noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Ainda dá tempo de adquirir os livros “Os Caminhos da Educação - de Forquilha a Paulo Afonso” e “Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso”

...Na SUPRAVE ou com o autor. Mas é bom apressar o passo...

Publicada em 12/12/21 às 14:13h - 922 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ainda dá tempo de adquirir os livros “Os Caminhos da Educação - de Forquilha a Paulo Afonso” e “Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso”  Compartilhar a noticia Ainda dá tempo de adquirir os livros “Os Caminhos da Educação - de Forquilha a Paulo Afonso” e “Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso”  Compartilhar a noticia Ainda dá tempo de adquirir os livros “Os Caminhos da Educação - de Forquilha a Paulo Afonso” e “Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso”

Link da Notícia:

Ainda dá tempo de adquirir os livros “Os Caminhos da Educação - de Forquilha a Paulo Afonso” e “Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso”
 (Foto: Acervo do autor)

O livro “Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso” leva você para uma agradável viagem ao passado, ao caminho da Rua das Caraibeiras, às Escolas Reunidas da Chesf, ao Ginásio e Colégio Paulo Afonso para conhecer ou relembrar dos bons tempos de estudo nas escolas da Chesf e de Paulo Afonso.

Você sabia que o primeiro Professor de Paulo Afonso, é do ano de 1946, quando toda essa grandeza de hoje era apenas um inexpressivo povoado de Glória chamado Forquilha?

O primeiro Professor de Forquilha foi o Sr. Júlio Valentim.

O livro também conta a história do CFPPA, da Escola Rural, do Colégio Comercial 15 de Março que trouxe o primeiro curso técnico – de Contabilidade – para Paulo Afonso.

Também registra as dificuldades da vida escolar nos primeiros tempos da Vila Poty, o nascimento da Escola Evangélica Antônio Balbino, o IMEAPS, o começo de vida do CIEPA, hoje CETEPI 1.

Você sabia que da turma concluinte do curso ginasial do Instituto Municipal de Educação Adauto Pereira de Souza – IMEAPS ou simplesmente IME, do ano de 1968, saíram três prefeitos do município de Glória? Ademi Vieira Barros, Ena Vilma Pereira de Souza e José Alcântara Sobrinho...

E a história da Casa da Criança I, você conhece?

Pelo IME e pela Casa da Criança I passaram vários membros da Academia de Letras de Paulo Afonso como Edson Barreto, Edson Mendes, João de Souza Lima, Murilo Brito...

O livro leva você para uma viagem ao passado, no começo do século XX para mostrar como era a educação na Vila da Pedra, nos tempos de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia que construiu a Usina Angiquinho e a Fábrica da Pedra. Hoje a Vila da Pedra do começo do Século XX é o importante município de Delmiro Gouveia, em Alagoas.

Também viajaremos para as feiras livres do Nordeste para conhecer um pouco da história da Carta de ABC de Laudelino Rocha, que ajudou muitos nordestinos a aprender a ler e a escrever... 

De volta a Paulo Afonso dos anos de 1950 e 1960 vamos encontrar grandes educadores que marcaram a caminhada de milhares de estudantes, como as Professoras Lindinalva Cabral e Etelinda Viana Martins. Professores Gilberto Oliveira, Enoch Pimentel Tourinho, Olegário Inácio da Silva, José Lucídio Arcoverde, a quem homenageamos.

Também trouxemos à memória, especialmente dos ex-alunos das escolas da Chesf, todos os diretores do Ginásio/Colégio Paulo Afonso assim como Dona Maria Amélia, das Escolas Reunidas, Professora Dirce Jorgina, da Escola Rural, Dernival Soares Lima do Colégio Comercial 15 de Março que instituiu o primeiro curso técnico em Paulo Afonso – o Curso de Contabilidade. Estes e outros importantes educadores são lembrados e homenageados.

O livro tem 300 páginas, de fácil leitura, ilustradas por mais de 300 fotos. Nele, fomos buscar no fundo do Baú, histórias e memórias deliciosas como as histórias do papa-filas da Chesf. Quem se lembra dele?

