noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Dia do Médico/Médica: “heróis dos nossos dias, que trocaram a capa pelo jaleco”

Publicada em 18/10/21 às 13:00h - 1073 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia do Médico/Médica: “heróis dos nossos dias, que trocaram a capa pelo jaleco”  Compartilhar a noticia Dia do Médico/Médica: “heróis dos nossos dias, que trocaram a capa pelo jaleco”  Compartilhar a noticia Dia do Médico/Médica: “heróis dos nossos dias, que trocaram a capa pelo jaleco”

Link da Notícia:

Dia do Médico/Médica: “heróis dos nossos dias, que trocaram a capa pelo jaleco”
 (Foto: Net e Arq. jornal Folha Sertaneja)

Todo dia ele acorda com uma missão: salvar vidas! Beija a esposa, os filhos e faz o caminho que o leva a um hospital ultramoderno com equipamentos de apoio de primeiro mundo ou para um pequeno PSF, localizado num bairro pobre da periferia onde costuma faltar tudo, até gases para algum curativo.

Mas, o seu atendimento não muda. O seu José ou D. Maria não têm recursos para ir para os grandes centros e confiam inteiramente neste médico para aliviar suas angústias, suas dores...

Lembro dos primeiros tempos do Hospital Nair Alves de Souza, da Chesf. Ali, quando menino, fiquei internado vários dias, febril, aos cuidados de um médico sorridente chamado Edson Teixeira Barbosa, pediatra da Chesf que, anos depois, entre 1º de fevereiro de 1967 a 14 de maio de 1974, foi prefeito de Paulo Afonso, o último que chegou ao cargo por eleições diretas, já no período do governo militar iniciado em 1964 e que se estendeu até 1985.

Como Dr. Edison Teixeira, outros muitos médicos pioneiros fizeram história em Paulo Afonso. Um deles, Dr. Lourival Burgos Muccini, que muitos anos depois foi agraciado com o título de Cidadão de Paulo Afonso, foi diretor do HNAS e, como Edison, também atuava como inspetor geral e professor do Ginásio Paulo Afonso, onde também atuou por muitos anos o Dr. Orlando Passos de Azevedo.

Lembro de histórias que dão conta que, no exercício gratuito da medicina, o Dr. Militão César de Oliveira, recebia ali pessoas humildes, muitos da zona rural do município e embora insistisse em dizer que ninguém lhe devia nada, de vez em quando vinha alguém com uma galinha, um peru como agradecimento, ou um convite para ser o padrinho do filho nascido há pouco tempo... E a recusa era como uma ofensa...

Na foto dos médicos pioneiros da Chesf (dentre outros, Dr. Chicó, Dr. Duarte, Dr. Muccini, Dr. Orlando, Dr. Roque, Dr. Militão, Dr. Teixeira e Dr. Edison) e do Exército (Dr. Duarte) em Paulo Afonso, a homenagem a todos os médicos e médicas que continuam a sua missão de salvar vidas nos nossos dias terríveis desta pandemia do Covid-19.

Quem também tem muitas histórias para contar do Hospital Nair, criado pela Chesf ainda no ano de 1948 quando iniciou os trabalhos de construção de suas usinas hidrelétricas é o atual prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus, que ali foi médico, cirurgião renomado e diretor deste hospital por mais de 10 anos.

Ah! Como esquecer dos médicos que também se dedicaram à outra difícil arte, a política, como forma de ajudar os seus semelhantes. A doce Dra. Francisca Barros, Dr. Roque Manoel de Oliveira, Dr. Manoel Josefino Teixeira, Dr. Petrônio Barbosa, Dr. Alcione Almeida, Dr. Luiz Aureliano, Dr. Arnaldo Aderino Conceição, Dra. Nélia Correia da Silva, Dr. João Lima Souza. Eles foram vereadores muito atuantes e muitos deles foram presidentes da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

A Prefeitura também recebeu vários médicos como prefeitos. Além de Edison Teixeira Barbosa, prefeito por quase dois mandatos (1º/02/1967-14/05/1974), foram prefeitos os médicos Anilton Bastos Pereira, por três mandatos (01/01/1993-31/12/1996; 01/01/2009-31/12/2012 e 01/01/2013-31/12/2016 e Luiz Barbosa de Deus que está no seu terceiro mandato (01/01/1989-31/12/1992; 01/01/2017-31/12/2020 e 01/01/2021-31/12/2024). Além deles, Dra. Francisca Barros foi vice-prefeita (01/01/1986-31/12/1988) e outro profissional da área médica, o bioquímico Raimundo Caires também foi prefeito de Paulo Afonso (01/01/2005-31/12/2008).

Hoje, Paulo Afonso possui dois hospitais, uma UPA, 10 leitos de UTI utilizados somente para os pacientes com Covid, muitas clínicas médicas e os PSFs, estes mantidos pela Prefeitura.

Nesses tempos de pandemia médicos e outros profissionais da saúde se doaram por inteiro, nos dias e nas noites terríveis, muitas vezes dobrando plantões para que o paciente, ao chegar com a esperança renovada na cura o encontrasse a postos, cansado, mas pronto para minorar o sofrimento do outro.

Li, nas redes sociais, que o médico é um herói dos nosso tempo mas que, em vez de usar a capa dos grandes heróis das histórias em quadrinhos e dos filmes, eles usam o jaleco.

A todos os médicos, de todos os tempos, o nosso melhor aplauso e a nossa maior gratidão pelos sorrisos que fez voltar aos rostos dos pacientes curados, por ser, com o seu próprio sorriso e a sua recepção amigável, aquele que pode renovar as esperanças de uma família para reencontrar a alegria, a felicidade, a vida que parecia perdida e recomeçar a caminhada.

Por certo, por trás da tua apurada formação científica, o Médico dos médicos, te capacitou para essa missão: restaurar a saúde, uma nova vida para quem parecia tê-la perdido...

Que te sejam oferecidas melhores condições para o exercício da tua profissão, que haja real reconhecimento e valorização do teu trabalho e que, cada médico, em sua especialidade, seja o fio da esperança para todos os que precisarem dos teus cuidados.

Parabéns doutores, médicos e médicas, em todos os dias do calendário. Assim como o dia do Professor, o dia 18 de outubro, Dia do Médico, é apenas para lembrar que todos os dias, são DIAS DOS MÉDICOS!




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Danilo Souza

18/10/2021 - 22:34:25

Obrigado Professor Galdino.Belo texto para reflexão da nossa História Médica neste município, que nos acolheu com tanto Carinho. Hoje, temos uma nobre missão: Aliviar a Dor Humana.


Isnaia

18/10/2021 - 15:19:12

Obrigada professor Galdino. Linda homenagem aos colegas médicos . Muito bom vr por suas lentes essa parte da história médica de Paulo Afonso.


Juliano Medeiros

18/10/2021 - 14:05:49

Obrigado, Mestre Galdino! Parabéns pelo belo texto com tão importantes informações históricas da nossa cidade!!Parabéns aos colegas médicos que deixaram legados e a todos o que jogam duro diariamente por salvar vidas, aliviar a dor, transmitir paz e arrancar sorrisos!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!