Desde o ano em que foi criado, 2004, o jornal Folha Sertaneja fez, em todos os anos de eleições municipais, uma cobertura com total respeito e tratamento de igualdade com todos os candidatos a prefeito que receberam desse jornal espaços para textos e fotos, de igual tamanho em todas as matérias sobre o tema.
Após as eleições, proclamados os resultados, mesmo eles tendo sido difundidos pelas emissoras de rádio e pelas redes sociais, o jornal Folha Sertaneja os divulgou, fielmente, como um registro histórico de um acontecimento importante para a vida do município.
Além da edição impressa mensal, o site www.folhasertaneja.com.br também tem sido um fiel seguidor dos princípios de ética e respeito ao longo desses anos o que o faz manter mês após mês uma média diária de mais de 4 mil acessos, com picos de até mais de 7 mil.
Os questionamentos, dúvidas e pronunciamentos, acusações de um candidato contra o outro sempre foi tratado como sendo um problema dos candidatos. Ao jornal cabe informar os fatos. Os leitores é que são os juízes.
Esse comportamento da direção do jornal Folha Sertaneja não mudou nesses quase 17 anos de vida (a serem completados em Fevereiro de 2021) e de cobertura das eleições nesse período.
Este ano, o jornal Folha Sertaneja encaminhou, em três momentos, correspondência a todos os candidatos a prefeito, diretamente ou através de seus assessores, disponibilizando as páginas do jornal impresso e o site da Folha Sertaneja para veicular suas mensagens e imagens.
As cartas foram feitas nos dias 21 de julho, 19 de setembro e 25 de setembro.
Nelas, a direção do jornal assegurava a todos os candidatos os espaços desses veículos de comunicação para eles e de forma igual para todos e lhes informamos que as matérias que fossem enviadas diretamente para a redação desses veículos seriam publicadas como informamos também que não iríamos reproduzir, nem no site, nem no jornal impresso, matérias copiadas de outros veículos.
Infelizmente, talvez encantados com a força das redes sociais e do rádio, apenas dois dos então seis candidatos, a saber – Luiz de Deus e Mário Galinho – enviaram, regularmente, através de suas assessorias, matérias para o email professor.gal@gmail.com ou para o Whatsapp 99234-1740, disponibilizados para todos os candidatos e, naturalmente, os dois que enviaram mereceram igualmente a nossa atenção e respeito e tiveram e terão até o final da campanha as suas mensagens veiculadas nesses nossos modestos veículos de comunicação. Agradecemos aos dois candidatos pela confiança.
Ainda assim, o jornal Folha Sertaneja, edição impressa, como fez em todas as outras eleições estará fazendo a cobertura total das eleições de 2020 e o jornal Folha Sertaneja estará saindo com uma edição especial completa com todos os resultados de Paulo Afonso – prefeito eleito, contagem dos votos, vereadores eleitos para a próxima legislatura, com entrevistas aos eleitos e ainda informações sobre as eleições em Glória e em Santa Brígida, municípios ligados à Comarca de Paulo Afonso.
Para isso, o jornal Folha Sertaneja conta com o trabalho do repórter, radialista Antônio Carlos Zuca.
A edição Nº177 do jornal Folha Sertaneja será encaminhada para a gráfica no dia 16 de Novembro e até o dia 19 de novembro estará, mais uma vez apresentando a todos o registro fiel e documental de mais uma eleição em Paulo Afonso.
As empresas da cidade e da região que tiverem interesse de veicular suas publicidades ou alguém que desejar deixar alguma mensagem para os eleitos devem enviar o seu texto ou publicidade até às 14 horas do dia 16 de novembro de 2020, mantendo contato com o nosso Departamento Comercial (procurar o Sr. Ricardo) pelo telefone 3282-0046 e email folhasertaneja@yahoo.com.br ou diretamente com Antônio Galdino da Silva pelo e-mail: professor.gal@gmail.com, pelo telefone/Whatsapp 99234-1740 ou pelo telefone fixo 3282-0046.
Antônio Galdino da Silva
Jornal Folha Sertaneja
Paulo Afonso - BA