memória dançada
No experimento cênico Arquivo-Corpo-Memória, Paulo revisita os arquivos documentais e a memória da coreógrafa Lú Spinelli (1951–2015), pioneira da dança moderna e contemporânea em Sergipe. Inspirado em arquivos audiovisuais e na vivência artística adquirida ao longo de sua trajetória, ele propõe a reconstituição criativa de um solo coreográfico, conectando história e criação. "Esse trabalho é uma forma de agradecimento àqueles que marcaram minha trajetória e me ensinaram a transformar o corpo em poesia", destaca Paulo.
Dolores Moreira também ganha espaço nessa poética, em uma celebração que reafirma a importância das instituições culturais e educacionais de Paulo Afonso, fundamentais para a formação de artistas no sertão baiano.
3 em 1: um encontro de corpos e histórias
Sob orientação do Prof. Dr. George Mascarenhas, o espetáculo reúne três solos que compartilham a investigação da corporeidade na cena a partir da prática como pesquisa:
● 12 horas, de Joy Sangolete, aborda a violência contra a mulher e o silêncio em torno de questões como o abortamento, usando relatos autobiográficos e referências sociais contemporâneas.
● A carregadora de malas alheias, de Veridiana Andrade, explora sonhos, mitos e práticas do Yoga como formas de cuidado e expressão artística.
● Arquivo-Corpo-Memória, de Paulo Sérgio Lacerda, conecta passado e presente em uma performance que mescla história, homenagem e experimentação coreográfica.
Serviço
● O quê: Espetáculo 3 em 1
● Quando: 28 de novembro de 2024, às 19h30
● Onde: Teatro Martim Gonçalves – Salvador, BA
● Entrada: Gratuita
Em tempos de efervescência cultural e reflexão acadêmica, o espetáculo reafirma a potência das artes cênicas como campo de diálogo, resistência e transformação. Para Paulo Sérgio Lacerda, é mais do que um trabalho artístico – um encontro com suas origens e com a memória viva de quem abriu os caminhos para sua jornada.