O livro Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso chegou. Ele é a reunião de anotações que vêm sendo guardadas há muito tempo. E sei que, mesmo alcançando bom número de pessoas homenageadas e o registro de muitos fatos históricos, ainda está longe de esgotar tão vasto assunto.
Nesse livro, mostramos os caminhos do ensino desde a sala de aulas improvisada no fundo de um galpão onde se guardava material da obra da Usina Piloto, em 1946 e onde hoje é o COPA até, principalmente, o encerramento das atividades da Chesf voltadas para a educação, com o fechamento do COLEPA, no ano 2.000.
Você sabe quem foi o primeiro professor de Paulo Afonso, em 1946, quando este município era apenas um povoado desconhecido chamado Forquilha?
Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso também fala da Escola Casa da Criança I, do IMEAPS, um pouco do CIEPA.
Fala da escola pioneira da Vila Poty, a Escola Evangélica Antônio Balbino, uma iniciativa do Professor Gilberto Oliveira e do Pastor João Cartonilho, o pai da Professora Zemira, das redes municipal e estadual de educação e também, brevemente, sobre os nossos dias.
O livro homenageia grandes mestres como a Professora Etelinda, a Professora Lindinalva Cabral, o Professor Enoch Pimentel Tourinho, o Professor Gilberto Oliveira e o Professor Olegário Inácio da Silva, assim como todos os ex-diretores do Ginásio/Colégio Paulo Afonso. Também homenageamos Apolônio Jorge de Farias Sales (Chesf, Fazenda-Escola...), Cabo Barbosa, José Lucídio Arcoverde e outros educadores...
Porque, como disse o educador Rubem Alves, com mais de 100 livros publicados, “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”.
O livro fala também do CFPPA e sua importância na formação de técnicos para a Chesf e para o mundo.
E apresentamos também lembranças boas dos bons tempos, como o papa-filas e outras lembranças saídas de um Baú de Memórias.
Mais que a busca, o resgate de fatos históricos, mais que ir ao fundo do baú de tantas e tão ricas memórias dos tempos da escola, este livro é uma oportunidade de homenagear pessoas que conviveram conosco por uns tempos e semearam e adubaram bem a semente porque, já compreendiam, bem antes da canção Coração de Estudante, de Milton Nascimento e Wagner Tiso, lançada em 1983, que “há que se cuidar do broto / Pra que a vida nos dê flor e fruto”.
Desse livro, foi feita uma tiragem pequena pois o seu custo foi totalmente bancado pelo autor.
Ele tem 300 páginas, mais de 200 fotos, muitas delas históricas e algumas até raras...
Como adquirir esse livro
Ele pode ser adquirido diretamente com o autor, na Rua da Concórdia, 555 – Bairro General Dutra/Chesf (ao lado do muro do Modelo Reduzido da Chesf) – Contato Whatsapp – 75-99234-1740 ou nos Supermercados SUPRAVE.
O preço de lançamento, no período 23 a 31 de Outubro, será de R$30,00, na sede do jornal Folha Sertaneja (Rua da Concórdia, 555 – Bairro General Dutra/Chesf) e estamos acertando com a direção dos Supermercados SUPRAVE para também manter esse preço de lançamento lá, durante esta semana.
A partir de 1º de Novembro, o preço será de R$35,00, em todos os lugares.
Peço às pessoas de outras cidades/estados que indiquem pessoas de Paulo Afonso, familiares, amigos, que possam pegar os livros no endereço acima.
As pessoas que forem efetuar o pagamento por transferência bancária, devem entrar em contato pelo Whatsapp 75-99234-1740 quando serão orientados como devem fazer.
Os que forem adquirir na SUPRAVE ou em outro local de venda devem fazer o pagamento nesse local.
Se for necessária a remessa para outras cidades ou estados, o preço será acrescido da taxa do frete dos Correios.
Espero a compreensão de todos, uma vez que o investimento foi bem elevado e, como dissemos, foi totalmente bancado pelo autor. Um abraço fraterno para todos.
Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso é um livro para ler e guardar, com carinho.
Professor Antônio Galdino da Silva
Ex-aluno das Escolas da Chesf ,
Ginásio Paulo Afonso e Colégio Comercial 15 de Março.
Ex-Professor da Escola Rural, COLEPA, CIEPA, Benjamin Sodré,
Fiquei feliz com tamanha surpresa. Foi excelente idéia do meu ex-professor Galdino.Estudei 19 anos nas escolas reunidas CHESF, trabalho na Petrobras no Rio de Janeiro e fui chefe do seu irmão na Petrobras em Catu-Ba em 1988.Irei mandar um parente meu adquirir um exemplar e enviar para mim.Lhe agradeço desde já.Sds,José Santana.
Parabéns nobre confrade Galdino pela nova e necessária publicação. Nossos colegas professores mereciam este notável registro. Comprei o meu exemplar hoje na Suprave. Quero o seu autógrafo. Abraço oceanado.
Que maravilha!!!!Parabéns professor!!!!Sabemos do seu grande esforço para a realização desse sonho.Agora é só agradecer e aproveitar.Um forte abraço.Deus o abençoe.
Parabéns, meu amigo!!!!! Sei do seu esforço e dedicação para cumprir esse desejo do seu coração. A sua força e a determinação venceram o seu problema de saúde, o cansaço, o desânimo... Você VENCEU porque o seu projeto era um PROJETO DE AMOR!!!!!MUITAS FELICIDADES e agora é hora de colher os frutos!!!!DA amiga do COLEPA e de toda horaZezé Andrade.
Nossa, muito interessante, isso revela todas as nossas curiosidades e anseios referente ao município, obrigado em nome de PAULO AFONSO
PARABÉNS, que Deus te abençoe e te dê sabedoria sempre meu primo. Pode guardar o meu livro que mandarei Luzia pegar com você e trazer para mim aqui em Aracaju. Quero autografado viu. Manda o número do 74tyx6pix