1º Festival de Belas Artes - Sentidos e Desafios - revela talentos em Paulo Afonso – Bahia.
Dia 3 de dezembro, no fechamento dessa edição do Jornal Folha Sertaneja, o Memorial Chesf de Paulo Afonso recebeu grande público, de professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino do município para apresentar o resultado da criação de obras desses estudantes, coordenados pelo Professor e Artista Plástico Riccelly Freitas, dentro de projeto apoiado pela Lei Paulo Gustavo.
Esse 1º Festival de Belas Artes - Sentidos e Desafios reuniu cerca de 300 pessoas e se revelou como um dos grandes momentos da cultura do município ao apresentar pinturas em telas, evidenciando a criatividade e o talento dos estudantes, ainda adolescentes.
O secretário de Educação de Paulo Afonso, Flávio Henrique Magalhães Lima, enfatizou a relevância do festival como uma forma de valorizar o potencial dos alunos também nesta área. “Eventos como este nos enchem de orgulho. Os estudantes da rede municipal de ensino têm muito talento. Esta foi uma oportunidade de revelar novos artistas e incentivar a produção artística nas escolas”, afirmou.
O festival ainda premiou os melhores trabalhos em duas categorias: Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O artista plástico e coordenador do festival, Riccelly Freitas, destacou a importância do evento e explicou o processo de seleção das obras. “Iniciamos o trabalho diretamente nas escolas e comunidades, realizando posteriormente uma triagem para selecionar os melhores projetos. Foi um momento especial e gratificante compartilhar esta exposição ao lado dos alunos”, declarou.
O Professor Riccelly disse ainda que “o 1º Festival de Belas Artes: Sentidos e Desafios, foi realizado através do incentivo da Lei Paulo Gustavo à Cultura, através da Secretaria de Cultura e Esportes de Paulo Afonso e tendo ainda como apoiadores a Secretaria Municipal de Educação - SEDUC e o SICOOB, com a organização do Artista Plástico Riccelly Freitas que abriu exposição com trinta obras, apresentadas no Salão de Exposições do Memorial Chesf”.
O evento teve ainda, no palco do Auditório Graciliano Ramos, deste Memorial Chesf, apresentações culturais vindas do Povoado Riacho, deste município e a brilhante participação do Coral Vozes da Educação, da SEDUC, que há pouco tempo participou com grande sucesso do Festival de Corais realizado no Teatro Santa Isabel em Recife e interpretou um repertório com o melhor da Música Popular Brasileira e canções natalinas, sob a regência da maestrina Elisama Islley.
Concluiu o coordenador desse evento, Riccelly Freitas agradecendo a todos que o ajudaram a concretizar esse projeto. “Foram quatro semanas de muita correria para entregar ao público um evento organizado e para receber e dar condições para os artistas convidados subirem ao palco com a tranquilidade de poder oferecer um espetáculo de qualidade. E cada um de vocês, secretários, diretores e coordenadores das unidades escolares envolvidas e cada jovem artista tem uma parcela grande no sucesso que teve esse evento. Muito obrigado!
O evento contou com a participação de 150 estudantes e exibiu obras de 28 artistas da rede municipal. Todos os participantes receberam certificados de participação. O festival reforçou o compromisso da rede municipal de ensino em fomentar a criatividade e o desenvolvimento artístico dos alunos, incentivando a descoberta de novos talentos.
Foram convidados para avaliar os trabalhos, dentre outros o Professor Antônio Galdino da Silva, ex-presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso e diretor do Jornal Folha Sertaneja online e do site www.folhasertaneja.com.br que foi representado pelo também escritor, membro da ALPA e renomado artista plástico Aníbal Nunes
Os vencedores receberam as seguintes premiações: 1º lugar: um tablet, 2º lugar: um crédito de R$ 400 no Banco Sicoob e 3º lugar: um crédito de R$ 200 no Banco Sicoob, sendo esta a classificação:
Premiação - Ensino Fundamental II
1º lugar: Gabriel de Santana – Escola Reunidas.
2º lugar: José André – Escola Vinicius de Moraes.
3º lugar: Grasiele de Menezes – Casa da Criança 3.
Premiação - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
1º lugar: Ludimyla – Escola Raimundo Toledo.
2º lugar: Heitor Rodrigues – Casa da Criança 1.
3º lugar: Gabriel Felix – Casa da Criança 1.
O artista plástico Aníbal Nunes, que também é jornalista e representou o diretor do Jornal Folha Sertaneja neste evento escreveu para este Jornal:
No dia 3 de dezembro, o público presente no Memorial Chesf ficou admirado com a beleza de dezenas de telas pintadas por alunos de escolas do município de Paulo Afonso, expostas no salão de artes deste Memorial.
Muitos jovens artistas entre 12 e 17 anos, explicavam a técnica utilizada e expressavam a emoção vivida naquela exposição e, principalmente com tantos olhares curiosos sobre as artes ali expostas.
Percebia-se a alegria e entusiasmo dos jovens pintores ao serem abordados e questionados sobre a técnica aplicada em casa trabalho. Muitos deles, acompanhados por professores ou algum parente próximo, igualmente orgulhosos.
Noutro cenário, no auditório lotado de professores, convidados e autoridades admirados e até emocionados com as apresentações de músicas, danças e coreografias realizadas por alunos de escolas do município.
Na oportunidade o artista plástico e também grande humorista Tchuky representou a classe artística, enalteceu os alunos artistas, bailarinos, fez menção a implantação de um calendário de Arte e Cultura para Paulo Afonso, para que a cultura não fique relegada a segundo plano como já aconteceu muitas vezes. Elogiou a competência da equipe responsável pelo 1º Festival de Belas Artes - Sentidos e Desafios, elogiou os professores envolvidos, solicitando da plateia, aplausos para toda equipe envolvida.
No final da tarde, o Secretário Flávio Henrique fez entrega dos certificados aos participantes, placas de honra ao mérito para as escolas, diretores de escolas e os prêmios aos três primeiros colocados em cada categoria. Foi mesmo um grande momento para a Cultura de Paulo Afonso, especialmente para as Artes Plásticas neste município, este 1º Festival de Belas Artes - Sentidos e Desafios, coordenado pelo professor e grande artista plástico Riccelly Freitas. Concluiu o artista plástico, escritor e jornalista Aníbal Nunes.