noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Colégio Carlina, 30 anos de caminhada nas terras sertanejas de Paulo Afonso

Publicada em 18/05/22 às 23:28h - 1508 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Colégio Carlina, 30 anos de caminhada nas terras sertanejas de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Colégio Carlina, 30 anos de caminhada nas terras sertanejas de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Colégio Carlina, 30 anos de caminhada nas terras sertanejas de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Colégio Carlina, 30 anos de caminhada nas terras sertanejas de Paulo Afonso
 (Foto: Acervo Antônio Galdino)

O tempo realmente é implacável na sua jornada. De repente, o que parece que foi ontem, foi há 30 anos atrás... Três décadas...O que parece que aconteceu faz só uns anos, na verdade, olhando bem, já faz bem mais anos que os imaginados.

E é sempre assim quando olhando para trás e vemos a caminhada que já fizemos, o que foi ficando ao longo dos caminhos percorridos, dos anos de passados e que já se contam em décadas.

Assim, nesse dia tão especial, depois de 30 anos, vamos trazer à memória algumas lembranças, alguns momentos da vida de milhares de alunos, na vida do Colégio Carlina Barbosa de Deus!

Lembro bem que estava atuando com Professor do CIEPA, pelo Estado da Bahia, quando, a pedido do Prefeito Luiz de Deus, passei a atuar no Colégio Carlina Barbosa de Deus, recém-criado por iniciativa desse prefeito Luiz de Deus para atender aos estudantes que estavam tendo aula à noite nas dependências da Escola Adozindo da Chesf e precisavam regularizar a sua situação.

Com a criação do Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Carlina Barbosa de Deus – nome sugerido pela Professora Jocelina Campos, a diretora desse colégio, em homenagem à mãe do Dr. Luiz de Deus, pela sua iniciativa.

O Colégio Carlina passou a funcionar nas dependências da antigo Sete de Setembro, na Rua Riachuelo, perto da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso.

Não foram tempos nada fáceis. Passei a apoiar administrativamente a diretora Jocelina, assim como também o fêz o Professor Genaro, a Professora Rita Campos e muitos abnegados professores que se doaram inteiramente para mudar a imagem e combater preconceitos estabelecidos que tentavam denegrir esse novo colégio.

Os meninos das ruas adjacentes jogavam pedras, areia e bombas juninas pelos combogós abertos para a rua, dentro das salas de aulas. Estabeleceu-se uma parceria com os moradores dessas ruas, de modo que eles poderiam utilizar o orelhão que ficava dentro da escola e as instalações da escola para reuniões e atividades sociais das famílias e esse clima ruim desapareceu.

Alcivandes, Jocelina e Galdino

Tempos depois, a procura de estudantes para matricular-se no Carlina cresceu muito e surgiu a oportunidade de se tentar conseguir a Escola Murilo Braga, da Chesf, e para ali se mudou o Colégio Carlina. A escola foi ampliada, construíram-se outros pavilhões e ali, o Carlina continua brilhando como grande escola estadual.

O Carlina também começou a se destacar nas grandes festas do folclore quando realizava festivais de dança na quadra do Clube Paulo Afonso e atraía multidões.

Quando o COLEPA fechou suas portas, conseguimos a doação de grande parte dos instrumentos da banda marcial e o Carlina criou sua própria banda que brilhava nos desfiles cívicos de que participavam centenas de estudantes. Nos Jogos Estudantis o Carlina também se destacava pela garra de seus estudantes.

Foi no Colégio Carlina que começou a história dos concursos de beleza de estudantes em Paulo Afonso. Um dos alunos do Carlina era Derinho Oliveira, hoje grande promotor de eventos e recentemente eleito como Diretor Social do Clube Paulo Afonso. Partiu de Derinho Oliveira, com o total apoio da direção do Carlina, a realização do primeiro concurso Garoto e Garota Carlina e com o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar uma aluna do colégio que iria fazer uma cirurgia...

Depois, os concursos de Garoto e Garota Estudantil se espalharam por outros colégios e pela região. Era um grande orgulho vestir a camisa do Carlina, e isso foi mantido pelas gestões seguintes.

Lembro que quando o Colégio Carlina completou o seu Jubileu de Prata e - infelizmente os primeiros gestores e professores do Colégio foram esquecidos de serem avisados da programação – Jocelina Campos ex-diretora e os professores Antônio Galdino e Genaro Oliveira deixaram registrados nas redes sociais o seu sentimento de continuado amor por esse Colégio que agora completa 30 anos de caminhada nesses sertões de Paulo Afonso.

Dizia, há cinco anos, a professora Jocelina Campos:

“Hoje o dia amanheceu mais bonito e alegre. É dia de festa e de gratidão a Deus e aos homens de boa vontade pelas Bodas de Prata do nosso querido e muito amado Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus. Essa feliz história de amor, dedicação, e vitórias se inicia cheia de sonhos, desafios, esperanças e conquistas. E tudo começou em 18 de maio de 1992, com o grande apoio de Dr. Luiz de Deus, então prefeito municipal de Paulo Afonso (no último ano do seu primeiro mandato). Foi um encontro e união de pessoas protagonistas de um projeto educacional diferenciado que buscava uma formação ampla e de qualidade para os filhos de nossa Paulo Afonso, com grande compromisso com a Educação Pública Estadual da Bahia".


"Ter participado dessa história me traz a oportunidade de ter aprendido a conviver, a ceder, a defender os nossos princípios, a rir e a chorar.

É saber que não fiquei paralisada no tempo e sim fiz a minha parte como cidadã, a minha lição de casa, em vez de cruzar os braços, imobilizados, enquanto o mundo se transformava".