E mostramos ainda que hoje, apesar daqueles tempos difíceis do começo, Paulo Afonso se transformou em grande e importante polo educacional do Nordeste.

Um detalhe importante. Como o livro foi totalmente custeado pelo autor, não deu para fazer uma tiragem grande e ele tem sido bem procurado. Assim, vale a pena apressar o passo...

Aproveitamos para também sugerir outro livro - ABEL BARBOSA – o inventor de Paulo Afonso - que é um resgate importante da história de Paulo Afonso dos seus primeiros anos, quando ainda era conhecida como Forquilha e Vila Poty e era carente de quase tudo.

Foi nesse tempo que apareceu nestas terras sertanejas, em setembro de 1950, o pernambucano nascido em Pesqueira, ainda um jovem de 22 anos chamado Abel Barbosa e liderou o movimento para que Paulo Afonso se tornasse uma cidade livre, emancipada, o que só aconteceu em 28 de julho de 1958.

É uma grande história cheia de situações delicadas, perseguições, tentativas de homicídio, fugas espetaculares como narraram vários dos envolvidos nessa luta que durou 8 anos, tais como o próprio Abel Barbosa, que foi vereador em Glória e em Paulo Afonso e duas vezes prefeito de Paulo Afonso.

Também contribuíram grandemente para o resgate dessas histórias e memórias outros pioneiros como D. Risalva Toledo, vereadores da primeira legislatura como Diogo Andrade Brito, Manoel Pereira Neto, José Rudival de Menezes (todos de saudosa memória) e também a vereadora Lizette Alves dos Santos que ainda mora em Paulo Afonso.

Muito contribuíram também o ex-vereador Francisco Bathomarco (Xerém) e seu irmão Luizinho (in memoriam), filhos do Sr. Luiz Inocêncio Lima, um dos comerciantes pioneiros nessa luta, amigo pessoal e correligionário de Abel Barbosa.

O livro ABEL BARBOSA – o inventor de Paulo Afonso não pode faltar na estante dos que pesquisam e querem conhecer a história deste município que tem apenas 63 anos de vida e muita história.

Assim, quem não adquiriu esses dois livros ainda pode fazer isso na sede do jornal Folha Sertaneja (contato via mensagem pelo Whatsapp -75-99234-1740) ou nos Supermercados SUPRAVE.

Cada um desses livros tem o custo (investimento) de R$ 30,00 (trinta reais), valor em Paulo Afonso, com o autor ou na SUPRAVE.

Para outros municípios este valor será acrescido da taxa dos Correios e embalagem, a partir de R$14,90 (quatorze reais e noventa centavos).

Cada um desses livros é um resgate de informações preciosas e marcantes. Das escolas da Chesf e de Paulo Afonso. É para ler, relaxando numa rede, reler, emocionar-se e guardar.

Que tal dar esses livros (ou um deles) de presente neste Natal? E nem precisa de embalagem especial. O livro já é o melhor presente.

Já adquiriu? Muito obrigado! Divulga com os teus contatos. De novo, agradeço!

Professor Antônio Galdino da Silva

No Facebook - Antonio Silva Galdino




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Linda

12/12/2021 - 21:45:26

Esses dois livros são de grandes importância pra nós osuloafinsinos, eu nasci em Serra talhada, tenho a mesma idade de Paulo Afonso, nasci em 11/03)1958 tenho 63 anos vim pra Paulo Afonso com 2 anos de idade, meu pai veio trabalhar na Chesf ecdedeesse tempo estou por aqui ,amo meu Paulo Afonso , obrigado professor Galdino por esses livros muito maravilhoso, cada página lida quantas recordações, vc está de parabéns, abraço.


Daniel Nunes Neto

12/12/2021 - 17:43:38

Grande Galdino, contemporâneo de câmara júnior,Chesf e colégios,desde 1974 moro em Recife,mas tenho irmãos em nossa querida P.A. saudações.


Ednalva

12/12/2021 - 16:16:19

Tempos bons! Lembro de muitos desses acontecimentos! ( minha mãe me contava kkkk)


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!