Turistas e pauloafonsinos voltarão a poder contemplar as belezas das cachoeiras de Paulo Afonso que encantaram o Imperador D. Pedro II em 1859, fez Castro Alves escrever belíssimos poemas e tem sido motivo de visita de milhares de pessoas todos os meses durante os seus longos períodos de vertimento, por muitos séculos, antes da construção das grandes barragens pela Chesf.
Este ano, depois de ficar sem águas durante doze anos, desde o ano de 2010, a Cachoeira de Paulo Afonso, a bela Cachoeira do Véu da Noiva e os belíssimos Saltos do Croatá e até também a grande queda d`água que se forma quando é aberta uma das comportas do Braço Capuxu e as quedas formadas pela abertura de comportas do vertedouro da Usina Paulo Afonso 4, o famoso "Chuvisco", este último apenas em alguns dias, foram motivos para muitas fotos e vídeos por milhares de visitantes que puderam contemplar esse espetáculos das muitas águas por dois meses e meio, de 12 de janeiro a 24 de março de 2022.
Quedas do Croatá, vistas do mirante e morro do Teleférico
Agora, informa o Departamento de Gestão de Paulo Afonso em carta enviada a Aposchesf em Paulo Afonso, que as cachoeiras de Paulo Afonso voltarão a ter águas entre os dias 22 e 29 de abril – desta sexta-feira até outra sexta-feira.
Como sempre, a Chesf tem feito esse controle semanal e, se for o caso desse período ser aumentado, isso deverá ser comunicado até o meio da próxima semana.
Por enquanto, é aproveitar, de novo, esse espetáculo das águas, mesmo que apenas por mais uma semana!
Da esq: Queda do Véu da Noiva e Cachoeira de Paulo Afonso