"Poder ter passado pela vida e nem perceber ou ser percebido, mas também pude passar pela vida e deixar minhas marcas, meu trabalho e contribuições, mas todo esse sonho não aconteceria sem a participação, o carinho, amor, compromisso, o apoio especial e permanente da maravilhosa equipe GESTORA pioneira, sem essas pessoas não teríamos conseguido realizar o sucesso que alcançamos". 

"Săo os guerreiros: Salete Santos, Manuel José, (hoje, 2022, também de saudosa memória), Rita de Cássia, Zélia, Cícero Santos, a saudosa Arinete Duque, Antônio Galdino, Auxiliadora Ferreira, Gildete Siqueira, todos os comprometidos professores, queridos alunos, dedicados funcionários administrativos e apoio, pais participativos, colaboradores, voluntários, Prefeitura Municipal, nas pessoas de Dr.Luiz de Deus, Dr.Anilton Bastos, Dr Paulo de Deus, Chesf, Comerciantes, Empresários, Secretaria da Educação da Bahia, DIREC-10, amigos e anjos do Carlina, a toda comunidade local, enfim a TODOS que direta e indiretamente, participaram, somando todos os esforços para fazer funcionar com qualidade e eficácia esse tão especial e grandioso Colégio. Parabenizo também hoje, a TODOS que fazem a equipe do Carlina, alunos, pais, em continuarem construindo história e fazendo a diferença até os dias de hoje".

A homenagem do Carlina no adeus ao Prof. Manuel José - Manuelzinho.


"Parabéns COLÉGIO CARLINA!!! pelos seus 25 anos de luta, garra, dedicação, glória e vitórias!!! Muito obrigada por ter participado da sua Criaçăo, História e por ter sido Membro dessa numerosa Família Carlina. Te amo de todo coração e continuarei te amando para sempre!!!" (Jocelina Campos Souza).


Naquela mesma oportunidade, feliz pelos 25 anos do Carlina, também escrevi: 

"Como ressaltou com total propriedade a Professora Jocelina Campos, primeira diretora do Colégio Carlina e, portanto, com a dificílima missão de organizar tudo, a partir do zero, tive também a satisfação de estar colaborando com essa equipe pioneira, ainda nas instalações da Rua Riachuelo e participei da luta intensa para a cessão da Escola Murilo Braga, da Chesf para a Prefeitura, que a cedeu ao Estado da Bahia, para ali melhor acomodar as centenas de alunos cujo número de matrículas crescia a cada ano. Também participei de outras grandes lutas e vitórias para as ampliações da Escola, a construção de novas salas de aulas. 




E, sempre junto com grandes educadores, participamos alegres da explosão de alegria dos alunos e seus familiares que lotavam o Ginásio de Esportes do CPA nas apresentações do Folclore, nos festivais de danças".


"Como não lembrar das grandes festas de formaturas como a que realizamos no Parque de Exposições reunindo mais de 10 mil pessoas? E dos cultos de formatura conduzidos pelo Pastor Edson Dantas, tão querido de todos nós".


E já mais recentemente não se teve como conter a grande emoção que explodiu quando uma aluna do Carlina, Damily conquistou, pela segunda-vez, o primeiro lugar no concurso de músicas promovido pelo Governo do Estado, através da DIREC-10 (NTE-24) e que lotou as dependências do Clube Paulo Afonso...

Por onde passa, o Colégio Carlina é emoção pura, e contagiante!


O Professor Genaro Oliveira também se referiu a esses primeiros e muito difíceis tempos do Carlina:

“Emocionado aqui. Me reportei ao passado agora. Dias de muita dedicação e empenho. Quantas madrugadas trabalhando, em períodos que antecediam aos eventos do calendário escolar: Folclore, Gincana Cultural, Desfile Cívico, Formatura...O Professor Galdino foi muito feliz no seu comentário. Apesar do cansaço, fazíamos mesmo por amor ao Colégio, em respeito a educação de qualidade que incessantemente buscávamos. Era o tempo do "Educar para Vencer" - slogan da SEC/BA, que tão bem colocávamos em prática.


Ali eu fui feliz e, o que é melhor, EU SABIA! Me sinto deveras orgulhoso de poder ter corroborado com esse processo de altruísmo, respeito e reconhecimento. Parabéns ao nosso Colégio Estadual de Primeiro e Segundo Graus Carlina Barbosa de Deus, do antigo Primeiro Grau, do Curso Técnico em Contabilidade, do Curso de Magistério e do Curso de Formação Geral - Lei 7.044/82, hoje, Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus. Que Deus continue abençoando grandemente esta Instituição". Professor Genaro Oliveira Pires.

Hoje sob a direção competente do Professor Ronilson, carinhosamente chamado por seus alunos e por todos como Professor Tita, apoiado por grande equipe e também competentes professores, dentre eles a Professora Arleide, também remanescente desses primeiros tempos, o nosso querido Colégio Carlina Barbosa de Deus completa 30 anos, três décadas de caminhada na direção do futuro.


Nessas lembranças, respingos do amor de tantos anos, parabéns ao Colégio Carlina, à sua direção, a cada coordenador, professor, auxiliar, a todos o que fazem esse grande Colégio por esse aniversário tão especial, pelas vitórias, e foram tantas, pelo sucesso de sempre! Grande e fraternal abraço aos colegas professores, diretores, coordenadores, toda a equipe administrativa e de apoio.


O Carlina, pela sua história de lutas e de sucesso e pelos trinta anos de caminhada, pelo grande colégio que é, para a alegria de sua direção, dos seus professores, coordenadores, trabalhadores em todas as áreas e dos seus milhares de alunos, merece todos os aplausos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!