Poesia na Educação e na Vida
Por: Marcos Antônio Lima (ALPA/ASLA), e Jaqueline Santos (ASLA).
Esse foi o tema da Oficina Manhã Literária realizada no Anexo I do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, do Povoado Colônia, município de Santa Brígida – BA.
A Oficineira ministrante, foi a escritora, poetisa e coordenadora pedagógica Jaqueline Santos, da Academia Santabrigidense de Letras e Arte. Jaqueline respira e inspira poesia. Eu tenho sérias suspeitas de que seja ela, um anjo disfarçada de professora. Ela é inteligente, amável e carismática. O seu jeito pedagogo prende a atenção dos alunos, de uma forma pueril e inexplicável.
A poetisa conduziu com a maestria e o domínio que lhe é peculiar, e a partir do tema Poesia: na educação e na vida, iniciamos com uma conversa informal sobre as primeiras experiências/memórias em torno da palavra, do livro e da leitura, onde os participantes tiveram espaço para se expressarem livremente.
Em seguida, a Oficineira fez um CONVITE poético, à luz de José Paulo Paes, utilizando vídeo e poesia recitada, instigando o complemento da mesma pelos alunos, ao brincar com as palavras.
Também abrimos a PORTA de Vinícius de Moraes, de forma dinâmica e deixamos entrar a participação dos jovens poetas.
E assim, deu-se início ao Chá de Poesia, onde pudemos saborear várias poesias contidas nas xícaras poéticas, através de QR Code e texto impresso.
Alguns participantes fizeram a leitura dos textos para a turma. E para tornar o momento ainda mais doce, degustamos juntos as delícias trazidas pelos estudantes.
Prosseguindo com a oficina poética, na qual a Oficineira utilizou um vídeo com o poema O MENINO AZUL de Cecília Meireles e entregou impresso, propondo uma atividade individual criativa para representar a poesia através de desenho. Em seguida, fez uma abordagem acerca da inspiração poética e a escrita.
A escritora também fez sorteio de três livros de poesias para os participantes.
Para finalizar, a poetisa Jaqueline Santos apresentou alguns exemplos de poesia visual e propôs uma atividade em grupo, onde os jovens usaram a criatividade, fizeram as suas poesias visuais e apresentaram.
É licito afirmar que ninguém faz nada sozinho, além de contarmos com dezenove alunos (as) presentes, ainda contamos com a preciosa colaboração da Assistente de Classe, Apoliana Suênia, e Maria Lucilene na equipe de apoio. Ainda tivemos a satisfação de contarmos com a ilustre presença do Excelentíssimo Vereador Ildo Santos, o Ildo da Colônia (Patrono Literário) dessa turma maravilhosa.
Parabéns Confrade Marcus.Vivi momentos maravilhosos na Escola Georgina Alves no BTN lll através de alunos que tiveram suas poesias classificadas e, principalmente de uma aluna que apresentou minha poesia bem extensa. A jovem foi intensamente aplaudida pela platéia. É sempre bom os professores incentivarem o alunado para a raia dos poetas e escritores. É assim que nascem os Vinícius, Monteiros e Cecílias.