Nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 16 horas, em transmissão online pelo Meet para os membros da ALPA e também pelos canais www.youtube.com/folhasertaneja ou pelo site www.seliganamusica.com abertos a todos os interessados, a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – estará dando posse ao seu mais novo membro, o Professor, artista plástico e bacharel em Direito Anibal Alves Nunes que ocupará a Cadeira Nº 40 que tem como patrono o escritor pernambucano Gilberto Freire.
Com o Professor Anibal Nunes, de acordo com o Estatuto da ALPA, fica completo o seu quadro de membros que está assim formado.
13 membros Fundadores,
15 membros Efetivos e
12 membros Correspondentes.
Os membros fundadores da ALPA foram empossados em 21 de outubro de 2006, em solenidade realizada no Memorial Chesf de Paulo Afonso.
Eram, inicialmente 15 membros, tendo falecido a Professora Lúcia Cordeiro, que ocupava e é a patrona da Cadeira Nº 9, agora ocupada pelo Professor Luiz José da Silva e o ex-prefeito Abel Barbosa e Silva, que ocupava a Cadeira Nº 11, de que se tornou patrono e é atualmente ocupada pelo acadêmico Maciel Teixeira Lima.
Todos os membros Fundadores eram/são moradores de Paulo Afonso, assim como os membros Efetivos.
Os membros Correspondentes são pauloafonsinos, por nascimento, adoção ou moraram neste município por um longo período de tempo. Todos devem ter produção literária ou acadêmica.
A Academia de Letras de Paulo Afonso
A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - foi fundada em 20 de Novembro de 2005 com as seguintes finalidades:
I – Cultivar e incentivar o hábito da leitura e o interesse pelo idioma nacional e pelas literaturas estadual e nacional;
II – Realizar estudos dos problemas de interesse cultural que preocupam o meio intelectual local e o mundo contemporâneo;
III – Buscar o congraçamento e a maior aproximação entre os representantes da cultura local, regional, estadual e nacional:
IV – Valorizar e preservar a história e a memória da região amparando as manifestações da mesma natureza, inclusive nas áreas das ciências, das artes e da Geografia.
V – Contribuir para a propagação da arte literária na região da cidade de Paulo Afonso através de seminários, palestras, eventos culturais literários, simpósios e lançamentos de obras literárias.
Nos últimos anos, a Academia de Letras de Paulo Afonso já produziu 6 livros que são distribuídos com as bibliotecas e escolas de todos os níveis do município de Paulo Afonso. Foram eles:
2019 – Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso – Nº 01
2020 – Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso - Nº 02
- 1ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso
- Rio São Francisco em Prosa e Versos
2021 - Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso - Nº 03
- 2ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso & Convidados.
No ano de 2018, a Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que se transformou na Lei Municipal Nº 1.397/2018, de 12 de dezembro de 2018, que reconhece a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - como de utilidade pública municipal.
No ano de 2020, atendendo a uma proposta da diretoria da ALPA, o prefeito Luiz Barbosa de Deus encaminhou à Câmara Municipal de Paulo Afonso o Projeto de Lei que cria o Memorial Abel Barbosa e Silva, para funcionar no prédio histórico da primeira prefeitura de Paulo Afonso, hoje conhecido como Espaço Cultural Raso da Catarina.
Aprovado por unanimidade pelos 15 vereadores de Paulo Afonso o Projeto se transformou na Lei Municipal Nº1.455/2020, de 27 de outubro de 2020, sancionada pelo Prefeito Luiz Barbosa de Deus e publicada no Diário Oficial do Município no dia 29 de outubro de 2020.
Esta Lei, além de criar o Memorial Abel Barbosa também destina esse espaço para ser a sede da ALPA e decide que a Academia de Letras de Paulo Afonso será a organizadora e administradora deste Memorial Abel Barbosa e Silva, onde ser mostrada em painéis fotográficos, objetos de época e vídeos toda a história do município de Paulo Afonso, desde os seus primórdios aos dias atuais.
A atual diretoria da ALPA está assim formada:
Presidente – Antônio Galdino da Silva
Vice-presidente – Maria Gorette Moreira
Secretária Geral – Jovelina Maria Ramalho da Silva
2º Secretário – Maciel Teixeira Lima
1ª Tesoureira – Maria do Socorro Araújo Nascimento
2º Tesoureiro – Luiz José da Silva
No final do mês de setembro haverá eleição para a escolha de nova diretoria da ALPA que tomará posse nos primeiros dias do mês de outubro/2021 e atuará no biênio 2021/2023.
Parabéns! Muito sucesso!
Justo e merecido reconhecimento!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Fico muito feliz pela escolha de tão nobre professor,advogado e grande artista plástico, meu grande amigo Aníbal Alves Nunes. Tenho certeza que brilhará aí.
Muito mais do que merecido essa posse do grande Aníbal Nunes. Importante figura para a leitura de nossa cidade e um grande artista plástico. Em breve quero ver também a grandiosa Dolores Moreira uma excelente diretora teatral e dramaturga.
Estaremos juntos, para recebermos de braços abertos, a esse grande fomentador da cultura pauloafonsina. Seja muito bem vindo, nobre confrade, Prof.° Aníbal Nunes.