Música & Poesia (A ARTE DE ESCREVER)
Marcos Antônio Lima
Seria possível encontrar alguém que nunca tenha cantarolado uma música qualquer? Ou mesmo que, em algum dia frio, não tenha escrito uma poesia?
Não. Na Oficina Manhã Literária, tenho certeza que não, pois aqui, se inspira e transpira poesias.
Foi no clima de Música & Poesia que na manhã do último domingo, dia primeiro de dezembro, precisamente à 09h25min, no Anexo I do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, do Povoado Colônia, município de Santa Brígida, ao som do violão e cantando as mais belas canções da nossa, MPB, que o ativista cultural, radialista, poeta, escritor e membro da Academia Santabrigidense de Letras e Artes, Pedro Son iniciou a sua oficina: A Arte de Escrever. Pedro é muitíssimo talentoso e amável. A verdadeira personificação da empatia, Empatia com E maiúsculo.
Primeiramente ele quis saber: POR QUER NÓS ESCREVEMOS? E logo direcionou a pergunta aos nosso alunos (as): COMO VOCES FAZEM PARA ESCREVEREM? POR QUAL MOTIVO ESCREVEM? INSPIRADOS EM QUÊ?
Timidamente, aos poucos as respostas foram surgindo. Alguém disse que escrevia porque gostavam, outro disse que buscava inspiração na natureza, outros disseram ser inspirados pelos pássaros, por animais domésticos e etc. A medida que os educandos iam compartilhando a forma de como faziam as suas criações, Pedro também socializava a sua forma de criação poética.
O conteúdo apresentado por Pedro Son foi simplesmente motivador. A forma meiga e tranquila com a qual o poeta conduziu a sua metodologia, deixaram os alunos inspirados e motivados a serem criativos, e o foram.
Pedro, de uma forma inteligente, como lhe é peculiar, colocou de forma explícita, os obstáculos que poderiam surgirem no meio da caminhada, e que não poderíamos nunca deixar de sermos persistentes. A palavra de ordem é ter habilidade para lidar com as críticas: SER PERSISTENTE, pois, você irá encontrar rejeições de editoras, críticas negativas, bloqueio negativo, dificuldades de produção. Mas, é preciso saber aprender com as críticas, também.
Vale salientar que recebemos a ilustre visita do Mestre do Escola Cultural de Capoeira Guerreiros Alforriados, George Magalhães que veio muitíssimo bem acompanhado de sua filha e futura integrante da Oficina Manhã Literária, Rafaela Magalhães.
Ao final da Oficina: Música & Poesia, Pedro sugeriu que todos (as) saíssem, e observassem tudo a sua volta. Após observarem bem, fizessem uma criação registrando algo que tenham visto, e que os tivessem inspirados.
Ficou valendo ser poesia, poema, conto, escrita livre e etc. O poeta aconselhou a cada um escolher o seu estilo, onde estivesse no melhor modo. A receita foi um SUCESSO! E, a colheita literária foi melhor ainda. E, assim, continuamos semeando letras para colher, LIVROS!
Gratidão é a palavra.
👏👏👏👏👏👏